Pular para o conteúdo principal
Aracaju, Terça-feira, 23 de junho de 2026
Pular para o conteúdo

ANP abre consulta pública para forçar Petrobras a vender gás a concorrentes

Brasil

ANP abre consulta pública para forçar Petrobras a vender gás a concorrentes

Consulta pública sobre Gas Release será aberta pela ANP entre outubro e novembro.

22/06/2026 · 00h00 · Atualizado às 06h06
ANP abre consulta pública para forçar Petrobras a vender gás a concorrentes

Publicidade

A ANP planeja consulta pública entre outubro e novembro sobre o Gas Release, programa que obriga a Petrobras a ceder parte do gás que controla. A medida visa abrir o mercado à concorrência e deve ser implementada em 2027.

Publicidade

Publicidade

O diretor da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Pietro Mendes, anunciou nesta segunda-feira (22) que a agência abrirá uma consulta pública sobre o Gas Release entre outubro e novembro deste ano, com o intuito de implementar o programa em 2027.

O Gas Release é um programa regulatório que tem como objetivo obrigar a Petrobras, considerada o agente dominante no mercado de gás natural, a vender uma parte do gás que controla para outras empresas. O intuito é promover a livre concorrência no setor.

“Não é imposição do regulador, é uma exigência estrutural para abrir o mercado”,

explicou Mendes durante sua apresentação na FGV (Fundação Getúlio Vargas), que celebra os cinco anos da Lei do Gás. Embora o Gas Release esteja previsto na legislação, ele enfrenta resistência por parte da Petrobras, que é a principal operadora do gás natural no Brasil.

Você pode se interessarConteúdo patrocinado · MGID

Mendes também destacou que, segundo uma pesquisa realizada pela ANP, 81% dos agentes industriais apoiam a implementação do Gas Release. Ele salientou que essa medida não deve ser vista como punitiva, mas sim como uma necessidade de estruturação do mercado, essencial para desbloquear investimentos no setor de gás.

“Precisamos de mudança estrutural para destravar os investimentos no mercado de gás”,

afirmou Mendes.

Publicidade

Atualmente, a ANP está elaborando as minutas de resolução que serão submetidas à consulta pública. Mendes solicitou ainda à FGV que desenvolva métodos ergonométricos para abordar o tema, visando uma melhor análise e implementação do programa.

Essa iniciativa é parte de um esforço maior para aprimorar a regulação do mercado de gás natural no Brasil, buscando aumentar a competitividade e a eficiência do setor, beneficiando consumidores e empresas.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Recomendado para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
Mais conteúdos para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Sugeridas pra vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
2 min de leitura

Publicidade

A ANP planeja consulta pública entre outubro e novembro sobre o Gas Release, programa que obriga a Petrobras a ceder parte do gás que controla. A medida visa abrir o mercado à concorrência e deve ser implementada em 2027.

O diretor da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Pietro Mendes, anunciou nesta segunda-feira (22) que a agência abrirá uma consulta pública sobre o Gas Release entre outubro e novembro deste ano, com o intuito de implementar o programa em 2027.

O Gas Release é um programa regulatório que tem como objetivo obrigar a Petrobras, considerada o agente dominante no mercado de gás natural, a vender uma parte do gás que controla para outras empresas. O intuito é promover a livre concorrência no setor.

“Não é imposição do regulador, é uma exigência estrutural para abrir o mercado”,

explicou Mendes durante sua apresentação na FGV (Fundação Getúlio Vargas), que celebra os cinco anos da Lei do Gás. Embora o Gas Release esteja previsto na legislação, ele enfrenta resistência por parte da Petrobras, que é a principal operadora do gás natural no Brasil.

Mendes também destacou que, segundo uma pesquisa realizada pela ANP, 81% dos agentes industriais apoiam a implementação do Gas Release. Ele salientou que essa medida não deve ser vista como punitiva, mas sim como uma necessidade de estruturação do mercado, essencial para desbloquear investimentos no setor de gás.

“Precisamos de mudança estrutural para destravar os investimentos no mercado de gás”,

afirmou Mendes.

Atualmente, a ANP está elaborando as minutas de resolução que serão submetidas à consulta pública. Mendes solicitou ainda à FGV que desenvolva métodos ergonométricos para abordar o tema, visando uma melhor análise e implementação do programa.

Essa iniciativa é parte de um esforço maior para aprimorar a regulação do mercado de gás natural no Brasil, buscando aumentar a competitividade e a eficiência do setor, beneficiando consumidores e empresas.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Receba as notícias no seu WhatsApp

Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe

Entrar no canal →

Publicidade

EM ALTA AGORA