Frequência Cardíaca, como regular as batidas do coração

Jose Costa, 30 de Janeiro, 2021

 

Dicas importantes para você aprender a controlar sua frequência cardíaca

 

A frequência cardíaca é a velocidade do ciclo cardíaco medida pelo número de contrações por minuto. Mas ela pode variar em cada pessoa!

 

Quando o nosso coração bate mais rápido? Quando o amor da nossa vida está perto ou quando brigamos por exemplo. Mas ele também acelera quando praticamos exercícios físicos.

 

O interessante é que o nosso coração bate sem parar. Mas em alguns casos, o ritmo pode ficar irregular. Ele também pode ficar muito lento ou muito rápido!

 

O que é arritmia?

Acontece quando os batimentos ficam fora de ordem. Entretanto ela pode alterar tanto a frequência quanto o ritmo cardíaco.

Segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, as arritmias atingem mais de 20 milhões de brasileiros. Além de causarem mais de 300 mil mortes súbitas por ano.

No entanto, é muito comum o coração acelerar em condições normais. No entanto, se isso acontecer durante o repouso, procure um médico.

Médicos explicam que a nossa frequência cardíaca varia ao longo do dia. Portanto, isso pode acontecer por diversos fatores:

Alimentação

Sono

Medicamentos

Atividades física ou mental

Crises de ansiedade por exemplo.

 

Como regular a frequência cardíaca?

 

Portanto, evitar as arritmias é a melhor maneira de evitar a morte súbita. Mas, como prevenir e manter a frequência cardíaca no ritmo certo?

Médicos cardiologistas recomendam alguns hábitos saudáveis:

Reduzir o estresse

Ter uma alimentação saudável

Controlar o peso

Evitar bebidas alcoólicas

Beber menos energéticos

Não fumar

Praticar atividades físicas

 

Quando os médicos fazem o diagnóstico da doença, além destas dicas, eles também receitam remédios. Ou ainda um tratamento definitivo através de cateter. Um desses tratamentos é a ablação, que dispensa a cirurgia ou implante de marca-passo.

Atualmente, todas as arritmias têm tratamento com excelentes resultados.

A frequência cardíaca ideal, em repouso, de acordo com a idade é:

Até 2 anos de idade: 120 a 140 bpm,

Entre 8 anos até 17 anos: 80 a 100 bpm,

Adulto sedentário: 70 a 80 bpm,

Adulto que faz atividade física e idosos: 50 a 60 bpm.

 

Como medir a frequência cardíaca?

 

Para medir, coloque o dedo indicador e médio na parte lateral do pescoço. É nesse local onde sentimos os batimentos cardíacos. Desse modo é possível contar quantas pulsações acontecem por minuto.

 

No entanto você também pode calcular contando os batimentos até 15 segundos e multiplicando o resultado por 4. Outra forma mais precisa é utilizar um pequeno aparelho chamado frequencímetro colocado no dedo. Mas se preferir use relógios especiais para medir a frequência cardíaca. Você vai encontrar estes produtos em lojas de produtos médico hospitalares ou de esporte.

 

Fonte: https://genio.blog.br/frequencia-cardiaca-como-controla/ - por  Anderson di Aguiar

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc