Gosto musical aponta traços da personalidade, diz estudo

Jose Costa, 23 de Abril, 2022

As pessoas usam a música como trilha sonora para os momentos da vida, e fica claro o quanto isso tem a ver com a personalidade de cada um

 

Você acha que o seu gosto musical tem tudo a ver com a sua personalidade? Existem pessoas ecléticas, que apreciam ouvir de tudo um pouco. Então, o que esse gosto tão amplo revela sobre a personalidade delas?

 

Bem, de acordo com David Greenberg, que foi autor do estudo em questão, o gosto musical de uma pessoa pode sim apontar alguns de seus traços de personalidade, mas não pode defini-las – e nem teria como!

 

O estudo sobre gosto musical e personalidade foi feito com 350 mil pessoas, de mais de 50 países espalhados pelos seis continentes. Os resultados foram publicados no Journal of Personality and Social Psychology.

 

Como foi conduzido o estudo

Para o estudo, os voluntários descreveram seu gosto por 23 gêneros musicais diferentes, enquanto completavam um questionário de personalidade.

 

Os pesquisadores dividiram os tipos musicais em cinco grupos:

 

Suave está associado ao soft rock; R&B e música adulta contemporânea, incluindo letras românticas e batidas lentas;

Intenso é música mais alta e mais agressiva, como punk, rock clássico, heavy metal e power pop (como The Beatles);

Contemporâneo é a classificação de músicas eletrônica, rap, latina e euro-pop;

Sofisticado inclui música clássica, ópera, jazz;

Despretensioso abrange gêneros de música relaxante ou country.

 

Resultado da pesquisa sobre gosto musical e personalidade

Depois de reunir todos os questionários e analisá-los, os pesquisadores chegaram aos seguintes resultados:

 

Pessoas organizadas e amáveis preferem os ritmos despretensiosos;

Pessoas extrovertidas gostam mais de música contemporânea;

Pessoas mais sociáveis mostraram conexões com músicas do tipo suave, sofisticada, intensa e contemporânea.

 

O mais interessante e surpreendente para os pesquisadores foi ver como existem traços em comum entre pessoas do mundo todo, quando analisadas com base no seu gosto musical.

 

“Ficamos surpresos com o quanto esses padrões entre música e personalidade se replicaram em todo o mundo. As pessoas podem estar divididas por geografia, idioma e cultura, mas se um introvertido em uma parte do mundo gosta da mesma música que os introvertidos em outro lugar, isso sugere que a música pode ser uma ponte muito poderosa. A música ajuda as pessoas a se entenderem e encontrarem terreno comum,” disse o autor do estudo, David Greenberg, pesquisador associado honorário da Universidade de Cambridge e pós-doutorando na Universidade Bar-Ilan.

 

Ou seja, além de traçar parâmetros de personalidade, o gosto musical em comum tem o poder de atrair pessoas com características parecidas, com grande potencial de criarem um laço de amizade ou até mesmo de romance.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/gosto-musical-tracos-da-personalidade/ - por Priscilla Riscarolli – Pinterest

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc