Apoio de Gilmar pode encaminhar ida de Danielle Garcia ao 2º turno em Aracaju

Habacuque, 04 de Julho, 2020 - Atualizado em 05 de Julho, 2020

Alguns “especialistas” ouvidos por este colunista a respeito da eleição municipal em Aracaju apontam o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) com “elevada vantagem” em relação aos demais sobre seu projeto de reeleição. Acreditam que a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) findou sendo “positiva” para o agora pedetista por dois motivos, em especial: primeiro pela exposição na mídia, pelo fato de ser a maior autoridade do município no momento; segundo porque a oposição não estaria “alinhada” ainda, fator que “facilitaria a vida” do prefeito.

Na avaliação deste colunista o entendimento sobre o cenário “diverge” um pouco dos demais: Edvaldo pode ter sim uma exposição maior, do ponto de vista midiático nesta pandemia, mas resta saber o que o “outro lado da tela” está pensando? Qual a leitura sobre essa exposição? Tem sido positiva ou negativa, do ponto de vista do combate à pandemia, por exemplo? Sobre a oposição seguir sem alinhamento isso realmente pesa na decisão da “corrida eleitoral”, mas como ninguém iniciou a campanha e como houve a prorrogação da eleição, ainda há tempo para tornar a disputa mais equilibrada...

O “fato novo” nessa pré-campanha certamente é o apoio do jornalista e deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) para a pré-candidatura da delegada de Polícia Civil, Danielle Garcia (Cidadania). Não que essa “aliança” vai definir a eleição, mas de uma forma geral há um “peso positivo” nesse apoio porque em qualquer levantamento que for feito em Aracaju, Gilmar sempre aparece muito bem posicionado, mesmo que diga que não é pré-candidato. Isso não quer dizer que represente “transferência direta” de votos, mas há de lembrar que Danielle já aparece sempre bem posicionada...

Contra ela pesa a falta de um discurso “mais politizado” e a decepção que muitos sergipanos acumulam com seu “padrinho político”, o senador Alessandro Vieira (Cidadania). Este último, inclusive, pode atrapalhá-la muito, em especial, por sua postura no Congresso Nacional. Ele obteve uma votação impressionante em 2018, mas em BSB, por exemplo, tem defendido “bandeiras” que, no momento, não são tão relevantes pelo menos para a maioria os sergipanos. Se conseguir ter o apoio de Alessandro sem ficar “dependente”, Danielle pode avançar...

Mas ainda sobre o apoio de Gilmar, e diante da declaração do ex-senador Eduardo Amorim de que o PSDB tem conversado com a delegada e com Milton Andrade (PL), há de se considerar que ao menos uma parte da oposição começa a “montar o quebra-cabeça”, fator que pode impulsionar a pré-candidatura de Danielle. Há ainda neste contexto o DEM com a também delegada Georlize Teles; o PSB com Valadares Filho; o PP com Marco Pinheiro; e o Democracia Cristã com Paulo Márcio. O PT, com Márcio Macedo, vai ter que buscar um “alinhamento” político...

Há de se considerar ainda a pré-candidatura de Zezinho Sobral (PODE), que também já vem conversando com setores da oposição. São “costuras” que se intensificarão até as convenções. Quase todos esses nomes devem continuar na oposição a Edvaldo Nogueira. Formam quase que um “consenso” pela necessidade de renovação no comando da Prefeitura de Aracaju. E há de se pontuar que Danielle deu um “passo à frente” com o apoio de Gilmar, um comunicador que conhece os problemas da cidade e que pode encaminhar a ida dela para o 2º turno da eleição na capital...

 

Gilmar Carvalho

O radialista decidiu, então, manifestar seu apoio à pré-candidatura do Cidadania. “A delegada Danielle Garcia representa o que Aracaju precisa nesse momento para uma virada na sua história. Sua coragem permitirá fazer as mudanças que precisam ser feitas; seu compromisso com o combate à corrupção guiará seu mandato; e o povo aracajuano voltará a ter uma liderança que se preocupa com o povo, não com partidos e conchavos”, disse Gilmar Carvalho.

 

Danielle Garcia

Danielle Garcia também se manifestou em suas redes sociais. “Recebo com muita responsabilidade, porque sei o que representa ter Gilmar ao nosso lado nessa caminhada”, disse. Os dois estarão juntos para falar desse apoio no domingo, dia 5, às 19h, em uma live pelas suas redes sociais. 

 

Veja essa!

Em live realizada nessa sexta-feira (3), o deputado federal Valdevan 90 (PSC) disse ao radialista Cleones Menezes que é sim pré-candidato ao Senado Federal em 2022. Há quem não acredite nas pretensões do parlamentar, mas é bom lembrar que muitos duvidavam e, ainda assim, ele venceu a eleição em 2018...

 

E essa!

Da mesma forma como viu excessos de alguns setores sobre Valdevan 90 e Zezinho Sobral (PODE) flagrados em eventos com aglomeração de pessoas nessa pandemia, este colunista também soma o mesmo entendimento para o deputado Samuel Carvalho (Cidadania) que, após ter a confirmação de COVID-19, recebeu em seu condomínio cinco membros de sua equipe de trabalho para uma oração.

 

Sensacionalismo

Não é a primeira vez que este colunista rebate posicionamentos oportunistas, “recheados” de sensacionalismo e carregados de hipocrisia. Samuel, por exemplo, até onde se tem conhecimento, não “fez festa”, mas uma corrente de oração. Talvez até tenha feito para comunicar sua equipe e detalhar os trabalhos enquanto estará em isolamento.

 

Hipocrisia

E quando fala que é hipocrisia é pelo simples fato de você percorrer vários bairros e avenidas, até o centro comercial de Aracaju, e perceber que não temos qualquer isolamento. As autoridades competentes perderam o respeito da sociedade e, por mais que digam que os deputados dão um mau exemplo, tencionar isso diante do que vemos diariamente é sim “forçar a barra”!

 

Exclusiva!

Este colunista não é da linha de fazer intriga com outros colegas jornalistas ou veículos de comunicação, mas o membro de uma empresa do Estado, que adora criticar e condenar “posturas alheias” foi flagrado em uma live realizada no interior do Estado, recentemente, em meio uma grande aglomeração e sem máscara! Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço...

 

Iraldir Silva I

O presidente da Asese, Iraldir Silva, acompanhado do vereador de Aracaju, Américo de Deus (PSD), se reuniu com a Diretoria do Banese. Estavam presentes o presidente Helom Silva e os diretores Olga Carvalhaes e o técnico Anderson Santana. O presidente interino abriu um canal de diálogo e se colocou à disposição da Asese. 

 

Iraldir Silva II

“Apresentamos algumas reivindicações dos servidores e solicitamos ações imediatas para amenizar o sofrimento desses clientes nesse período de pandemia. Os diretores da entidade pediram um prazo de 72h para analisar as reivindicações da Asese e já deixamos agendada uma nova reunião para a próxima terça-feira (7), onde estaremos discutindo esses prováveis benefícios aos servidores”, explica Iraldir. 

 

Américo de Deus

O vereador acompanhou os representantes do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe durante uma fiscalização no Hospital de Campanha da Prefeitura de Aracaju. São vários os questionamentos a respeito da falta de leitos de UTI e do funcionamento de apenas 50% da capacidade daquela unidade.

 

Ainda João Alves!

Ex-secretário de Estado, Sérgio Fontes, entrou em contato com este colunista para dar seu testemunho sobre o ex-governador João Alves Filho. “Parabéns pela homenagem justa e merecida ao melhor Governador da História Política de Sergipe. Tinha uma visão de futuro muito diferente dos seus antecessores e sucessores. Homem capaz de dedicar a sua inteligência e competência em favor dos seus conterrâneos e do seu Estado. Homem reto, digno e acima de tudo comprometido com o desenvolvimento de Sergipe”.

 

Sérgio Fontes I

“Fui seu auxiliar em todos os três governos e na Sudene, quando esteve à frente do Ministério do Interior e jamais vi de sua parte qualquer retaliação com seus adversários, sempre teve comportamento Republicano porquê sempre pensou no bem estar da população Sergipana. Ouvia com atenção à todos e decidia as grandes Políticas de Desenvolvimento, com bom senso, avaliando sempre o que poderia ser o melhor para os mais necessitados e levar o máximo possível de qualidade de vida para a sua gente”, recordou Fontes.

 

Sérgio Fontes II

O ex-secretário ainda acrescentou dizendo que “meu Deus, como ele (João Alves) faz falta em um momento tão difícil em que o Estado de Sergipe e o Brasil estão passando. Como nós precisamos da sua Lucidez e Velocidade de Raciocínio para solucionar os problemas que se apresentam no dia a dia de uma gestão, voltada pelo bem estar de um povo tão sofrido e carente de líder, na concepção mais pura da palavra. Que Deus lhe dê o menor sofrimento possível e que possa recuperar sua saúde”.

 

Pirambu/Brejo Grande

Um leitor bem avisando, diante a homenagem ao “tocador de obras” que é o ex-governador João Alves Filho, entrou em contato com a coluna para lembrar da importante obra da rodovia que ligará os municípios de Pirambu a Brejo Grande, e que tende a impulsionar o turismo do litoral Norte, inclusive explorando de forma sustentável às belezas naturais do Pantanal de Pacatuba e que faria um “elo” com Alagoas, com a construção da ponte sobre o Velho Chico, entre Brejo Grande e Piassabuçu (AL), aproximando nossa capital de Maceió.

 

CRA-SE

O Conselho Regional de Administração (CRA-SE), seccional Sergipe, com outorga do Conselho Federal de Administração (CFA), torna público o edital de convocação da eleição 2020. O pleito acontecerá no dia 28 de outubro de 2020, através do site www.votaadministrador. org.br . Os credenciados, que estão em situação legal com o órgão, também terão a opção de votar de forma física em local designado para pleito.

 

Preenchimento das vagas

A eleição é para preenchimento das vagas no CRA: três para Conselheiros Regionais Efetivos, três para os seus respectivos Suplentes, com mandatos de quatro anos, de janeiro/2021 a dezembro/2024; e uma para Conselheiro Regional Suplente, com mandato de 2 (dois) anos, de janeiro/2021 a dezembro/2022.

 

Voto obrigatório

De acordo com o atual presidente do CRA-SE, o voto é obrigatório para todos os credenciados em dia com a entidade e facultativo para pessoas maiores de 65 anos. “Considera-se apto para votar aqueles que estão quites as anuidades ou, em caso de parcelamento, estejam com as parcelas vencidas em dia até 60 dias antes da eleição”, afirmou Sidney Vasconcelos.

 

Inscrições

Os interessados em participar do pleito como candidatos terão que apresentar a inscrição da chapa até as 18h, do dia 4 de agosto de 2020, na sede do CRA-SE, situado na Rua Senador Rollemberg, nº 513, Bairro: São José, Aracaju/SE, CEP- 49015-120.

 

Luciano Pimentel I

Em sessão remota da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Luciano Pimentel aproveitou a presença do secretário Ubirajara Barreto para reforçar a importância das indicações de sua autoria que foram encaminhadas para Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), além de questionar o gestor sobre a situação dos imóveis localizados na Praia da Caueira, em Itaporanga D'Ajuda.

 

Luciano Pimentel II

O parlamentar destacou algumas solicitações relacionadas ao recapeamento e a recuperação das rodovias estaduais em Aquidabã, Graccho Cardoso, Simão Dias e Poço Verde, evidenciando a necessidade de assegurar que os sergipanos possam trafegar com segurança por todo estado. Um dos exemplos citados por Luciano Pimentel foi a Rodovia Arnaldo Garcez (SE-265), entre Itaporanga e Lagarto.

 

Luciano Pimentel III

“Se trata de uma rodovia bastante representativa para região, que passa pelo Povoado Sapé e possui um grande significado para economia local, pois atende uma quantidade enorme de pessoas que vão de Itaporanga até o Gravatá chegando ao município de Lagarto. Nesse sentido, o recapeamento da Arnaldo Garcez é fundamental garantir o bom fluxo dos veículos e a segurança de todos que passam por ela”, destacou Luciano Pimentel.

 

Caueira

Na sequência, o deputado recordou a decisão judicial que determinou a proibição de construções e reformas de imóveis na Praia da Caueira. De acordo com ele, o tema foi debatido à exaustão durante o ano passado e com a sanção da Lei n. 8.634/2019, que institui o Plano e o Sistema Estadual de Gerenciamento Costeiro, se levantou a possibilidade de chegar a uma solução viável do ponto vista ecológico, econômico e social.

 

Iran Barbosa I

O deputado Iran Barbosa (PT) aproveitou a presença do secretário para solicitar relatórios que detalhem a situação da malha viária sob responsabilidade do governo estadual; as condições de abastecimento de água nas comunidades em que ocorrem problemas de atendimento; e, também, informações sobre o avanço dos empreendimentos de carcinicultura em Sergipe e seu impactos ambientais e humanos”.

 

Iran Barbosa II

Iran destacou que, mesmo diante da pandemia do coronavírus, o seu mandato se manteve atento aos problemas nos municípios sergipanos e vem apresentando inúmeras Indicações aos órgãos e secretarias do Estado para atender às diversas demandas das comunidades que são identificadas pela sua assessoria ou diretamente pelo próprio parlamentar.

 

Iran Barbosa III

“O que temos de planejamento, do ponto de vista da infraestrutura do estado, para garantir a boa circulação nas malhas viárias que são estratégicas para o deslocamento da população sergipana? É preciso que se garanta o trânsito das pessoas das cidades do interior para os locais onde tenham melhor cobertura assistencial em relação à Covid-19”, disse.

 

Vacina I

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) decidiu estender e ampliar a administração de doses da vacina contra a Influenza. Agora, a aplicação está aberta para todos os públicos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios sergipanos, de acordo com a duração dos estoques que ainda estão disponíveis.

 

Vacina II

A meta de vacinação para Sergipe atingiu 91,52% com a administração de 479.554 mil doses, porém, os grupos prioritários de crianças, puérperas, gestantes e adultos de 55 a 59 anos ainda não atingiram a meta global definida pelo Ministério da Saúde (MS).

 

Anderson de Tuca I

O vereador Anderson de Tuca (PDT) alerta a população para a importância da vacinação neste momento pandêmico e orienta aos cidadãos que ainda não se vacinaram, para procurarem a UBS de seus bairros e verificarem a disponibilidade da vacina.

 

Anderson de Tuca II

“Neste momento, no qual enfrentamos uma pandemia causada por outro vírus, o covid-19, devemos ter consciência da importância da vacinação contra a gripe influenza, para que esta seja um problema a menos para nós. O período de campanha já acabou, mas diante das diponibilidades das doses e a ampliação da campanha, o cidadão deve procurar a Unidade de saúde mais próxima portando seu documento de identificação, cartão do SUS e bem como, a carteirinha de vacinação. É preciso ficar imune”.

 

Ibrain Monteiro I

O deputado estadual Ibrain Monteiro (PSC) parabenizou o colega e deputado Gilmar Carvalho, essa semana, pelo projeto de lei apresentado e aprovado que dá preferência as empresas com matriz em Sergipe nas compras de utensílios por órgãos públicos para combater o coronavírus.

 

Ibrain Monteiro II

“Quero parabenizar Gilmar por esse projeto. Aqui em Lagarto tivemos problemas grandes em relação aos insumos comprados em outros municípios e outros Estados. A cesta básica instituída, que era para vim com feijão tipo A e veio com o tipo C; o mesmo ocorreu com o arroz! Muita coisa estragada e comprada fora de Lagarto! Nas máscaras a prefeitura ignorou as mulheres rendeiras que temos na sede e nos povoados e comprou máscaras por um preço quatro vezes maior que o mercado local”, denuncia o deputado.

 

Maria Mendonca I

Os secretários de saúde dos 75 municípios sergipanos, bem como aos respectivos prefeitos, devem envidar esforços para que sejam implementadas medidas necessárias para que todos os garis sejam testados para a Covid-19. É o que sugere a Moção 32/2020, de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), aprovada pela Assembleia Legislativa. 

 

Maria Mendonca II

Pela proposta, além de serem submetidos à teste para verificar possível contaminação pelo coronavírus, os gestores devem adotar ações educativas e de prevenção, assim como a entrega de equipamentos de proteção pessoal como máscara, luvas, álcool gel e demais equipamentos necessários para evitar que esses profissionais sejam infectados pelo vírus.

 

Maria Mendonca III

“Os garis cumprem um papel extremamente importante, inclusive, no que diz respeito à contenção do vírus, uma vez que cuidam da limpeza das cidades. São cidadãos que precisam ser preservados e cuidados”, disse a deputada.  Maria ressaltou que, apesar da importância da atividade exercida por esses trabalhadores, muitas vezes, eles são ignorados.

 

Linha de frente

Para a deputada, como estão na linha de frente das ações de combate à doença, exige-se a adoção de iniciativas que visem poupar as suas vidas. “Os garis são aliados dos setores da saúde, da informação, da segurança pública, e estão por toda parte garantindo à população que a situação não se agrave, ainda mais, pois a coleta de lixo e a limpeza de espaços públicos estão acontecendo normalmente nesse período”, disse. 

 

Alô São Cristóvão!

Mulher, pré-candidata a prefeita de São Cristóvão pelo PSC, Gedalva Umbaubá, que mediante às calúnias lançadas pelos adversários, se mantém firme, garantindo que o seu gênero não é motivo para que pessoas desfaçam da sua capacidade em ser gestora do município.

 

Gedalva Umbaubá

Recentemente alguns políticos de São Cristóvão começaram a atacar a pré-candidata com figuras maldosas onde dizem que “lugar de mulher é em casa”. Além de fazer apologia ao machismo, a falsa informação também diz que Gedalva não é capaz de administrar uma cidade, e que seu marido ocupará o cargo. “Lamentavelmente, a triste circulação dessa informação só reforça o apoio de alguns ao preconceito com nós mulheres”, diz indignada.

 

Coronel Rocha

Pré-candidato a prefeito de São Cristóvão e leitor da coluna, o Coronel Rocha (Cidadania) foi infectado pela COVID e, até o fechamento desta coluna, segundo o deputado e jornalista Gilmar Carvalho, ele encontra-se internado em um hospital da capital, em situação estabilizada ou de poucos sintomas, mas sem a necessidade de UTI. A coluna deseja boa recuperação.

 

Maísa Mitidieri I

O Plano de Retomada da Economia de Sergipe foi colocado em ação e a deputada estadual, Maisa Mitidieri (PSD) ressalta a necessidade da população redobrar o cuidado nesse momento. “A reabertura do comércio não significa que tudo voltou ao normal e sim que devemos, mais do que nunca, tentar retomar com o nosso cotidiano tendo a responsabilidade de redobrar os cuidados com nossa saúde”, explica a deputada.  

 

Maísa Mitidieri II

O Plano de Retomada tem protocolos específicos a serem seguidos por cada setor e prevêem fiscalizações e ações de monitoramento contínuo, coordenados pelo poder público. “Vale ressaltar que o principal indicador para a flexibilização e abertura do setor produtivo é a quantidade de leitos de UTI’s disponíveis para a população”, afirma. 

 

Elber Batalha I

O vereador Elber Batalha (PSB) apresentou indicação solicitando que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) promova um REFIS Tributário, mecanismo legal de regularização de créditos decorrentes de débitos relativos a tributos e contribuições municipais, no caso de Aracaju, em especial, com relação ao IPTU, ISS e TLF.

 

Elber Batalha II

O parlamentar justificou seu pedido explicando que a pandemia do Coronavirus criou em nosso país uma grave crise econômica, e, em consequência disso, a situação financeira do nosso município foi seriamente afetada, chegando em alguns casos à inviabilizar o pagamento de vários desses tributos municipais por parte de comerciantes e munícipes.

 

Elber Batalha III

Segundo Elber, para a retomada da economia e a efetiva manutenção dos empregos, será imprescindível o alívio das demandas tributárias por parte do município. “O REFIS solicitado, além de viabilizar o efetivo recebimento dos tributos pelo município, possibilitará ao contribuinte um planejamento econômico menos sacrificado na sua recuperação financeira, que já não será fácil devido a todas as dificuldades decorrentes da crise de saúde e econômica que assolará nosso pais”, acredita.

 

Goretti Reis I

A deputada estadual Goretti Reis teve sua Moção de Aplausos para os profissionais que atuam no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe – CASE.  A Moção foi uma forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados neste período de medidas sanitárias.

 

Goretti Reis II

“Foram adotadas estratégias eficientes de atendimento aos usuários do serviço, garantindo a entrega domiciliar de medicamentos e insumos para os pacientes moradores da capital. Para os do interior a entrega se dá através do Serviço de Atendimento ao Preposto, evitando assim, o deslocamento dos pacientes para a unidade de dispensação. Merecem nosso reconhecimento e aplausos”, explicou a parlamentar que parabenizou os que fazem o Case.

 

CASE

O Centro é um equipamento de saúde sob gestão da Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe e integra o Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como missão legal o acesso da população aos medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica, além de ser um espaço onde são distribuídos, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, insulinas, fórmulas alimentares e bolsas de ostomias, mediante as necessidades de cada usuário do SUS.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com  e habacuquevillacorte@hotmail. com

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc