Médico explica que durante o sono, o organismo consome e libera líquidos por meio da transpiração, respiração e outras funções
Você já ouviu falar sobre os inúmeros benefícios de beber água logo após acordar, ainda em jejum? Essa prática simples, mas poderosa, pode trazer diversas vantagens para a sua saúde e bem-estar geral.
“Beber água assim que acordamos pode trazer benefícios para a saúde, mas vale a premissa: sem exageros. Entre um copo (250 ml) e dois copos é uma dose suficiente para ajudar na reposição da água que perdemos durante a noite”, orienta o médico nutrólogo Durval Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Faz mal beber muita água? Quais são os riscos?
Segundo o especialista, nesse período do sono, o nosso organismo não para e consome e libera líquidos por meio da transpiração, respiração e outras funções de diferentes órgãos. “É uma forma de nos reabastecermos para encarar o novo dia”, diz.
Como nosso corpo é composto por cerca de 70% de água, mantê-lo hidratado é essencial para o funcionamento adequado de todo o organismo, principalmente do cérebro.
“A água ajuda a liberar toxinas e resíduos, contribui na eliminação de nutrientes desnecessários, auxilia na produção de células sanguíneas e musculares, equilibra o sistema linfático, previne a constipação, mantém a elasticidade e a tonicidade da pele”, explica o médico.
Além disso, ela atua como lubrificante para músculos e articulações, melhora a digestão e a imunidade e ainda auxilia na absorção adequada dos nutrientes de todas as nossas refeições, inclusive o café da manhã.
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/beber-agua-em-jejum-faz-bem,839fd747970e71bf57f951903a1817e3dsdee552.html?utm_source=clipboard – Foto: Freepik