Online, híbrido ou presencial? Os desafios de um novo ano letivo

Jose Costa, 29 de Janeiro, 2021

Na fase da pandemia que nos encontramos, pais, alunos e professores enfrentam um novo desafio: o ensino híbrido. A metodologia não está sendo utilizada pela forma inovadora de aprender que ela proporciona, mas pelas necessidades reais da sociedade atual, onde a aglomeração de pessoas deve ser evitada. O desafio do ensino híbrido é de todos.

 

As escolas precisavam se reinventar em curto espaço de tempo, os estudantes se adaptar a tantas mudanças na forma de aprender e os pais, a encarar uma sala de aula dentro e fora de casa. Mas dentro desses turbilhões de mudanças o modelo híbrido nos dá uma possibilidade de ensino eficiente, interessante e personalizado.

 

Já os alunos que voltarem para o presencial, um dos cuidados, além do afastamento necessário, o uso da máscara e do uso do álcool em gel, é com a mochila. Ou melhor, o que é levado na mochila. São livros, cadernos, canetas, lápis, agenda. É tanta coisa, que não sabemos como cabe tudo dentro de uma única bolsa. Mas com jeitinho, é possível organizar tudo da melhor maneira.

 

Para os estudantes que vão ficar em casa, a organização dos estudos é fundamental. Para facilitar os estudos, temos cinco dicas que podem ser seguidas pela família.

 

1. Junto com o seu filho identifique o melhor ambiente para estudar. Faça deste local, parte de sua rotina de estudos. Pode ser na sala ou no quarto, por exemplo. Mas o ideal é usar sempre o mesmo local.

 

2. É importante se organizar para acompanhar as aulas remotas. Elas ocorrem nos mesmos horários determinados para as aulas presenciais. Estimule seus filhos a fazerem anotações, registrar os aspectos mais importantes da aula e, se as aulas ficarem disponíveis, é importante assistir a aula mais uma vez para tirar todas as dúvidas. .

 

3. Estimule o seu filho a ter contato com colegas e professores. É importante aproveitar as aulas para tirar as dúvidas e manter o relacionamento com os colegas da sala.

 

4. Organizar um cronograma com as aulas, trabalhos e atividades. Nesse momento, isso ajudará bastante a manter as tarefas que a disciplina exige em dia.

 

5. Separar o material que precisará ser usado no dia com antecedência. O ideal é organizar de acordo com as disciplinas e conteúdos propostos para cada dia.

 

Esperamos que essas dicas ajudem toda a família a organizar os estudos em mais um ano letivo que começa.

 

Fonte: https://www.bloguito.com.br/online-hibrido-ou-presencial-os-desafios-de-um-novo-ano-letivo?utm_campaign=_newsletter__-_bloguito__janeiro_-_2701&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

O que você está buscando?