Oposição monta “ofensiva” para “frear” crescimento de Bolsonaro

Habacuque, 16 de Agosto, 2022 - Atualizado em 16 de Agosto, 2022

Gostando ou não do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), é nítido seu crescimento em todos os levantamentos nacionais realizados desde o início do ano, sinalizando não apenas um segundo turno contra o ex-presidente Lula (PT), mas uma redução assustadora nos índices em colégios eleitorais importantes, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de já abrir vantagem em todo o território de São Paulo. O que a oposição e boa parte da “grande mídia” começou a chamar de “pacote de bondades” do governo federal teve sim efeito positivo junto à população.

Sobretudo entre os mais pobres, ente os que mais precisam da “mão amiga” do poder público. E uma verdade que, geralmente é escondida, camuflada, mas que precisa ser dita e reconhecida é que boa parte da oposição no País, que tanto condenou e criticou Bolsonaro, apresentou um discurso frágil, pouco confiável, carregado de ilusões, sem contar o excesso de contradições, ao ponto de tentar e não conseguir viabilizar um único nome capaz de ir para o enfrentamento direto contra o ex-presidente e o atual. Sem apoio popular, muitos se uniram a Lula contra Bolsonaro...

E são essas contradições que praticamente selam o destino de alguns projetos políticos que, até surgiram com propostas alvissareiras para uma parcela dos brasileiros e, a depender do resultado da próxima eleição, logo cairão no esquecimento, ficarão isolados, falando sozinhos para uma pequena legião de seguidores. Uma decisão política errada em período pré e eleitoral, geralmente, coloca a perder boa parte do que vem sendo edificado. Se para construir são necessários anos e anos de estudos e dedicação, para desfazer basta uma palavra mal colocada ou um algum gesto equivocado...

Para este colunista, o tal “pacote de bondades” de Jair Bolsonaro tanto vem fazendo efeito, tanto vem contribuindo para construir um discurso mais popular, sinalizando para uma melhora na avaliação do governo como um todo, que seus principais adversários, com o apoio de alguns setores de comunicação do País, anunciaram uma nova “ofensiva” supostamente para tentar “frear” essa ascensão do atual presidente da República. A campanha eleitoral, nas ruas, na tv e no rádio, ainda está iniciando, mas nas redes sociais, reuniões familiares e grupos de amigos já está “pegando fogo”!

Ainda estamos no início de tudo e já temos pesquisas de intenção de voto para todos os gostos e percentuais diversos. Com números controversos em alguns casos, muitos até difíceis de acreditar, com cenários completamente diferentes. Mas os ataques contra Bolsonaro voltaram a ficar intensos, possivelmente, para tentar frear seu crescimento, tentar minimizar o impacto dessas medidas, além da necessidade que alguns sentem para tencionar o embate político, para este sair do campo das ideias e se inflamar nas redes. O “jogo” está apenas começando   

 

Veja essa!

Mesmo com duas decisões (TRE/SE e TSE) ratificando sua inelegibilidade, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), formalizou sua candidatura a governador junto à Justiça Eleitoral. A chapa tem a vereadora de Aracaju, Emília Corrêa (Patriota), como pré-candidata a vice.

 

E essa!

Através de sua assessoria jurídica, Valmir busca incansavelmente um recurso (autorização para ser candidato) junto à Justiça Eleitoral, e uma liminar junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). No segundo caso a tendência é a manutenção das decisões das duas Cortes; no primeiro caso seria, no mínimo, contraditório, o TRE lhe tornar inelegível e permitir sua candidatura. Essa “conta” não fecha...

 

A verdade

A grande verdade é que Valmir (leia advogados) sabe que não reúne condições legais para disputar a eleição e isso já vem sendo dito neste espaço há algum tempo. Mas ele precisa viabilizar a candidatura de Eduardo Amorim (PL) para o Senado, além dos proporcionais que precisam de um majoritário que “puxe votos”...

 

Criar confusão

Para este colunista a postura de Valmir, de insistir no discurso de que será candidato, se por um lado pode viabilizar as candidaturas proporcionais do PL, em tempo, também cria uma grande confusão na cabeça do eleitorado que vai ter que esperar um posicionamento oficial e definitivo da Justiça Eleitoral indeferindo seu registro.

 

E Emília?

Resta saber se, quando ratificado esse indeferimento, como reagirá a cúpula do PL e do agrupamento sobre a substituição do nome de Valmir, na cabeça da chapa, pelo da vice e vereadora ética Emília Corrêa. Ou será que vão apresentar uma “terceira alternativa” para a população?

 

Bomba!

Sem o apoio financeiro necessário para tocarem suas respectivas campanhas, alguns proporcionais já teriam até assumido um compromisso com outro majoritário e podem “saltar do barco” que se encontram, em breve.  Podem até antecipar a decisão renunciando suas respectivas candidaturas.

 

Exclusiva!

A informação é que um deputado estadual, cotado para disputar a reeleição, a depender das circunstâncias, a qualquer momento pode anunciar a desistência, mas não ficará fora do pleito: já teria um “plano B” pronto caso fique fora da disputa. Os bastidores do Poder estão “pegando fogo”...

 

Pedrinhas, Pedrinhas...

Seguem as denúncias com relação a atual gestão municipal que, pelo visto, não está muito pouco preocupada com a legalidade e moralidade de alguns de seus atos! A mais recente trata-se de uma licitação onde tudo que existe de irregularidade foi praticado para supostamente beneficiar uma empresa que sequer atende às exigências  mínimas para ser habilitada em um certame! Em breve mais detalhes...

 

Alô Emsurb!

Existem fortes denúncias, com relação às feitas livres da capital, sobre supostos descumprimentos contratuais, negligência e prevaricação; estas seriam algumas das práticas realizadas por servidores municipais que, certamente, terão que se justificar nas instâncias competentes por suas ações! Este colunista tratará, uma por uma, das “travessuras” praticadas de forma “equivocada” e que têm ido de encontro com os princípios legais...

 

Alô Simão Dias!

O comentário é que o cirurgião-dentista e atual vice-prefeito, Renaldo Prata (PV), poderá sair da Secretaria Municipal de Saúde de Simão Dias. Estipulam que a mudança deva ocorrer em até 60 dias, logo após as eleições deste ano. Na cidade o nome do substituto já estaria sendo “ventilado”: o enfermeiro Eduardo Marques Sobrinho.

 

Fim da corrupção?

O antigo prédio onde funcionava o Deotap (Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária), na esquina das avenidas Barão de Maruim com Hermes Fontes, está em reforma. Ao que parece, algum órgão de fiscalização deverá funcionar no local, como o Ministério Público ou o próprio Deotap. Recentemente, foi vista uma grande placa sendo colocada no local com os dizeres “O fim da corrupção em Sergipe começa aqui”. A placa vem despertando a curiosidade de quem transita pelo local. Fica a expectativa até o fim do mistério...

 

Comitê

Nesta quarta-feira (17), o candidato ao governo de Sergipe pelo PSD, Fábio Mitidieri lança Comitê Central de campanha, às 18 horas. O espaço está localizado na Barão de Maruim, Centro de Aracaju, e será ponto de apoio para distribuição de material, reuniões. O lançamento promete reunir lideranças políticas de todos o estado e apoiadores de Fábio Mitidieri, cujas principais propostas para administrar Sergipe são geração de emprego e renda, inclusão social e melhoria dos serviços de saúde.

 

Cidadão Aracajuano

Rodrigo Torres da Silva Calfa será agraciado com o Título de Cidadão Aracajuano concedido pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A cerimônia de entrega da honraria ao corretor de imóveis e empresário acontecerá nesta terça-feira (16), às 16 horas, no plenário da CMA. O título é uma propositura do então vereador José Américo Santos de Deus (PSD) pelos relevantes serviços prestados há quase 20 anos na Capital sergipana.

 

Fábio Mitidieri I

As propostas do Plano de Governo da chapa formada por Fábio Mitidieri e Zezinho Sobral para a educação pública de Sergipe nos próximos quatro anos incluem o investimento na saúde mental dos jovens sergipanos, assegurando o cumprimento da lei nº 13.935/2019, que prevê a contratação de psicólogos e assistentes sociais para o acompanhamento dos estudantes das escolas públicas estaduais.

 

Fábio Mitidieri II

Atualmente, os estudantes de Sergipe contam com um Núcleo de Apoio Socioemocional, em funcionamento dentro da Secretaria de Estado da Educação. O projeto de Fábio prevê que cada escola tenha, ao menos, um profissional da Assistência Social e um de Psicologia, buscando a melhoria do processo de aprendizagem e das relações entre os estudantes, professores e comunidade escolar. 

 

Fábio Mitidieri III

Fábio já declarou que se preocupa com a saúde mental dos jovens e que criará um projeto de lei estadual que garanta o atendimento diretamente nas escolas da rede pública. “Os nossos jovens estão precisando de apoio psicológico e o melhor é que esse atendimento seja ofertado nas escolas, onde eles passam boa parte do dia. Durante a construção do nosso Plano de Governo, essa foi uma preocupação minha e de Zezinho”, reafirma.

 

Danielle Garcia I

Uma das pautas defendidas pela delegada Danielle Garcia (Podemos), candidata ao Senado, é a construção e execução de um projeto voltado ao desenvolvimento do turismo em Sergipe. E uma visita realizada por ela à Praia do Abaís, reforçou a necessidade de ações e investimentos no setor.

 

Danielle Garcia II

“É na base do diálogo que seguimos construindo as propostas e fortalecendo a nossa candidatura. Na Praia do Abaís não foi diferente. Na conversa com os comerciantes, ficou clara a necessidade de mais investimentos no turismo, estruturando e divulgando nossos potenciais, a exemplo do nosso litoral. Poderemos, assim, gerar mais empregos e renda e, consequentemente, alavancar a economia”, destacou Danielle Garcia.

 

Danielle Garcia III

Os comerciantes também relataram as dificuldades enfrentadas ainda pelos efeitos da pandemia. “O Estado deveria ser um fomentador, por meio do Banese, garantindo o acesso ao crédito com condições diferenciadas para estes pequenos empreendedores", afirmou a delegada Danielle. A candidata ao Senado estava acompanhada dos candidatos a deputado federal Ivan Leite (PSDB) e Fabrício Cardoso (Podemos), e da candidata a deputada estadual, Adriana Leite (Podemos).

 

Posse no Senac I

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade empossou o gestor Marcos Antônio Moura Sales na Diretoria Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Sergipe. Marcos Sales, é empresário e já atuou em cargos de liderança na esfera municipal, estadual e federal.

 

Posse no Senac II

O presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, iniciou sua fala parabenizando o Senac pelos seus 75 anos de história. “Temos aqui no Senac uma história de lutas e vitórias. Somos um sistema de excelência e temos o dever e a obrigação de sempre perfeiçoar. Quero, ao final da minha gestão, ter a certeza de que entreguei um trabalho de excelência, pois com humildade, simplicidade e diálogo, nós chegaremos ao objetivo”, destacou.

 

Luciano Paz I

O candidato a deputado estadual e ex-secretário da Saúde de Aracaju, Luciano Paz (Podemos), comentou sobre a educação em Sergipe durante entrevista à Rádio Jornal FM 91.3. “Porque Sergipe não desenvolve? Um dos motivos é falta de uma educação pública de qualidade. Você pega um adolescente que sai do 3° ano do ensino médio, ele faz a prova de matemática e português do Ideb, aplicadas pelo MEC, e tira 3.3. Quem é que tira nota 3.3 e passa de ano?”, questionou.

 

Luciano Paz II

“E que empresa que vai querer contratar um adolescente que tira essa nota no mercado de trabalho? Então a gente precisa mudar essa estrutura, que não está dando bons resultados”, afirmou Luciano, destacando a necessidade de reforço escolar e implementação de escolas em tempo integral. Outro tema abordado foi sobre a saúde pública, que deixa muito a desejar para o cidadão. “Se não tem competência para ser gestor, pelo menos deveria ter piedade do cidadão”, disse Luciano Paz.

 

Luciano Paz III

Para o candidato a deputado estadual pelo Podemos, o cenário piorou nos últimos anos. “Eu fiquei meio afastado do cenário durante esse período. Mas aí eu falei ‘vou olhar como é que está a saúde hoje’. Parece que está pior. Eu vi na página do Ministério Público e está lá: ‘Ministério Público obriga Estado a fazer cirurgia cardíaca’. Precisa de ação judicial para isso? Quem é que não sabe que uma pessoa que precisa de uma cirurgia cardíaca não é urgente? ‘Justiça Federal determina que amplie vagas de hemodiálise em Itabaiana e Glória’, enquanto está essa ação correndo na justiça quantas pessoas deixaram de ser atendidas? É preciso enxergar e ter piedade do cidadão”, criticou Luciano.

 

Ernan Sena I

O candidato ao cargo a deputado estadual e presidente do licenciado do Club Sportivo Sergipe, Ernan Sena, esteve reunido com representantes da Federação Sergipana de Remo. A ação teve como objetivo ouvir as demandas da modalidade para e buscar mais incentivo para a divulgação do esporte em Sergipe. “O nosso objetivo é ouvir a demanda de todos os esportes com a finalidade de estimular a prática. A ideia é abraçar o esporte em todas as suas vertentes e não ficar somente limitado ao futebol", afirmou Ernan Sena.

 

Ernan Sena II

Durante a reunião com os representantes do remo, Ernan Sena pode ouvir entender as demandas da modalidade que vão desde a estrutura para a prática esportiva até questões ambientais. “Quando se pensa em Remo também se pensa meio ambiente. Alguns dos nossos rios estão assoreados é preciso pensar na preservação deles. A colocação também de rampas de acesso entre pier e o rio também deve ser pensada”, destacou Geraldo Porto presidente da Federação Sergipana de Remo.

 

SergipeTec I

O SergipeTec vai promover na tarde desta terça-feira (16), o Lab de Inovação Aberta “InovAtiva Conecta”, evento executado pela Fundação CERTI, cujo objetivo é ensinar a prática de inovação aberta e facilitar a aproximação entre empresas e startups. Será realizado no auditório do parque tecnológico a partir das 13h30 e seguirá com programação até as 19h. 

 

SergipeTec II

O Lab será composto por palestras sobre a prática e teoria da inovação aberta, cases de sucesso, problemas comuns na relação entre empresa-startup e como funciona a inovação aberta na prática, dinâmicas de apresentação de pitches e interação entre startups e empresas. O evento já foi realizado em Fortaleza (CE) e em Caxias do Sul (RS) e após a edição sergipana, acontecerá em Goiânia-GO no dia 14 de setembro. 

 

SergipeTec III

O InovAtiva Conecta é o braço do InovAtiva Hub que facilita conexões entre startups e outros atores do ecossistema de inovação e o Lab é um evento que se propõem a levar conhecimento e conexão através de palestras e workshops com especialistas na área e rodadas de negócios entre corporates, startups e organizações, facilitando assim um dia de imersão e negociações em prol das soluções e negócios inovadores.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc