Um visitante ilustre tem chamado a atenção dos pescadores da região da Maré do Porto da Areia, em Estância: o peixe-boi-marinho “Tupã”. Conhecido por suas viagens em busca de alimento e abrigo, Tupã costuma frequentar o Complexo estuarino Piauí-Fundo-Real, na divisa entre Sergipe e Bahia.
Nesta visita, Tupã tem um motivo especial: encontrar seu amigo “Astro”, um peixe-boi que reside na região há mais de 27 anos. A amizade entre os dois animais marinhos é um lembrete da importância da preservação da espécie, classificada como ameaçada de extinção pelo ICMBio.
Apesar da beleza e importância dos peixes-boi-marinhos, eles enfrentam diversas ameaças, como a perda de habitat e atropelamentos por embarcações. “Astro”, por exemplo, já foi vítima de atropelamentos cerca de 25 vezes em território sergipano. Para proteger esses animais, o Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho (PVPBM), da Fundação Mamíferos Aquáticos, com o apoio da Petrobras e do Governo Federal, monitora os deslocamentos de Tupã e realiza ações de conscientização junto à comunidade.