Homens podem ser menos férteis após a infecção por COVID-19, alertam os cientistas

Jose Costa, 06 de Fevereiro, 2021

Além do terrível número de mortes de COVID-19, existe uma litania de doenças que os pesquisadores estão apenas começando a descobrir. Uma preocupação potencial que exige um exame mais minucioso é o impacto do vírus na fertilidade masculina.

 

Os cientistas suspeitam há algum tempo que o novo vírus da SARS tem o potencial de causar estragos na contagem de espermatozoides. Uma revisão do estado da pesquisa, junto com novas evidências fortes, enfatiza a necessidade de monitorar os sistemas reprodutivos dos homens como rotas vulneráveis ​​para a infecção por coronavírus .

 

Pesquisadores da Universidade Huazhong de Ciência e Tecnologia em Wuhan, China, realizaram uma análise dos relatórios existentes sobre os possíveis mecanismos que o SARS-CoV-2 pode empregar para interferir na reprodução masculina.

 

Embora eles não pudessem afirmar com confiança que havia uma redução clara na fertilidade, eles alertaram que havia todos os motivos para prestar muita atenção a essa possibilidade.

 

“Propomos que haja uma necessidade urgente de rastrear pacientes do sexo masculino com COVID-19 durante sua recuperação”, argumentam o microbiologista Yu Tian e o biólogo reprodutivo Li-quan Zhou em seu relatório

 

Os pesquisadores médicos se familiarizaram intimamente com a maneira como o SARS-CoV-2 penetra em nossos corpos e promove uma onda de respostas imunológicas destrutivas.

 

No centro de sua estratégia de quebrar e entrar está um receptor celular comum denominado enzima conversora de angiotensina 2, ou ACE2. Onde quer que o corpo use essa enzima, é provável que a SARS-CoV-2 deixe sua marca, colocando vários órgãos em risco .

 

Isso significa que o vírus não afeta apenas nosso sistema olfatório e respiratório , mas pode impactar nosso sistema digestivo , deixar nosso sistema circulatório enfraquecido e até mesmo desencadear respostas inflamatórias em nosso cérebro .

 

O fato de o tecido dentro dos testículos ser apenas mais um alvo potencial não foi perdido pelos pesquisadores. Os primeiros estudos descobrindo a presença do vírus em amostras de sêmen aumentaram a necessidade crescente de investigação.

 

Mas as descobertas não foram exatamente consistentes . Pesquisas anteriores realizadas com o predecessor do SARS-CoV-2, o SARS-CoV-1, também tendem a rejeitar sérias preocupações de que os testículos são vulneráveis, com a maioria dos estudos falhando em encontrar qualquer traço do vírus dentro de seus tecidos.

 

Agora, entretanto, o peso da evidência parece estar se inclinando bem a favor dos argumentos de que o tecido testicular está sendo comumente danificado como resultado direto da COVID.

 

Uma investigação longitudinal publicada recentemente conduzida por pesquisadores da Justus-Liebig-University na Alemanha e da Allameh Tabataba’i University no Irã relata evidências experimentais diretas de tais danos.

 

Seu estudo analisou marcadores de inflamação em amostras de tecido de 84 homens com diagnóstico de COVID-19, junto com 105 controles. Eles também avaliaram a qualidade do esperma e procuraram sinais de estresse oxidativo nas amostras.

 

Ficou claro que ter COVID-19 fez pelo menos alguma diferença, com inflamação e estresse celular aparecendo duas vezes mais severos naqueles que foram diagnosticados como positivos para o vírus, em comparação com aqueles que não o fizeram.

 

Além do mais, os espermatozoides dos homens infectados eram cerca de três vezes mais lentos, e suas contagens de espermatozóides também eram muito mais baixas.

 

“Esses efeitos sobre as células do esperma estão associados à menor qualidade do esperma e ao potencial reduzido de fertilidade”, disse o pesquisador Behzad Hajizadeh Maleki, cientista esportivo da Justus-Liebig-University.

 

“Embora esses efeitos tendam a melhorar com o tempo, eles permaneceram significativa e anormalmente mais altos nos pacientes com COVID-19, e a magnitude dessas mudanças também foram relacionadas à gravidade da doença.”

 

O que isso significa para homens se recuperando de uma infecção por SARS-CoV-2 não está claro, especialmente a longo prazo. Os autores da revisão e do estudo experimental pedem mais pesquisas antes de fazer uma chamada sobre como – ou mesmo se – a fertilidade diminuída terá algum impacto real nos esforços para conceber.

 

No entanto, com muitas nações ao redor do globo já enfrentando uma crescente crise de fertilidade que promete conter o crescimento populacional no futuro, o COVID-19 pode ser outro obstáculo a ser superado.

 

As esperanças estão concentradas nas vacinas, pondo fim ao pior da pandemia no futuro próximo. Mas mesmo que nossos melhores esforços prevaleçam, as cicatrizes do coronavírus permanecerão em nosso corpo e em nossa população por muito tempo.

 

Esta pesquisa foi publicada na Reproduction

 

Fonte: https://www.revistasaberesaude.com/homens-podem-ser-menos-ferteis-apos-a-infeccao-por-covid-19-alertam-os-cientistas/ - Por Revista Saber é Saúde

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc