Dinheiro que “bancou” a corrupção vai para obras e “salva” Estados e Municípios

Habacuque, 29 de Junho, 2020 - Atualizado em 30 de Junho, 2020

A verdade que muitos setores da “grande mídia” escondem da sociedade brasileira é que o País atravessa um novo momento do ponto de vista da aplicação dos recursos públicos. E essa constatação está sim relacionada com a chegada de Jair Bolsonaro (sem partido) à presidência da República. E a questão aqui não é gostar ou desgostar do chefe do Executivo, mas de reconhecer que o dinheiro que pertence à população, fruto da arrecadação de impostos passou a ter uma nova direção.

Algo que deveria ser comum, algo “normal” em Países desenvolvidos, para uma Nação em constante “desenvolvimento” o excesso de corrupção, sobretudo no setor público sempre foi motivo de vergonha internacional. Ao ponto dos investidores internacionais pensarem duas ou mais vezes antes de apostarem no mercado brasileiro. Muitos, inclusive, findaram desistindo do nosso País por avaliarem o “pedágio” aqui muito alto, incomum e fora da realidade.

O dinheiro que deveria ser revertido em ações e obras que servissem ao coletivo, ora parcialmente ou até de forma integral, tinha “outra destinação”. Seria um exagero dizer que a corrupção acabou no Brasil, mas é real reconhecer que os tempos são outros. Temos obras impactantes de infraestrutura em todas as regiões do País e aqui em Sergipe, só a duplicação da BR-101, iniciada ainda nos governos de Fernando Henrique Cardoso, agora já vive um ritmo diferente, com metas anuais estabelecidas.

Um bom exemplo é a polêmica obra de transposição de parte das água do rio São Francisco para o Nordeste Setentrional. Apesar de muito questionada, a obra recebeu o investimento de milhões de recursos por governos anteriores, o eixo norte (divisa entre Pernambuco e Ceará), iniciado em 2007 e com prazo de conclusão em cinco anos, acaba de ser inaugurado. A ferrovia transnordestina, iniciada em 2006, ficou cerca de três anos completamente parada, mas foi retomada e deve ser concluída no atual governo.

Em síntese, o dinheiro que por anos vinha bancando a corrupção no Brasil, agora começa ser investido na prática. O maior exemplo é a eterna rodovia Transamazônica! E, diante da pandemia do novo coronavírus, esta constatação ficou mais evidente. Estados e Municípios, desde março, estabeleceram medidas de isolamento social e fechamento de várias áreas do setor produtivo. O desemprego cresceu, a arrecadação despencou e, ainda assim, o “contestado” governo federal foi decisivo!

Ninguém imaginava que o isolamento durasse tanto tempo; já são quase quatro meses com o governo nacional salvando e garantindo as folhas de pagamento de governadores e prefeitos brasileiros e seus respectivos fornecedores; foram três parcelas de auxilio emergencial e virão mais três; antecipação do FGTS e pagamento de parte dos salários dos trabalhadores de empresas privadas. Tudo sem paralisar obras e investimentos para a Saúde! O dinheiro público hoje, de fato, serve ao povo brasileiro. Já era hora...

 

Veja essa!

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Sobral (PODE), em entrevista ao CINFORM, confirmou que pretende disputar a Prefeitura de Aracaju, diz que tem o apoio da Executiva Nacional de seu partido e que já vê certo “cansaço” em torno do projeto de reeleição do prefeito Edvaldo Nogueira.

 

E essa!

Na entrevista Zezinho lembra que Edvaldo já vem à frente da gestão municipal há quatro mandatos e que a política de Aracaju necessita de uma renovação, com a presença de novos nomes, de novos líderes. Ele, inclusive, confirma conversas com outros partidos para fortalecer sua pré-candidatura.

 

Coincidência?

No mesmo dia em que Zezinho Sobral anuncia que é pré-candidato a prefeito de Aracaju, eis que logo veio a resposta do “sistema”: por conta de sua presença em um ato político recente, supostamente realizado em Japaratuba, logo começaram a especular e colocar a liderança de Zezinho em dúvida.

 

Questão política I

Um dos questionamentos se deu porque Zezinho Sobral se encontrava em Japaratuba, possivelmente em um evento do agrupamento da atual prefeita Lara Moura, que tenta a reeleição. Zezinho apoia o ex-prefeito Hélio Sobral, que deve compor a chapa com Lara, agora como candidato a vice-prefeito.

 

Questão política II

Na avaliação deste colunista isso não passa de mais uma “desculpa” para tentar macular uma pré-candidatura de Zezinho em Aracaju. Aqui, por exemplo, apesar de não anunciar isso publicamente, o prefeito Edvaldo Nogueira terá o apoio formal do PSC e do ex-deputado federal André Moura, esposo da prefeita de Japaratuba, Lara Moura. Tudo junto e misturado...

 

Leitos de UTI I

Ainda na entrevista para o CINFORM, Zezinho Sobral reforçou que para a PMA construir um leito de UTI não precisa, obrigatoriamente, fazer um leito no hospital de campanha. “É possível contratar um leito viável, como fez no Hospital Universitário. Lá temos 14 leitos, mas ainda acho pouco! Esse recurso foi pago direto pelo Ministério da Saúde. Eu acho que a Prefeitura poderia aportar recursos e ajudar na contratação”.

 

Leitos de UTI II

“O Estado está regulando os leitos, ou seja, o paciente vai para qual leito e para qual região? Isso é uma inteligência! Mas eu entendo que contratar mais leitos e colocar à disposição da regulação é algo que poderia ter sido feito. Eu acho que a Prefeitura deve ajudar, até pelo tamanho e pelo volume, pela complexidade e como a PMA desonerou-se de muitos compromissos, passando todo o Hospital Cirurgia e o Hospital São José para o Estado, ela já economizou muito dinheiro”, completou Sobral.

 

Janier Mota I

A deputada Janier Mota (PL) parabeniza a coordenadora da Central de Regulação de Urgências, enfatizando que a médica é um verdadeiro exemplo e, em nome dela, saudou todos os profissionais da saúde. “A Dra. Zildete Cibele é atualmente a coordenadora da Central de Regulação de Urgências (CRU/SAMU) e é ela que está por trás do gerenciamento de um grande sistema que aloca pacientes nos hospitais. E ela faz isso todos os dias, quase que 24h e ainda por cima: grávida”.

 

Janier Mota II

“Nesta pandemia, ela está fazendo um trabalho incansável na busca de acomodar o paciente no melhor local possível, se dedica dia e noite na coordenação, no sentido de destravar o sistema, visto que a demanda por vagas aumentou absurdamente. É um verdadeiro exemplo, pois faz isso tudo estando grávida e não mede esforços. Merece aplausos e em nome dela, dou meu muito obrigada a todos os profissionais de saúde”, disse Janier Mota.

 

Alô Laranjeiras!

Quem da cúpula municipal não conhece ou já ouviu falar no nome Valdecir? Há quem diga que o rapaz é responsável por um verdadeiro “estrago” na cidade “autorizando” e “cobrando” serviços que, segundo ele, tem o aval superior. Quando a “bomba” estourar, quando as “operações” ocorrerem, o desespero vai ser grande. Digo é nada...

 

Alô Feira Nova!

Em Feira Nova a confusão é grande com a postura do prefeito que, segundo denúncias, estaria extrapolando na sua missão de autoridade municipal, tentando inviabilizar contratos quando não tem seus desejos realizados. Alô prefeito! Os empresários só podem prestar os serviços, previstos contratualmente, e tudo o é realizada “a mais ou a menos” é objeto de “acréscimo ou supressão”. Tem que avisar aos “menininhos de painho” que só vale aquilo que está escrito...

 

Alô Dores!

O vereador Fabrício (Cidadania) de Nossa Senhora das Dores denuncia o descaso do governo do Estado com a rodovia SE-339, no trecho que corta cidade e que é conhecida como “Pista de Capela”. O vereador gravou um vídeo no local que encontra-se intransitável e cobra reparos urgentes por parte do DER. 

 

Alô São Cristóvão!

A pedido do Ministério Público de Sergipe, o Poder Judiciário concedeu liminar e determinou que o Estado de Sergipe e o Município de São Cristóvão tomem as providências necessárias para solucionar, no prazo de 90 dias, os problemas dos serviços odontológicos das Unidades Básicas de Saúde do município referido, conforme disposições técnicas do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE).

 

Serviços precários

A Promotoria de Justiça propôs Ação Civil Pública (ACP) após ter recebido relatórios técnicos do CRO-SE a respeito de algumas Unidades Básicas de Saúde no Município de São Cristóvão estarem prestando serviços odontológicos de forma precária, ou não prestarem atendimento.

 

Irregularidades

Segundo o MP, diante do relatório técnico, foi possível perceber que problemas identificados nos anos de 2013 e 2015 não foram resolvidos, bem como vários deles sofreram agravamento, culminando, inclusive, com a “Interdição Ética do Exercício Profissional Odontológico”, nos serviços da Unidade de Saúde de Família Maria Alice Freire, no Povoado Pedreiras. Alegou, ainda, que foram apontadas inúmeras irregularidades, muitas delas vedadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que agrava, ainda mais, a situação narrada.

 

Manoel Costa Neto

“A situação atual das localidades em questão é insalubre e apresenta risco à saúde humana, podendo ainda causar danos à população que busca atendimento, como também aos funcionários das Unidades de Saúde. Estas estão necessitando de uma intervenção imediata, tendo em vista as constatações das irregularidades que põem em risco a segurança e a saúde, bem como, o bom atendimento dos pacientes”, frisou o juiz da 1ª Vara Cível de São Cristóvão, Manoel Costa Neto.

 

Multa diária

Em caso de não cumprimento no prazo concedido, o Estado de Sergipe e o Município de São Cristóvão, representados pelo secretário de Estado da Saúde e pelo prefeito Municipal, respectivamente, devem pagar uma pena de multa diária no valor de R$ 10,000,00, sem prejuízo do enquadramento no Crime de Desobediência.

 

Reunião PSDB e PSB

O presidente Estadual do PSDB de Sergipe, o ex-senador Eduardo Amorim; e o presidente do Diretório de Aracaju, Acácio Cardoso; receberam a visita do presidente Estadual do PSB, o ex-deputado federal Valadares Filho. Na oportunidade, eles conversaram sobre as eleições deste ano e o futuro político dos dois partidos.

 

Joaquim do Janelinha I

O jovem gestor José Joaquim Santos Nascimento, conhecido como Joaquim do Janelinha, apresenta-se como pré-candidato a vereador por Aracaju pelo PROS. Já mostrou capacidade de articulação coordenando campanhas políticas. Hoje, à frente do Colégio Janelinha do Saber, localizado no conjunto Augusto Franco há 32 anos, Joaquim se destaca como líder e grande gestor.

 

Joaquim do Janelinha II

Joaquim do Janelinha conta com o apoio de um grande número de comerciantes do conjunto Augusto Franco. Além disso, é idealizador do projeto social Mais Saúde, no conjunto Paraíso do Sul. Segundo o ex-deputado estadual Robson Viana, Joaquim do Janelinha será a grande revelação nas eleições de 2020.

 

Anderson de Tuca I

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 16% das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos já sofreram algum tipo de abuso. Os estudos ainda revelam que, um a cada seis idosos já foram vítimas de violência ou crimes, os quais se enquadram na degradação de sua integridade física ou mental.

 

Anderson de Tuca II

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), a maior ocorrência destes crimes no estado se caracterizam por abuso psicológico – quando o idoso é tratado de forma humilhante e com palavras que baixem a sua autoestima, extorsão de dinheiro ou benefícios para outros fins que não sejam o cuidado à vítima, negligência em quadros de saúde que o idoso precisa de assistência médica, além de violência física e sexual.

 

Anderson de Tuca III

Diante desta problemática, o vereador Anderson de Tuca (PDT) faz um apelo à sociedade sergipana para que volte sua atenção para a causa da pessoa idosa, para que assim, os crimes cometidos sejam devidamente denunciados às autoridades competentes, a fim de que que providências possam ser tomadas. Anderson ainda ressalta que os idosos merecem acolhimento, carinho e atenção, pois em um futuro próximo, quem lida com a pessoa idosa também será idoso, não imaginando o que pode vir nesta fase de sua vida.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc