A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição da venda e o recolhimento de três marcas de “pó para preparo de bebida sabor café”, produtos conhecidos no setor como “café fake”. A medida foi tomada após uma inspeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) identificar irregularidades graves na composição dos produtos, incluindo a presença de matéria-prima imprópria para consumo humano contaminada com ocratoxina A, uma micotoxina perigosa produzida por fungos.
Além da contaminação, a análise do Mapa também revelou a presença de impurezas como cascas e resíduos de café, que eram indevidamente rotuladas nas embalagens como polpa de café e café torrado e moído. Essa prática enganosa induzia o consumidor a erro sobre a verdadeira natureza do produto. Diante das constatações, a Anvisa determinou a imediata retirada dos produtos do mercado para proteger a saúde dos consumidores.
As marcas de “café fake” interditadas são Pingo Preto, fabricado pela Jurerê Caffe Comércio de Alimentos Ltda; Melissa, da DM Alimentos Ltda; e Oficial, produzido pela Master Blends Indústria de Alimentos Ltda. A Anvisa reforça a importância de os consumidores verificarem os rótulos dos produtos e, caso possuam alguma dessas marcas em casa, descartá-las imediatamente.