Faleceu ontem (28/12), as três horas da madrugada, em Salvador, José Augusto de Gois.
Um petista de corpo e alma. Nunca tergiversou, nem colocou ambições acima do Partido. Não fez carreira política pessoal. Foi assessor do Senador Eduardo Dutra e representante político da Petrobras, junto ao Congresso Nacional.
Um Itabaianense raiz, filho de Dona Maria de Zé Máximo e Seu Jaconias (Jacó), feirante. Augusto nasceu em 08 de fevereiro de 1964. Foi líder nacional, do Movimento Estudantil. Fez a grande política. Por determinação do PT, mudou-se, faz tempo, para Brasília. Atualmente, residia em Salvador.
Augusto de Gois, diabético juvenil, conviveu com a tragédia: a mãe, Dona Maria, faleceu num grave acidente de trânsito; o avô paterno, Zezé Teixeira, foi covardemente assassinado pelos Jagunços de Euclides Paes Mendonça.
Augusto deixa três irmãs: professora Maria Augusta, Dalva de Gois e Pinto (José Airton). A atual esposa é a artista plástica Claudia.
José Augusto de Gois, sempre ético, amigo prestativo, um nome que dignificou a desgastada militância política. Um petista a moda antiga, de um “partido de base”, como se dizia. Outros tempos…
Meu amigo Augusto, você fez a sua parte.
O sepultamento será amanhã, domingo, as 9 horas, no Cemitério de Santo e Almas, em Itabaiana Grande.
Antonio Samarone – Secretário de Cultura de Itabaiana.