15 minutos de exercícios por dia ajuda a reduzir a ansiedade

Jose Costa, 04 de Julho, 2022

Pode parecer um tempo curto, mas é o suficiente para estimular o cérebro e promover benefícios à saúde física e mental

 

A prática de atividades físicas possui um efeito poderoso em nosso bem-estar mental, mesmo se for realizada em períodos bem curtos. É o que aponta uma pesquisa encomendada pela empresa esportiva Asics e conduzida com 37 mil pessoas de 16 países, incluindo o Brasil. De acordo com o estudo, 15 minutos por dia de exercícios (15 minutos e 9 segundos, mais especificamente) proporcionam a melhora do mau humor, ansiedade e depressão.

 

Embora pareça pouco tempo, isso já seria o suficiente para estimular o cérebro humano com um efeito semelhante ao de certos medicamentos, mas sem os efeitos colaterais.

 

De acordo com o líder do estudo, Brendon Stubbs, pesquisador do King’s College London, no Reino Unido, a atividade física influencia numerosos mecanismos neurobiológicos e biossociais. Ao analisar dados de escaneamento facial e depoimentos de praticantes de exercícios, os pesquisadores perceberam uma melhora em dez métricas emocionais e cognitivas, como confiança, positividade, calma e foco.

 

“Não importa o tipo de atividade. O movimento pode tomar várias formas e todas oferecem benefícios para a saúde física e mental. Sabemos que exercícios aeróbicos, como corrida, esportes coletivos e treino de resistência, todos têm impacto positivo”, explica Stubbs, que é autor de mais de 200 estudos sobre exercício e saúde mental.

 

Ainda segundo a pesquisa, que levou o nome de State of Mind Index, a atividade física estimula duas áreas do cérebro, pelo menos: o hipocampo, área que está associada à memória, ao aprendizado e às emoções; e o córtex pré-frontal, que corresponde à memória e à cognição.

 

Benefícios dos exercícios físicos

Pode ser uma simples caminhada pela manhã ou uma corrida leve, mas a prática regular de exercícios traz vantagens em inúmeros aspectos — seja para a saúde mental ou física.

 

Isso porque, com a liberação de substâncias como a dopamina (associada ao prazer e ao humor), a serotonina (que faz a regulação do sono, do apetite, da memória e do ritmo cardíaco) e a noradrenalina (ligada ao humor, sono e ansiedade), a atividade física pode:

 

Promover mais energia;

Melhorar o humor e a vitalidade;

Ajuda a dormir melhor;

Diminuir o estresse;

Estimular a imunidade;

Promover o fortalecimento dos ossos, prevenindo problemas como a osteoporose.

 

Além disso, a atividade física também atua sobre o sistema imunológico, reduzindo a inflamação e prevenindo uma série de doenças.

 

“Mente e corpo são incrivelmente complexos e talhados para o movimento. A atividade física estimula sistemas neurobiológicos, imunológicos e psicológicos. Faz o que nenhum remédio é capaz de chegar perto. A tendência é que os exercícios tomem cada vez mais o lugar de medicamentos nas prescrições dos médicos”, finaliza Brendon Stubbs.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/materias/materia-22143 - Escrito por Susana Targino - Foto:Catherine Falls Commercial/GettyImages

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc