Hábitos que pioram o colesterol mais dicas de como combater e prevenir

Jose Costa, 26 de Outubro, 2021

Esses cuidados vão ajudar com o colesterol e trazer muitos outros benefícios para sua qualidade de vida

 

Melhorar a qualidade da alimentação e ter outros hábitos de vida saudáveis são cuidados essenciais para manter o colesterol equilibrado. Com isso, fica mais fácil prevenir doenças decorrentes do colesterol alto, como aterosclerose e infarto.

 

Todo colesterol é ruim?

Não. Popularmente, é chamado de colesterol bom o tipo HDL, e de colesterol ruim o tipo LDL. Ambos são necessários para o funcionamento do organismo, mas, assim como tudo na vida, precisam estar em equilíbrio.

 

Mesmo sendo chamado de ruim, o colesterol LDL, quando está na quantidade equilibrada, é importante para o funcionamento das gorduras, auxiliando na produção de alguns hormônios e vitamina D.

 

Porém, se a concentração de LDL estiver muito alta, essa gordura excessiva vai se prender nas paredes das artérias e bloquear a passagem do sangue. Quando isso acontece, a pessoa é diagnosticada com colesterol alto e corre o risco de ter sérios problemas de saúde, como já mencionado.

 

Hábitos que desequilibram o colesterol

É importante lembrar que o colesterol é uma substância semelhante às gorduras que ficam circulando pelo sangue, e que ele é produzido principalmente pelo fígado, de acordo com o que você come.

 

Sendo assim, a sua dieta responde muito sobre os níveis de colesterol no seu organismo. Mas, não é só isso. Pessoas diabéticas e com predisposição genética também podem ter um desequilíbrio do colesterol, precisando de cuidados extras para evitar o problema.

 

Então, entre os hábitos que desequilibram o colesterol, estão:

Não manter a diabetes sob controle;

Comer excesso de gorduras ruins (saturadas, trans, produtos industrializados);

Não manter uma dieta saudável e variada (frutas, verduras, legumes, fibras, proteínas, gorduras boas);

Fumar (o cigarro reduz o colesterol HDL);

Ser sedentário (não gastar a gordura que ingere).

 

Como melhorar e reequilibrar o colesterol?

Bem, com base no tópico anterior, fica fácil saber o que não deve fazer se quiser ter um colesterol equilibrado e prevenir doenças cardíacas graves. Mas, para especificar melhor, tome os seguintes cuidados:

 

Consuma com moderação os seguintes alimentos

Carnes gordurosas, como picanha, maminha ou porco;

Queijos muito amarelos;

Doces em geral, como guloseimas e chocolates;

Alimentos industrializados e processados;

Manteiga e óleo em excesso;

Vísceras de animal;

Frutos do mar.

Dê preferência para alimentos saudáveis

Leite desnatado, queijos brancos e iogurte natural sem açúcar;

Feijão, grãos, lentilhas e soja, 2 vezes por semana;

Pão, arroz, macarrão e farinhas integrais, diariamente;

Amêndoas, avelã e nozes, de 5 a 10 unidades por dia;

Peixes, como salmão, atum, truta e sardinhas, pelo menos 2 vezes por semana;

Consumir 3 a 5 porções de frutas ou legumes e verduras por dia;

Aumentar o consumo de água para 2 a 2,5 litros por dia.

 

Abandone vícios

Qualquer tipo de vício é prejudicial à saúde, mas o cigarro em particular, é muito prejudicial ao colesterol porque reduz o nível do colesterol bom (HDL), deixando mais espaço para o colesterol ruim circular pelo sangue e entupir as artérias.

 

Pratique atividades físicas

Manter o corpo em movimento é muito importante para gastar as gorduras ingeridas, melhorar a circulação do sangue, a oxigenação dos órgãos e tecidos, o metabolismo e a produção hormonal.

 

Faça atividades aeróbicas, como caminhadas, corridas, pedaladas, natação, dança, enfim, o que mais gostar. Os exercícios de força também são importantes, mas os aeróbicos não podem faltar.

 

Lembre-se que é importante ir ao médico fazer exames antes de abandonar o sedentarismo, pois pode ser perigoso começar a se exercitar se estiver muito tempo parado e fizer mais esforço do que seu corpo pode suportar.

 

Atenção: as dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada pessoa tem necessidades alimentares particulares. Então, use essas dicas apenas como referência, mas faça a sua dieta com o seu nutricionista, de acordo com o seu estilo de vida.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/habitos-que-pioram-o-colesterol-dicas-de-como-combater-e-prevenir/ - por Priscilla Riscarolli

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc