Sistema imunológico pode ter outra função combater à depressão

Jose Costa, 30 de Outubro, 2020

Uma resposta inflamatória autoimune dentro do sistema nervoso central semelhante a uma ligada a doenças neurodegenerativas como a esclerose múltipla (EM) também foi encontrada no fluido espinhal de pessoas saudáveis, de acordo com um novo estudo liderado por Yale comparando células do sistema imunológico na coluna vertebral fluido de pacientes com esclerose múltipla e indivíduos saudáveis. A pesquisa, publicada em 18 de setembro na revista Science Immunology , sugere que essas células imunológicas podem desempenhar um papel diferente da proteção contra invasores microbianos – protegendo nossa saúde mental.

 

Os resultados reforçam uma teoria emergente de que os interferons gama, um tipo de célula imunológica que ajuda a induzir e modular uma variedade de respostas do sistema imunológico, também podem desempenhar um papel na prevenção da depressão em pessoas saudáveis.

 

“Ficamos surpresos que o fluido espinhal normal fosse tão interessante”, disse David Hafler, o William S. e Lois Stiles Edgerly Professor de Neurologia, professor de imunobiologia e autor sênior do estudo.

 

Pesquisas anteriores mostraram que o bloqueio dos interferons gama e das células T que eles ajudam a produzir pode causar sintomas semelhantes aos da depressão em camundongos. Hafler observa que a depressão também é um efeito colateral comum em pacientes com esclerose múltipla tratados com um tipo diferente de interferon.

 

Usando uma nova tecnologia poderosa que permite um exame detalhado de células individuais, os pesquisadores mostram que, embora as características das células T no fluido espinhal de pessoas saudáveis ​​compartilhem semelhanças com as de pacientes com esclerose múltipla, elas não têm a capacidade de se replicar e causar o processo inflamatório prejudicial resposta observada em doenças auto-imunes como a EM.

 

Em essência, o sistema imunológico no cérebro de todas as pessoas está pronto para fazer uma resposta inflamatória do sistema imunológico e pode ter outra função além de defesa contra patógenos, disse Hafler.

 

“Essas células T têm outra finalidade e especulamos que podem ajudar a preservar nossa saúde mental”, disse ele.

 

Hafler disse que seu laboratório e colegas de Yale planejam explorar como as respostas do sistema imunológico no sistema nervoso central podem afetar distúrbios psiquiátricos como a depressão.

 

Fonte: https://www.revistasaberesaude.com/sistema-imunologico-pode-ter-outra-funcao-combater-a-depressao/ - Por Revista Saber é Saúde

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc