A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve a interdição cautelar do creme dental Colgate Total Clean Mint, após a fabricante Colgate-Palmolive retirar um recurso que pedia a suspensão da medida. A decisão, publicada nesta quarta-feira (19), confirma a proibição de venda e consumo do produto, determinada inicialmente em 27 de março, devido a relatos de consumidores que tiveram reações como inchaço nos lábios, lesões bucais e sensação de ardência.
A Anvisa destacou que a substância fluoreto de estanho, presente na fórmula do produto e com benefícios anticárie, pode estar associada a esses efeitos adversos em alguns usuários. A agência não determinou o recolhimento dos lotes, mas reforçou que o item deve ser retirado das prateleiras. A linha Total Clean Mint substituiu a anterior Total 12.
Em nota, a Colgate afirmou que está colaborando com a Anvisa e investigando os casos, mantendo o compromisso com a segurança dos produtos. A empresa orienta consumidores que tiveram reações a entrar em contato pelo site oficial. A Anvisa recomenda que usuários suspendam o uso do creme dental se observarem irritação e busquem atendimento médico se necessário.
Principais reações relatadas:
- Inchaço nos lábios
- Lesões bucais
- Sensação de queimação/ardência
- Inflamação gengival