A Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL), em parceria com o Conselho Nacional de
Autorregulamentação Publicitária (Conar), lançou recentemente um treinamento online visando
capacitar influenciadores digitais sobre publicidade ética relacionada a apostas.
A iniciativa chega em resposta à proliferação de conteúdos inadequados e da publicidade
clandestina nas redes sociais, muitas vezes focada em títulos populares, como o jogo do
tigrinho.
O presidente da ANJL, Plínio Lemos Jorge, afirma que muitos influenciadores, por
desconhecimento, acabam promovendo casas de apostas ilegais, prejudicando o mercado
regulamentado. Desde o dia 1º de janeiro, o Ministério da Fazenda autoriza sites de apostas no
Brasil e atua para impedir a operação no país das marcas sem a licença oficial.
Ele ressalta que a orientação inclui conteúdos sobre responsabilidade social, proteção de
públicos vulneráveis e regras do CONAR. “Sabemos que muitos influenciadores, sem a devida
checagem, acabam promovendo casas de apostas clandestinas. Com isso, todos perdem: o
influenciador, o apostador e o mercado regulado”, explica Jorge.
Leonardo Benites, diretor de comunicação da ANJL e CEO da agência Propane, que
desenvolveu o curso, aponta que o objetivo principal é ensinar influenciadores a criar
campanhas alinhadas às normas do CONAR, evitando assim multas, restrições e perda de
parcerias comerciais.
Segundo Benites, o próximo passo é oferecer um selo de credibilidade aos influenciadores que
concluírem o treinamento, diferenciando profissionais responsáveis daqueles que divulgam
plataformas ilegais. “Com uma abordagem ética e profissional, os influenciadores se tornam
mais significativos para marcas e anunciantes, garantindo parcerias”, completa.
A iniciativa vem na sequência de recente estudo da ENV Media que expôs uma situação
preocupante no cenário das transmissões ao vivo de cassino online mais populares no Twitch.
A pesquisa revelou que, apesar da crescente popularidade dos streamers brasileiros de jogos
de cassino, nenhum dos mais populares segue integralmente as diretrizes estabelecidas pelo
CONAR.
Nomes famosos na comunidade estão entre os líderes de popularidade com transmissões na
categoria de cassino virtual, mas não cumprem todos os requisitos da entidade, como a
divulgação explícita da publicidade ou avisos claros sobre jogo responsável.
O estudo da ENV Media realizou também um levantamento dos slots mais jogados em
transmissões na plataforma. Apesar de bastante conhecido online, o Fortune Tiger, popular
jogo do tigrinho, aparece apenas em quarto lugar entre os jogos com mais visualizações. Acima
dele, os títulos Sweet Bonanza, Gates of Olympus 1000 e Heart of Cleopatra conquistaram
mais público.
Por outro lado, números divulgados pela casa de apostas KTO mostram o protagonismo do
jogo do tigrinho na bet. O Fortune Tiger completou 2024 com 16% do total das rodadas
disputadas no site, à frente de slots como Fortune Rabbit (15%) e Fortune Ox (7%).
Postos frente a frente, esses dados revelam uma disparidade entre as preferências dos
jogadores na KTO e as escolhas de conteúdo feitas pelos influenciadores do Twitch. Enquanto
na bet os jogos da série Fortune, da PG Soft, prevalecem, no Twitch são os jogos da Pragmatic
Play que têm maior destaque.
Essa realidade reforça a importância do trabalho realizado pela ANJL, que visa não apenas
regular o mercado, mas também conscientizar influenciadores sobre suas responsabilidades
éticas ao promover jogos de apostas.
“O objetivo é capacitar os influenciadores a produzir conteúdo com informações transparentes
sobre a atividade, em conformidade com as práticas legais e acompanhados de mensagens
educativas, que buscam prevenir o vício e proteger públicos vulneráveis, como as crianças”, diz
o presidente da ANJL.