Atenção! Esses alimentos podem ser os "vilões" da sua dieta no verão

Jose Costa, 07 de Janeiro, 2021

Nutricionista explica quais são os "falsos saudáveis", que podem sabotar o seu emagrecimento

 

O calor chegou com tudo por aqui e as temperaturas mais altas influenciam totalmente na nossa rotina alimentar. Nos dias quentes, aumenta a vontade de saborear comidas mais refrescantes, mas é preciso muito cuidado para não cair nos chamados alimentos "falsos saudáveis" - e que podem sabotar a sua dieta. Veja quais são os mais comuns:

 

Açaí

O açaí se tornou um dos lanches preferidos de muita gente. A fruta é supersaudável: trata-se de uma ótima fonte de vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio. Além disso, tem grande potencial antioxidante, ajudando no combate aos radicais livres que evitam o envelhecimento precoce das células. Também é uma ótima fonte de energia - ou seja, é uma boa opção de lanche pré-treino.

O problema é que, na maioria das vezes, o açaí vem acrescido de xarope de guaraná para deixar o sabor mais doce. Isso faz com que se torne, basicamente, um alimento rico em açúcar - sem falar dos acompanhamentos e toppings que costumam compor os potes de açaí. Se quiser consumir a fruta, opte pela polpa in natura, sem adição de xarope.

 

Molhos gordurosos

É normal o apetite para saladas aumentar nesta época do ano. Fica mais fácil consumir uma salada geladinha, com ingredientes frescos. Mas muito cuidado com os molhos que acompanham o prato.

Os molhos industrializados são ricos em gorduras e até açúcar, transformando a saladinha que tinha tudo para ser saudável e leve em uma refeição pesada e supercalórica. Alguns molhos à base de queijo ralado podem acrescentar até 200 calorias no seu prato.

É importante estar atenta também aos molhos que levam mel na composição. Apesar de ser um alimento saudável, o mel em excesso pode aumentar muito as calorias da sua refeição. O ideal é fazer molhos em casa, à base de iogurte, creme de ricota e ervas.

 

Salada de frutas

Calma, vou explicar! As saladas de frutas que encontramos em restaurantes normalmente são feitas com suco extra, além do próprio suco das frutas cortadas, ou refrigerantes como guaraná, repleto de açúcar. Há, ainda, locais que servem a combinação com sorvete.

 

Importante lembrar também que, apesar da salada de frutas ser muito nutritiva, se o seu objetivo é emagrecer, todos os alimentos precisam estar dentro da quantidade ideal para o seu caso. Prefira fazer sua salada de frutas em casa, dê preferência às frutas cítricas e sirva em porções moderadas.

 

Refrigerante zero ou diet

Ainda surgem muitas dúvidas sobre as diferentes versões de refrigerantes disponíveis no mercado. Uma lata de 350ml de refrigerantes normais possui, em média, 150 calorias e muito açúcar.

É verdade que o refrigerante zero (ou diet) não tem açúcar e, na maioria dos casos, não oferece calorias. Mas não deixa de ser um alimento industrializado, cheio de conservantes, aditivos químicos e sódio - que, em excesso, fazem mal à sua saúde. Além do seu objetivo estético, é muito importante cuidar da saúde, certo?

 

Não custa lembrar

O ideal é procurar o seu médico ou nutricionista para garantir que a sua alimentação está adequada.

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/fitness/noticia/2020/12/atencao-esses-alimentos-podem-ser-os-viloes-da-sua-dieta-no-verao-cki7e4m9d0004017wzb884l3d.html - Paula Pinto

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc