Um foco de atenção para a sanidade animal surge em Sergipe. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou, em seu mapa de monitoramento atualizado diariamente, a investigação de um caso suspeito de gripe aviária (H5N1) em uma criação de subsistência localizada no município de Gracho Cardoso, a 112 quilômetros de Aracaju. A notificação eleva o nível de alerta no estado, que até então não havia registrado ocorrências em criações domésticas.
Desde a detecção do vírus H5N1 no Brasil, em maio de 2023, o país contabiliza um total de 2.883 casos suspeitos de síndrome respiratória e nervosa em aves. Desses, 166 foram confirmados como gripe aviária, representando cerca de 5% das notificações. O cenário nacional aponta para 1 foco em granja comercial, 3 em aves de subsistência e a grande maioria, 164 casos, em aves silvestres. A investigação em Gracho Cardoso busca determinar se este será o quarto caso a atingir criações domésticas no país.
A confirmação ou descarte do caso em Sergipe é crucial para as medidas de controle e prevenção da doença no estado e em todo o Brasil. O Mapa tem intensificado o monitoramento e as ações de vigilância para conter a disseminação da influenza aviária, visando proteger a produção avícola nacional e a saúde pública.