Pular para o conteúdo

Anatel Testa Novo Sistema para Bloquear Chamadas Indesejadas de Telemarketing

Compartilhe

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está na fase final de testes de um novo sistema chamado “Origem Verificada”, que promete ser a “solução definitiva” para as chamadas indesejadas de telemarketing.

O sistema utiliza a tecnologia “Stir Shaken”, que permite identificar a origem das ligações, oferecendo ao usuário informações como o número do telefone, o nome da empresa, a logomarca, o motivo do contato e um selo de autenticidade. Essas informações serão exibidas na tela do smartphone, ajudando o usuário a decidir se deve atender a chamada.

Para que a tecnologia funcione, é necessário que o usuário tenha um smartphone 4G ou 5G, e que as operadoras e empresas sejam certificadas pela Anatel. Até o momento, cerca de 33 operadoras já aderiram ao programa, com a previsão de que 100% sejam certificadas em até três anos.

Gustavo Borges, superintendente de Obrigações da Anatel, afirmou que bancos e seguradoras já estão testando a tecnologia, sendo o Brasil o terceiro país a implementá-la, após Estados Unidos e Canadá. Cristiana Camarate, conselheira substituta da Anatel, reforçou que o consumidor tem o direito de identificar as chamadas para decidir se deseja atendê-las.

O setor de telesserviços, que inclui vendas, seguros e agendamentos, comemorou a iniciativa. Segundo John Anthony Von Cristian, presidente-executivo da ABT, a identificação apenas pelo número 0303 não foi suficiente para resolver o problema, e a nova medida deve ajudar a reverter as demissões no setor, permitindo a retomada das contratações.

Ultimas notícias

Iguá Sergipe inicia operações em maio com gestão automatizad...
SSP de Sergipe abre vagas de estágio para estudantes de Dire...
Cantor Mateus, da dupla com Jorge, passa por cirurgia de eme...
Trailer de GTA 6 ultrapassa 250 milhões de visualizações no ...
Rato é flagrado por pacientes no Hospital João Alves, em Ara...
Homem é preso em flagrante após tentativa de homicídio com m...