Estudo revela que o termo reflete as principais preocupações e dinâmicas vividas no Brasil.
Uma pesquisa realizada pela CAUSE, em parceria com o Instituto de Pesquisa IDEIA e a PiniOn, indicou que “ansiedade” foi escolhida como a palavra do ano de 2024 pela maioria dos brasileiros. O levantamento apontou que 22% dos entrevistados identificaram o termo como o que melhor representa as dinâmicas e preocupações do período.
O processo de escolha teve duas etapas. Inicialmente, especialistas em comunicação e ciências sociais selecionaram cinco palavras com base nos temas mais debatidos ao longo do ano. Em seguida, 1.538 brasileiros, representando todas as regiões do país, participaram de uma pesquisa quantitativa baseada em dados do Censo 2022 do IBGE.
Além de “ansiedade”, outras palavras se destacaram: “resiliência” (21%), “inteligência artificial” (20%), “incerteza” (20%) e “extremismo” (4%). O resultado demonstra as inquietações da população em um cenário de rápidas transformações tecnológicas e desafios sociais.
#PalavraDoAno #Ansiedade #Pesquisa2024 #Brasil #Comportamento