Léo Wander professor, compositor, radialista e cantor itabaianense

Jose Costa, 30 de Março, 2020 - Atualizado em 30 de Março, 2020

    

     Em 13 de Outubro de 1974, nascia em Itabaiana Wanderley da Cunha Santos, filho de José Gersonito Santos e Maria da Cunha Santos. Estudou o primário na Escola Educandário Nossa Senhora Menina de Maria Branquinha e o ensino fundamental e o médio no Colégio Estadual Murilo Braga onde foi aluno de seu pai na disciplina educação física.  Graduado em Letras Português pela UNIT e pós-graduado em Educação básica pela UFS, no início dos anos 2000 lecionou a disciplina de Português no Colégio Estadual Murilo Braga, no Colégio Estadual Eduardo Silveira e na Escola Municipal Vice-governador Benedito Figueiredo.

 

     Desde criança, a sua paixão era a música e o seu sonho ser cantor, tendo ganhado seu primeiro violão aos 10 anos de idade. Iniciou sua vida artística cantando em bares, mas também já cantou na feira de Itabaiana, praças públicas, circos e participou de shows de calouros na televisão, do 1º Canta Nordeste em Sergipe e do Programa de TV “Você em dia” cantando vários sucessos da MPB.

 

     O primeiro compromisso profissional de Léo Wander, nome artístico de Wanderley, foi cantar num trio elétrico animando milhares de foliões na Micarana, micareta de Itabaiana, e sagrando-se cantor revelação da festa.  Léo Wander foi um dos fundadores do grupo musical Acauã, com o saudoso Valfredo.

 

     Durante sua vida profissional já dividiu o palco com grandes nomes da música popular brasileira, entre eles: Agnaldo Timóteo, Adelmário Coelho, Fernando Mendes, Mara Maravilha, Robinson Monteiro, Banda Forró Caju, Padre Alessandro, Reginaldo Rossi, Lairton, Paulo Ricardo, Banda G Som, Carla Cristina da Banda As Meninas e Joana.

 

     Em 1997, lançou seu primeiro CD, Amigos da Terra. Em 2009 e 2011, gravou o DVD com canções de cantores da MPB e de sua autoria. Entre as suas composições merecem destaque: Intrigas, Meditações, Encanto da sereia, Solidão de você, Amigos da terra, Nordestino brasileiro em coautoria com Luiz Fontinele, músico e compositor, e sua primeira música, Caminhoneiro itabaianense, a qual esboça a essência do itabaianense: a admiração pelo trabalho de um povo incansável naquilo que faz a beleza da cidade e o engrandecimento de sua gente, e que foi em homenagem ao idealizador da Festa do Caminhoneiro, Antônio Francisco da Cunha, o saudoso “Rolopeu”.

 

     Léo Wander tinha outro sonho: o de ser radialista. Por isso, fez o Curso de Rádio e TV pela ABLAP – Associação Brasileira de Locutores, Apresentadores e Produtores de Rádio e TV concluindo-o em maio de 2014. No mesmo ano, por indicação do empresário e Diretor da FM Itabaiana, Carlos Eloy, iniciou seu trabalho como radialista no Programa Ensaio Geral apresentado por Marcos Nunes (in memoriam). A sua atuação no rádio foi inspirada e motivada pelo menestrel João Batista Santana (in memoriam), um dos melhores profissionais da radiofonia de Sergipe e do Brasil. Também comandou o programa Alvorada 93 por 4 anos no horário da madrugada. Atualmente apresenta o programa Love line de segunda a sexta das 10h à meia noite e aos domingos apresenta o programa Entre amigos na FM Itabaiana.

 

     Em uma série de entrevistas já como profissional da comunicação, entrevistou a Cantora Marília Mendonça, o humorista Faxinildo do Programa do Ratinho, o saudoso rapadura do comando maluco e da Praça é Nossa do SBT, o ator e circense Marcos Frota e a irreverente Renata Alves, hoje apresentadora da rede Record de televisão.

 

     Léo Wander se destaca por uma trajetória de sucessos, pela qualidade musical, pelo exemplo de força e determinação. O seu show é espetacular com um grandioso repertório de músicas da MPB embaladas pela sua bela voz.  Contatos para shows através do facebook.com/leowandermpb

 

Por Professor José Costa - com informações de Léo Wander

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc