A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está na fase final de testes de um novo sistema chamado “Origem Verificada”, que promete ser a “solução definitiva” para as chamadas indesejadas de telemarketing.
O sistema utiliza a tecnologia “Stir Shaken”, que permite identificar a origem das ligações, oferecendo ao usuário informações como o número do telefone, o nome da empresa, a logomarca, o motivo do contato e um selo de autenticidade. Essas informações serão exibidas na tela do smartphone, ajudando o usuário a decidir se deve atender a chamada.
Para que a tecnologia funcione, é necessário que o usuário tenha um smartphone 4G ou 5G, e que as operadoras e empresas sejam certificadas pela Anatel. Até o momento, cerca de 33 operadoras já aderiram ao programa, com a previsão de que 100% sejam certificadas em até três anos.
Gustavo Borges, superintendente de Obrigações da Anatel, afirmou que bancos e seguradoras já estão testando a tecnologia, sendo o Brasil o terceiro país a implementá-la, após Estados Unidos e Canadá. Cristiana Camarate, conselheira substituta da Anatel, reforçou que o consumidor tem o direito de identificar as chamadas para decidir se deseja atendê-las.
O setor de telesserviços, que inclui vendas, seguros e agendamentos, comemorou a iniciativa. Segundo John Anthony Von Cristian, presidente-executivo da ABT, a identificação apenas pelo número 0303 não foi suficiente para resolver o problema, e a nova medida deve ajudar a reverter as demissões no setor, permitindo a retomada das contratações.