Banese é líder em diversidade entre empresas do setor financeiro, aponta estudo FGV/Folha

Compartilhe

Banco ocupa o 1º lugar entre as 20 instituições no grupo com até 4.999 funcionários; estudo foi realizado pela FGV, em parceria com a Folha de São Paulo, e divulgado neste domingo, 15.

O Banese lidera o ranking nacional de diversidade entre empresas do setor financeiro e de tecnologia com até 4.999 funcionários. É que mostra o levantamento Diversidade nas Empresas, elaborado pelo Centro de Estudos de Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Folha de São Paulo, e divulgado pelo jornal neste domingo, 15. O banco dos sergipanos também foi destaque nas categorias Bancos, Seguros e Serviços Financeiros, e Nordeste.

O estudo considerou as companhias de capital aberto com maior participação feminina e de pessoas pretas, pardas e indígenas do país em cargos de média liderança, diretoria, e conselhos de administração e fiscal. A partir de dados apresentados à Comissão de Valores Mobiliários em 2023, os pesquisadores da FGV analisaram 418 empresas e as separaram em dois grupos: aquelas que têm entre 100 e 4.999 empregados, e acima de 5 mil. O Banese ocupa o 1º lugar entre as 20 instituições de destaque no grupo 1.

A superintendente de Gestão de Pessoas do Banese, Sara Raquel Araújo, explica que o resultado é fruto de um trabalho que envolve diversas dimensões, uma vez que precisa do apoio da alta administração, mas também da conscientização dos funcionários e da mudança da cultura organizacional, e que entra agora em uma nova etapa com a criação do Comitê de Diversidade da instituição no segundo semestre de 2024.

“Estamos muito felizes com a notícia, pois demonstra que estamos no caminho certo para construir um Banese mais diverso e inclusivo, que seja representativo da realidade social do nosso país para que possamos crescer, de forma saudável e sustentável, junto com os nossos funcionários, e levar o melhor para a nossa sociedade. Ainda temos grandes desafios, mas já superamos diversos deles”, salienta Sara Raquel Araújo.

De acordo com estudo da FGV e da Folha de São Paulo, no grupo de companhias do setor financeiro e de tecnologia que possuem entre 100 e 4.999 empregados, o Banese se destaca na primeira posição, seguido por Banpará, Boa Safra, Cagece, EspaçoLaser, Ferrovia Norte Sul, Naturgy, Mills, Pettenati e StatKraft Energias Renováveis. O Banese também ocupa a liderança no grupo de bancos e serviços financeiros.

Criado em 1961, o Banco do Estado de Sergipe conta hoje com 938 funcionários, e tem o quadro de pessoas formado por 28,4% de pretos, pardos e indígenas, e 18,1% de mulheres em cargos de média e alta liderança.

“Esse é um selo que o Banese recebe e carregará com muito orgulho e alegria, uma vez que atesta que estamos construindo um ambiente de trabalho mais saudável, comprometido em combater preconceitos e promover o bem-estar de todos, e que agora se consolida como uma referência nacional de empresa inclusiva e com ações voltadas para a diversidade e equidade. O banco dos sergipanos precisa ser tão grande quanto seu povo”, salienta o diretor Administrativo da instituição, Marcos Venicius Nascimento.

Ascom Grupo Banese

Ultimas notícias

Confira as previsões para seu signo com o horóscopo do dia 1...
Aprovados em concurso de Porto da Folha denunciam criação de...
Incêndio criminoso destrói veículos da Prefeitura de Poço Ve...
Família sergipana morre em grave acidente na Bahia, motorist...
FSF lamenta falecimento do jovem, Carlos Alexandre e decreta...
Caminhão tomba e deixa uma vítima fatal na SE-282, em Estânc...