Uma nova técnica cirúrgica desenvolvida pelo urologista Ubirajara Barroso Jr., professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ganhou destaque internacional ao ser uma das 12 escolhidas para exibição no congresso anual da Associação Americana de Urologia, realizado neste domingo (27), em Las Vegas, nos Estados Unidos.
O procedimento chamou a atenção da comunidade médica por sua proposta inovadora: ele permite o aumento de 2,5 a 3 centímetros na espessura peniana, tanto em estado flácido quanto ereto. A cirurgia foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar uma alternativa segura, eficaz e minimamente invasiva para pacientes interessados em melhorias estéticas ou funcionais na área da saúde sexual masculina.
Entre milhares de trabalhos enviados ao congresso — um dos mais importantes eventos de urologia no mundo —, a seleção do vídeo que apresenta a técnica representa um importante reconhecimento da produção científica brasileira, especialmente no campo da urologia.
Segundo o professor Ubirajara Barroso Jr., o procedimento ainda está em fase de avaliação para difusão mais ampla, mas já levanta debates sobre o impacto de intervenções cirúrgicas no bem-estar e autoestima de pacientes. A técnica também reforça o papel da medicina brasileira como referência em inovações cirúrgicas no cenário internacional.