Evite fazer exercícios perto do trânsito: veja o motivo!

Jose Costa, 27 de Maio, 2022

Morar em locais com ar muito poluído é prejudicial à saúde, e fica ainda pior quando você se exercita nesses locais

 

Para quem não tem opção, pode ser necessário pedalar, caminhar ou correr na estrada, ao lado dos carros. Porém, além de ser uma solução perigosa pelo risco de um acidente, fazer exercícios perto demais dos poluentes liberados pelos veículos prejudica a saúde. A afirmação vem de dois novos estudos que envolveram milhares de britânicos.

 

O primeiro estudo

Um dos estudos foi publicado em janeiro pela revista científica Neurology. Pesquisadores da Universidade do Arizona e da Universidade do Sul da Califórnia obtiveram registros de 8,6 mil adultos de meia-idade cujos dados constam do UK Biobank – um grande repositório de informações sobre saúde e estilo de vida.

 

Os pesquisadores focaram nas pessoas que se exercitavam vigorosamente com frequência. Afinal, quanto mais pesada a respiração, mais poluentes uma pessoa aspira.

 

Para fins de comparação, os pesquisadores também incluíram dados de algumas pessoas que nunca se exercitavam vigorosamente.

 

Em seguida estimaram os níveis de poluição nos lugares em que as pessoas viviam, e por fim compararam as tomografias cerebrais de todos os envolvidos.

 

Fazer exercícios em locais com ar poluído quase anula os benefícios

A intenção de se exercitar é justamente melhorar a saúde como um todo. Tanto que as pessoas que correm e pedalam vigorosamente têm volumes cerebrais maiores e menores riscos de demência do que seus colegas menos ativos.

 

Por outro lado, escolher a calçada ou o acostamento, ao lado dos veículos, para se exercitar é como invalidar os benefícios do exercício. O estudo mostrou que, nas pessoas que faziam exercícios em áreas com níveis moderados de poluição do ar, as melhorias esperadas do exercício quase desapareciam.

 

Além disso, a massa cinzenta delas era menor e as lesões na massa branca mais numerosas do que as das pessoas que viviam e se exercitavam longe da poluição, mesmo que praticassem a mesma quantidade de exercício.

 

O outro estudo

Para reafirmar os resultados do estudo anterior, os mesmos cientistas repetiram o trabalho com dados de 35.562 participantes mais velhos.

 

Os dados demonstraram que, quanto mais as pessoas se exercitassem, menor a probabilidade de que desenvolvessem demência, com o tempo — desde que o ar dos locais em que vivem seja limpo.

 

Em lugares onde o ar era moderadamente poluído, existia risco ampliado de demência em longo prazo, quer a pessoa se exercitasse, quer não.

 

Onde fazer exercícios então?

É uma questão complicada, já que muitas pessoas não têm escolha, tanto para onde vão morar quanto se exercitar.

 

Como vimos nos estudos, o problema não é apenas praticar exercícios em regiões com mais poluição no ar, mas também residir nesses lugares e respirar o ar poluído o tempo todo.

 

Porém, durante o exercício, a respiração mais intensa ajuda a absorver maior quantidade de poluição em menos tempo. Então, pelo menos quando for se exercitar, procure ir a um parque ou lugar mais arborizado e afastado do trânsito.

 

O Globo Saúde

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/fazer-exercicios-perto-do-transito/ - por Priscilla Riscarolli

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc