As transações via Pix bateram um novo recorde para um único um dia, com 224,2 milhões de operações registradas na última sexta-feira (5).

As transações via Pix bateram um novo recorde para um único um dia, com 224,2 milhões de operações registradas na última sexta-feira (5). O número foi informado pelo Banco Central nesta segunda-feira (8). 

O recorde anterior, registrado em 7 de junho, era de 206,8 milhões de transações pelo sistema de pagamentos em tempo real. 

Desde a sua criação em dezembro de 2020, o Pix já soma ao menos 160 milhões de usuários. Desse total, 150 milhões são de pessoas físicas e 14 milhões de empresas.

O sistema é o meio de pagamento mais popular no país pelo segundo ano seguido e encerrou 2023 com quase 42 bilhões de transações, um crescimento de 75% em relação ao ano anterior. 

As transações do Pix superaram as de cartão de crédito, débito, boleto, TED, DOC, cheques e TEC no Brasil, que juntas totalizaram 39,4 bilhões.

Pix automático

A modalidade do pix automático começará a valer a partir de 28 de outubro deste ano. A nova forma de pagamento será semelhante ao débito automático, que pode ser autorizado nas contas bancárias, com diferença de que poderá ser feito por pix. 

O Pix automático poderá ser usado para fazer pagamentos, como contas de água, luz, telefone, condomínio, escola, plano de saúde etc.

A pessoa só precisa dar autorização prévia para o início das cobranças. Depois, os débitos serão feitos automaticamente. 

A principal vantagem em relação ao débito automático, conforme a autoridade monetária, além da instantaneidade nas transações, será a não cobrança de tarifas, no caso de pessoas físicas. 

O Pix automático poderá alcançar uma quantidade maior de usuários, na comparação com o débito automático. 

Pix por aproximação 

O Banco Central anunciou na última quinta-feira (4) queO Pix por aproximação será lançado em fevereiro de 2025Segundo a instituição, as novas regras diminuirão etapas nos pagamentos online e oferecerão o Pix nas carteiras digitais, as chamadas wallets.

Redes Sociais

Relacionadas

Categorias