9 principais remédios caseiros para alergia natural

Jose Costa, 02 de Maio, 2021

De acordo com a Allergy and Asthma Foundation of America, uma em cada cinco pessoas, ou cerca de 50 milhões de americanos, sofre de algum tipo de alergia. As chances são altas de que você ou alguém que você conhece lide com alergias em curso, sejam elas alergias sazonais , alimentares ou outro tipo, e possa usar o alívio da alergia pelo menos de vez em quando.

 

A maioria das pessoas que lutam para encontrar o alívio da alergia vão ao médico para serem tratadas e / ou recebem medicamentos de rotina que variam de paracetamol a anti-histamínicos, os quais podem na verdade agravar ainda mais os sintomas para os quais foram administrados. Se você prefere não tomar remédios para controlar os sintomas, o que pode ajudar as alergias em casa?

 

Remédios caseiros para alergias - incluindo sintomas como seios da face congestionados , dores de cabeça e olhos lacrimejantes ou coceira - incluem o uso de óleo essencial de olíbano, óleo de eucalipto e quercetina. Abaixo, você aprenderá sobre nove incríveis remédios caseiros totalmente naturais para alergias que podem ajudar a fornecer um alívio rápido da alergia.

 

O que são alergias?

Uma alergia é definida como um tipo de " reatividade corporal (hipersensibilidade) a um antígeno em resposta a uma primeira exposição" ou " reações imunológicas exageradas ou patológicas (como espirros, respiração difícil, coceira ou erupções cutâneas) a substâncias, situações ou estados físicos. ”

Em outras palavras, as alergias são devidas à hipersensibilidade do sistema imunológico que causa respostas prejudiciais que podem afetar todo o corpo. Algumas das causas mais comuns de alergias são coisas como pólen encontrado ao ar livre, pelos de animais, poeira ou alimentos específicos.

Os sintomas de alergia ocorrem quando seu corpo responde aos alérgenos produzindo uma substância química chamada histamina, que age ajudando a neutralizar o alérgeno. O sistema imunológico causa reações alérgicas ao produzir anticorpos imunoglobulina E (IgE) que causam sintomas generalizados.

 

Existem várias categorias amplas de alergias, que incluem:

 

Alergias sazonais (também chamadas de rinite ou febre do feno), geralmente piorando quando os níveis de pólen aumentam ou mudam, como durante a primavera ou outono

Alergias perenes, ocorrendo durante todo o ano

Alergias alimentares, como alergia a marisco

Alergias a drogas / medicamentos

Alergias internas, como mofo ou poeira

Alergias de pele ou olhos

Alergias a animais de estimação / animais, como cães / gatos, insetos, etc.

Anafilaxia, que é uma reação alérgica grave com risco de vida em resposta a vários alérgenos diferentes

 

Sintomas / Causas

Os sintomas causados por alergias variam de pessoa para pessoa, dependem do que causa a reação alérgica e variam de acordo com a gravidade da alergia. Os sintomas comuns associados a alergias podem incluir:

Nariz escorrendo, coceira no nariz, congestão e entupimento

Erupção cutânea, vermelhidão, urticária, secura, descamação ou coceira

Sensações de formigamento ou coceira na boca e nos lábios

Inchaço da língua, lábios, garganta ou rosto

Nausea e vomito

Diarreia e cólicas abdominais

Tosse, respiração ofegante e dificuldade para respirar ( os sintomas de asma  às vezes podem ser desencadeados por alergias)

Tonturas, vertigens e, em casos graves, perda de consciência

 

O que causa alergias?

Existem tantas coisas diferentes que podem causar alergias que pode ser difícil identificar o que está contribuindo para os seus sintomas. Algumas das causas mais comuns de alergias incluem:

Pólen de árvores, plantas e grama

Poeira, incluindo os tipos encontrados em sua casa

Certos alimentos, especialmente aqueles conhecidos por causar a maioria das alergias alimentares, como glúten, laticínios, nozes (especialmente amendoim), ovos, soja e marisco

Picadas e picadas de insetos

Pêlo de animal e caspa

Mofo

Certos medicamentos, como antibióticos

Látex, como o tipo usado para fazer luvas ou preservativos de látex

Produtos de beleza ou cuidados pessoais perfumados (causa das chamadas "sensibilidades a fragrâncias ")

Fumar, incluindo maconha, que está associada à asma em alguns casos

Tratamentos convencionais para alergias

 

As alergias são normalmente tratadas das seguintes maneiras:

Produtos de venda livre que atuam como descongestionantes

Anti-histamínicos, que são medicamentos que impedem a liberação de substâncias químicas que causam reações alérgicas

Medicamentos para imunoterapia

Colírio

Cremes para a pele, incluindo aqueles que contêm compostos anti-histamínicos ou esteróides

Corticosteroides para controlar a inflamação

Dietas de eliminação (como dieta sem glúten ou sem laticínios) para gerenciar alergias alimentares

Alguém com alergias graves também pode carregar um autoinjetor de epinefrina de emergência (Epipen) em caso de um ataque

Alguns especialistas acham que as abordagens convencionais de tratamento acima (além de uma dieta de eliminação) não são as melhores maneiras de controlar as alergias, porque não corrigem as causas subjacentes.

Quando se trata de alergias, o que é importante entender é que, quando seu sistema imunológico produz uma reação alérgica a algo, é porque sente que algo não está certo dentro de seu corpo. Em vez de abordar apenas os sintomas de alergias (coceira na pele ou olhos lacrimejantes, por exemplo), você precisa descobrir a causa raiz e construir seu sistema de defesa natural para o verdadeiro alívio da alergia.

Quando tomamos medicamentos prescritos ou produtos sem receita para alergias, eles podem perturbar os processos naturais do seu sistema imunológico e ter outros efeitos deletérios, como alterar o equilíbrio do nosso pH. Para evitar os sintomas, você sempre terá que tomar um medicamento porque seu corpo não aprende a se adaptar aos alérgenos.

Remédios para alergia, colírios, cremes e outros produtos podem aliviar e ocultar os sintomas, mas não abordam o fato de que o problema ainda existe.

 

Opções naturais de alívio de alergia

O que ajuda a aliviar as alergias rapidamente? Observar o que você come, respirar ar fresco e beber bastante água são alguns dos remédios naturais que podem aliviar as alergias ao melhorar as funções do sistema imunológico.

Pode levar várias semanas para que os sintomas diminuam, mas é provável que sejam mais bem mantidos sob controle quando você enfrentar as causas profundas. Aqui estão nove maneiras de obter alívio natural da alergia.

 

1. Coma uma dieta alcalina antiinflamatória

Em primeiro lugar, comece a seguir uma dieta antiinflamatória para reduzir o risco de alergias e muitos outros problemas de saúde. Cuidar do seu corpo com alimentos ricos em nutrientes dá ao seu sistema imunológico a capacidade de se auto-regenerar, trazendo-o de volta ao equilíbrio para que possa combater alergias comuns em seu ambiente.

Aqui estão alguns dos melhores alimentos e ingredientes para incorporar em sua dieta para ajudá-lo a vencer as alergias:

Alho  - o que há de tão fantástico no alho? O alho é um antibiótico natural que ajuda a evitar infecções, vírus e até alergias. Comer ou espremer dois cravos-da-índia crus desse poderoso antioxidante pode literalmente manter o médico longe. Algumas pessoas optam por tomar suplementos de alho porque não querem cheirar a alho, mas os suplementos não funcionam tão bem quanto a erva real, então não se deixe enganar por isso. O alho cru comido todos os dias ajuda a combater todos os tipos de alergias porque estimula imensamente o sistema imunológico.

Limões  - como a maioria de nós sabe, um corpo alcalino significa melhor equilíbrio e função imunológica. Limões e limas são frutas excelentes para aumentar o sistema imunológico e usadas para várias doenças, incluindo alergias. Ambas as frutas são carregadas com vitamina C e antioxidantes que aumentam o sistema imunológico. Beber água com limão ao longo do dia desintoxica o corpo e o livra de impurezas. Misture o suco de um ou dois limões ou limas com azeite para fazer um molho saboroso para saladas e sanduíches vegetarianos.

Vegetais com folhas verdes - as verduras (incluindo espinafre, couve, couve, alface, rúcula e agrião) são ótimas fontes de vitaminas, minerais, antioxidantes e enzimas essenciais que auxiliam na desintoxicação e ajudam a reduzir a inflamação.

Alimentos ricos em probióticos - os alimentos probióticos apoiam a saúde imunológica e podem ajudar a reparar um revestimento intestinal danificado. Os exemplos incluem kefir, chucrute, kimchi, natto, iogurte, queijo cru, missô e kombuchá.

Caldo ósseo - o caldo ósseo, feito de caldo de carne e frango, é rico em muitos minerais e aminoácidos que auxiliam no tratamento do intestino gotejante, ajudando assim a fortalecer o sistema imunológico.

Leite de coco - A melhor alternativa para o leite de vaca é o leite de coco, que é isento de laticínios, lactose, soja, nozes e grãos.

Manteiga e sementes de amêndoa - para pessoas alérgicas a amendoim e manteiga de amendoim, a manteiga de amêndoa é uma alternativa segura e saudável que fornece ácidos graxos insaturados saudáveis, fibras, minerais como riboflavina e magnésio e até mesmo alguns antioxidantes. Sementes de linhaça, sementes de chia, sementes de abóbora e sementes de girassol também são ótimas fontes de fibras e gorduras saudáveis.

Farinhas / grãos sem glúten - em vez de usar farinha de trigo ao cozinhar ou assar, experimente farinha de coco, farinha de amêndoa, farinha de espelta, farinha de aveia e farinha de arroz, que são todas sem glúten.

Leite materno - Estudos mostram que o aleitamento materno exclusivo parece ter efeito preventivo no desenvolvimento precoce de asma e dermatite atópica.

Embora não seja abundante em muitos alimentos, a vitamina D também é importante para a função imunológica e pode ajudar a controlar os sintomas de alergia . Na verdade, alguns estudos mostraram que crianças que moram mais longe do equador têm maior probabilidade de desenvolver alergias e sofrer maiores taxas de internações hospitalares devido a reações alérgicas.

 

Você pode obter vitamina D suficiente passando cerca de 15 minutos ao sol na maioria dos dias sem protetor solar e comendo alimentos como leite integral e alguns cogumelos para o alívio natural da alergia.

 

2. Mel cru local (pólen de abelha)

Considerando o quão bom é o gosto, tomar um pouco de mel cru todos os dias para ajudar a controlar as alergias sazonais pode parecer fácil demais para funcionar bem, mas não descarte esse remédio antigo. Tomar uma colher de sopa de mel cru local todos os dias ajuda seu corpo a construir uma tolerância ao pólen local que está correndo solto em seus seios da face.

Os pesquisadores envolvidos em um estudo publicado no International Archives of Allergy and Immunology  descobriram que os pacientes que tomam mel “relataram uma pontuação total de sintomas 60% menor, o dobro de dias assintomáticos e 70% menos dias com sintomas graves”. Eles também usaram 50% menos anti-histamínicos em comparação com o grupo de controle que tomou medicamentos convencionais.

Experimente tomar uma colher de sopa de mel local cru diariamente, mexendo um pouco no chá, adicionando um pouco à aveia junto com a canela ou colocando um pouco nos seus smoothies.

O que torna o mel cru tão poderoso na redução de alergias? Uma das razões é porque contém pólen de abelha, que é conhecido por afastar infecções e alergias e aumentar a imunidade.

As abelhas que vivem em sua região vão de flor em flor coletando o pólen do qual você está sofrendo. Faz sentido, então, que comer mel cru local ajudará a aumentar sua imunidade ao pólen local.

O mel também contém muitas enzimas que apoiam a função imunológica geral, o que ajuda no alívio da alergia.

 

3. Vinagre de maçã (ACV)

Agora você pode encontrar vinagre de maçã de alta qualidade na maioria dos supermercados, o que é ótimo, considerando que pode  ajudar a quebrar o muco e auxiliar a drenagem linfática.

Beber um copo d'água com uma colher de chá de ACV e um pouco de suco de limão fresco é uma das melhores maneiras de acordar todas as manhãs. Ao primeiro sinal de um ataque de alergia, coloque uma colher de chá de ACV na solução de seu pote neti para uma “irritação dos seios da face” natural.

 

4. Quercetina

A quercetina é um antioxidante polifenol encontrado naturalmente em alimentos vegetais, como vegetais crucíferos (como brócolis ou couve-flor), cebolas / chalotas, chá verde e frutas cítricas. Considerado um bioflavonóide que estabiliza a liberação de histaminas, ajuda a controlar naturalmente os sintomas da alergia.

De acordo com um estudo de 2020, a quercetina tem funções antialérgicas conhecidas por inibir a produção de histamina e mediadores pró-inflamatórios. Outro estudo encontrou evidências de que a quercetina é eficaz na redução da congestão porque ajuda a acalmar a hiperatividade das vias aéreas.

É tão poderoso que os pesquisadores encontraram evidências sugerindo que a quercetina pode ajudar a controlar as alergias ao amendoim , a principal causa de ataques de alergia fatal / com risco de vida. Várias fontes sugerem que é melhor usar a quercetina como um remédio de longo prazo, uma vez que pode levar vários meses para começar a fazer efeito.

Pessoas propensas a alergias sazonais devem começar a tomá-lo algumas semanas antes da chegada da primavera, quando as árvores e plantas começam a florescer.

 

5. Neti Pot

Qual é o melhor alívio da alergia para o nariz escorrendo?  Os potes lota são um remédio natural para alergias e muitos problemas respiratórios, porque ajudam a limpar os seios da face e a remover a congestão.

Foi demonstrado que o uso de lota ajuda a melhorar a qualidade de vida em pessoas que sofrem de doenças respiratórias e causa poucos ou nenhum efeito colateral .

Limpando as passagens nasais de alérgenos e irritantes, essa forma de “irrigação dos seios da face” se originou na tradição da medicina ayurvédica há centenas de anos. As pessoas que vivem na Índia têm recebido resultados surpreendentes com o uso de lota durante séculos, e agora você também pode.

Felizmente, essa abordagem “alternativa” para prevenir congestionamentos e alergias agora se tornou mais comum. David Rabago, MD, conduziu vários estudos sobre o assunto e provou clinicamente que o uso de um lota é benéfico para prevenir e tratar várias doenças respiratórias superiores, incluindo sinusite crônica e aguda, resfriado comum e alergias sazonais.

Ao usar um lota, certifique-se de que a água seja destilada e o mais esterilizada possível. A água da torneira está cheia de cloro e flúor e pode realmente agravar os seios da face, por isso não deve ser usada.

Se não quiser usar um lota, você também pode tentar enxaguar os seios da face com água salgada, misturando sal marinho com água morna e sugando-o pela narina.

 

6. Urtiga

A pesquisa mostrou especificamente que a folha da urtiga controla naturalmente as histaminas , razão pela qual um número crescente de médicos recomenda tomar uma preparação liofilizada antes do início da temporada de febre do feno. Também pode ser usado como chá ou em forma de tintura.

De acordo com especialistas em alergia sinusal, outros remédios à base de ervas que podem ajudar a controlar os sintomas  , apoiando o sistema imunológico e reduzindo o congestionamento incluem:

Ruivo

Cúrcuma

Yarrow

Cogumelos Reishi

Astralagus

Perilla ( Perilla frutescens )

Espinheiro-mar ( Hippophae rhamnoides)

Carrapicho ( Petasites hybridus)

Horehound ( Marrubium vulgare )

 

7. Óleo de Eucalipto e Óleo de Olíbano

Um estudo interessante avaliou o efeito de vários óleos essenciais em matar os ácaros domésticos altamente alérgicos e descobriu que o óleo de eucalipto estava entre os mais potentes.  Os óleos essenciais para alergias atuam reduzindo a inflamação e melhorando a desintoxicação de bactérias, parasitas, microrganismos e toxinas que podem desencadear ataques.

Você pode usar óleo de eucalipto para o alívio da alergia sazonal de várias maneiras:

Você pode colocar várias gotas de óleo de eucalipto no lota, inalá-lo por meio de um difusor ou usá-lo no detergente para a roupa como um agente antimicrobiano.

Para uma adição ecológica e biodegradável aos seus detergentes naturais, adicione 25 gotas de óleo de eucalipto a cada lavagem durante a temporada de alergia, especialmente se você ou as crianças estiverem correndo fora de casa.

Se seus sintomas de alergia estiverem intensos, misture óleo de eucalipto com óleo de coco, esfregue-o no peito e atrás das orelhas e espalhe-o no ar durante o dia e durante o sono.

Outro óleo essencial poderoso para controlar alergias é o óleo de olíbano. A capacidade quase inacreditável de matar o câncer de olíbano indiano está bem estabelecida na literatura científica há vários anos, mas seu poder de dar vida não termina aí.

Em um estudo publicado pela Phytotherapy Research , quando os ratos ingeriram de 1 a 10 miligramas de olíbano por via oral, descobriu-se que vários níveis de seus sistemas imunológicos foram estimulados, incluindo IgG, IgM e interferon. Isso significa que o olíbano tem efeitos muito poderosos quando se trata de apoiar o sistema imunológico.

Para implementá-lo em seu regime natural de saúde, simplesmente esfregue olíbano atrás das orelhas e no peito várias vezes por dia, ou espalhe o óleo essencial de olíbano em sua casa e no escritório por cerca de três horas diárias.

 

8. Probióticos

Agora é do conhecimento comum que um sistema imunológico forte começa com um intestino saudável. Mais de 80% da função imunológica é armazenada no trato gastrointestinal (GI). Não é de se admirar que continuem surgindo pesquisas que relacionam o uso de suplementos probióticos à redução do risco de alergias.

Os probióticos são “bactérias boas” benéficas que vivem dentro do seu trato gastrointestinal e ajudam a defendê-lo contra infecções, vírus, alergias e muito mais. Eles estão cada vez mais sendo empregados para corrigir a disbiose intestinal (um desequilíbrio de bactérias no microbioma) e, por sua vez, para modular doenças alérgicas.

Eles são tão eficazes que um estudo publicado na revista Pediatrics descobriu que as mulheres que tomam probióticos regularmente durante a gravidez reduzem significativamente o risco de seus filhos desenvolverem alergias.

Eu recomendo fortemente obter seus organismos baseados no solo por meio de probióticos em forma de suplemento ou de alimentos probióticos, que são vendidos em mercados de agricultores e podem até mesmo ser feitos de alimentos cultivados em seu próprio jardim local.

 

9. Limpando sua casa para remover irritantes

Há muitas coisas que você pode fazer para limitar a quantidade de irritantes e gatilhos aos quais está exposto, como poeira, fragrâncias, etc. Aqui estão algumas das mudanças mais eficazes para fazer em sua casa, limpeza e rotinas de beleza para alergia natural alívio:

Evite queimar velas perfumadas em sua casa ou usar perfume.

Use produtos de beleza hipoalergênicos, como loções, xampus, etc.

Use sabão em pó sem perfume e sem corante (ou hipoalergênico). Evite secar folhas e amaciantes.

Use um umidificador para ajudar a limpar o ar em sua casa. Você também pode usar um filtro de ar particulado de alta eficiência (HEPA).

Aspire o aspirador regularmente para remover a poeira e lave coisas como lençóis, toalhas e cobertores com frequência.

Durante as épocas do ano em que os alérgenos ao ar livre são altos, mantenha as janelas fechadas.

Tenha cuidado sobre como as plantas de interior e os animais de estimação podem afetar suas alergias.

 

Riscos e efeitos colaterais

Embora a maioria dos suplementos e dicas descritos acima possam fornecer alívio natural da alergia com segurança, há algumas precauções a serem lembradas.

Quando as alergias são leves ou moderadas, geralmente não são muito ameaçadoras e desaparecem com o tempo. No entanto, reações alérgicas graves podem ser perigosas e requerem atenção médica.

Anafilaxia é o termo que designa uma reação alérgica grave, que pode ocorrer devido ao contato com alérgenos alimentares, drogas / medicamentos ou picadas de insetos. Os sintomas geralmente afetam os pulmões, vasos sanguíneos ou coração e podem incluir:

Problemas respiratórios

aperto nos pulmões

dores no peito

mudanças de pressão arterial

tontura

desmaio

irritação na pele

vomitando

Se você ou seu filho apresentarem esses sintomas, vá ao médico ou ao pronto-socorro imediatamente para evitar complicações.

O que você pode fazer para alergias graves? Seu médico pode precisar prescrever injeções para alergia ou medicamentos para asma, como broncodilatadores e corticosteroides inalatórios.

Discuta essas opções com seu médico e considere tentar os remédios naturais para alergia descritos acima, além de usar medicamentos.

 

Conclusão

As alergias são devidas à hipersensibilidade do sistema imunológico que causa a liberação de histaminas prejudiciais. Isso pode afetar todo o corpo, especialmente a pele, os olhos, as vias nasais e os pulmões.

Quer saber como ajudar a se livrar das alergias? Milhões de americanos recorrem ao Benadryl, Claritin e outros produtos para tentar encontrar algum alívio para seus sintomas de alergia. A boa notícia é que talvez você não precise necessariamente tomar nenhum medicamento, uma vez que existem muitos remédios naturais para alergia que você pode experimentar primeiro.

Os remédios naturais para as alergias incluem evitar os gatilhos e comer uma dieta antiinflamatória, entre outras opções naturais para o alívio da alergia.

Algumas das causas mais comuns de alergias / gatilhos incluem pólen, pele de animal, poeira, mofo, picadas de insetos, medicamentos ou alimentos específicos.

Para obter ajuda no alívio natural da alergia, você pode consumir mel cru e vinagre de cidra de maçã, tomar suplementos de quercetina e urtiga e usar óleos essenciais como olíbano e eucalipto.

 

Fonte: https://draxe.com/health/8-natural-allergy-relief-remedies/ - Por Dr. Josh Ax, DC, DMN, CNS

O que você está buscando?