Escovar os dentes três vezes ao dia pode manter seu coração saudável

Jose Costa, 22 de Janeiro, 2020

As bactérias em nossas bocas podem ser a chave para muitas facetas de nossa saúde.

 

Os pesquisadores descobriram pistas intrigantes sobre o risco de câncer de pâncreas e esôfago em bactérias da boca, e alguns estudos associaram a falta de higiene bucal a problemas respiratórios.

 

A montagem de evidências também está fortalecendo o vínculo entre saúde bucal e saúde cardiovascular.

 

Por exemplo, alguns estudos descobriram bactérias orais nos coágulos sanguíneos de pessoas recebendo tratamento de emergência para derrame , e especialistas associaram a doença gengival grave a um risco significativamente maior de hipertensão.

 

Por outro lado, a destruição de bactérias orais “amigáveis” que ajudam a manter um microbioma oral saudável e equilibrado pode interromper os níveis de pressão arterial e também levar à hipertensão.

 

Manter uma boa saúde bucal, portanto, parece ser a chave para a saúde cardiovascular.

 

Agora, um novo estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology sugere que a escovação regular pode manter a insuficiência cardíaca e a fibrilação atrial (A-fib) – um tipo de arritmia – afastadas.

 

Dr. Tae-Jin Song, da Universidade Ewha Womans, em Seul, Coréia, é o autor sênior do novo estudo.

 

Em seu artigo, o Dr. Song e a equipe explicam que a motivação para o estudo depende do papel mediador da inflamação . Eles escrevem: “Má higiene bucal pode provocar bacteremia transitória e inflamação sistêmica, um mediador da fibrilação atrial e insuficiência cardíaca”.

 

Estudo da fibromialgia, insuficiência cardíaca e higiene bucal

Em seu estudo, o Dr. Song e a equipe examinaram as associações da fibrilação atrial com insuficiência cardíaca e falta de higiene bucal. Eles usaram dados de 161.286 pessoas que faziam parte da Coorte de Triagem do Sistema Nacional de Seguro-Saúde da Coréia.

A-fib é uma condição que afeta pelo menos milhões de pessoas. Em pessoas com fibromialgia, o coração não consegue bombear sangue com eficiência para o resto do corpo, porque não bate regularmente.

O coração também não bombeia sangue como deveria em pessoas com insuficiência cardíaca . Essa ineficiência resulta em fadiga e, às vezes, em dificuldades respiratórias, pois o oxigênio insuficiente atinge os outros órgãos do corpo.

Os participantes do presente estudo tinham entre 40 e 79 anos e não tinham histórico de fibrose A ou insuficiência cardíaca. Durante a inscrição, realizada entre 2003 e 2004, a equipe mediu a altura e o peso de cada um dos participantes e fez perguntas sobre estilo de vida, saúde bucal e hábitos de higiene bucal.

Os participantes também foram submetidos a alguns exames laboratoriais, incluindo exames de sangue, urina e leitura da pressão arterial .

 

Escovar reduz o risco de insuficiência cardíaca em 12%

Durante um período médio de acompanhamento de 10,5 anos, 4.911 participantes receberam um diagnóstico de A-fib e 7.971 desenvolveram insuficiência cardíaca.

Escovar os dentes três vezes ou mais por dia estava associado a uma chance 10% menor de desenvolver fibrose A e um risco 12% menor de insuficiência cardíaca.

Fatores de confusão – incluindo idade, sexo, status socioeconômico, atividade física, ingestão de álcool, índice de massa corporal e outras condições coexistentes, como hipertensão – não influenciaram esses resultados, pois os pesquisadores os consideraram em suas análises.

 

Os autores concluem:

” Os cuidados de higiene bucal aprimorados foram associados à diminuição do risco de fibrilação atrial e insuficiência cardíaca. Uma higiene bucal mais saudável por escovação freqüente e limpeza profissional por dentistas pode reduzir o risco de fibrilação atrial e insuficiência cardíaca”.

No entanto, eles também observam que, como em qualquer estudo observacional, a pesquisa é limitada e não pode explicar a causa. O estudo também é limitado, porque analisou apenas pessoas que moram em um país, portanto os resultados podem não ser generalizáveis.

No entanto, observa o autor sênior do estudo: “Estudamos um grande grupo por um longo período, o que fortalece nossas descobertas”.

 

Pontos fortes e limitações do estudo

Em um editorial de acompanhamento , os autores Pascal Meyre, do Instituto de Pesquisa Cardiovascular do Hospital da Universidade de Basileia, na Suíça, e David Conen, do Instituto de Pesquisa em Saúde da População, Universidade McMaster, Canadá, oferecem uma visão crítica das descobertas.

Eles concordam que os pontos fortes do estudo “são o grande tamanho da amostra, com mais de 160.000 indivíduos incluídos no estudo, o grande número de eventos de resultado e a longa duração do acompanhamento”.

“Isso permitiu que os pesquisadores realizassem análises significativas e ajustassem os modelos multivariáveis ​​para muitas covariáveis, de modo que parte da confusão pudesse ser controlada”, acrescentam.

No entanto, o desenho retrospectivo do estudo “pode ​​ter introduzido viés de seleção”, afirmam os autores do editorial. Além disso, o nível de escolaridade dos participantes, o estado civil e as informações sobre biomarcadores inflamatórios, como a proteína C-reativa, não estavam disponíveis.

As informações sobre hábitos de escovação e higiene bucal foram autorreferidas, o que pode sujeitá-lo a um viés de recordação, escrevem Meyre e Conen.

“A causalidade dessas associações não é clara, e certamente é muito cedo para recomendar a escovação de dentes para a prevenção de [A-fib] e [insuficiência cardíaca congestiva]”, concluem:

”Enquanto o papel da inflamação na ocorrência de doenças cardiovasculares está se tornando cada vez mais evidente, são necessários estudos de intervenção para definir estratégias de importância para a saúde pública”.

 

Fonte: MedicalNewsToday - Por Revista Saber é Saúde

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc