Resultado das eleições 2020 pode sinalizar “reeleição” de Bolsonaro

Habacuque, 24 de Setembro, 2020

Estamos ainda iniciando as eleições municipais de 2020, quando milhões de brasileiros irão às urnas em novembro para escolherem os prefeitos e vereadores de suas respectivas cidades. O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), já se manifestou publicamente a respeito, anunciando que, pelo menos no 1º turno, não deverá participar das disputas nos Estados. Com a popularidade em alta junto à população, ele vai continuar “estratégico” e “cirúrgico”, até por conta do movimento “organizado” que existe por parte da “grande mídia” para tentar desgastá-lo.

Mas o fato de não participar das eleições municipais, não significa dizer que o presidente da República não estará monitorando o comportamento de seus aliados e “interessados” em seu apoio, nos Estados e Municípios. “Vacinado” para a política, Bolsonaro deve analisar bem cada passo, cada apoio e vai verificar com quem poderá contar, verdadeiramente, em uma possível reeleição em 2022. E sua postura a frente do Executivo, diante da pandemia, que para muitos seria explorada contra e de forma pejorativa, agora certamente dará um “plus” para quem decidir acompanha-lo...

Os levantamentos realizados em grandes capitais do País já sinalizam uma mudança na leitura do cenário por parte da população. A “grande mídia” perdeu a “guerra” com as redes sociais e, apesar de ainda muito presente, não demonstra ter forças e argumentos para “derrubar o presidente”. Bolsonaro vem dando a volta por cima junto à população, e muitos discursos que lhe atacavam, nos Estados e Municípios, hoje são mais “neutros” ou até reconhecem seu empenho, seu êxito em controlar a economia na pandemia, preservando empregos e “salvando vidas” com o auxílio emergencial.

Em todas as pesquisas feitas, pelos mais diversos institutos, sobre 2022, Bolsonaro lidera com certa vantagem em relação aos possíveis concorrentes. É bem verdade, também, que não existe “unidade” entre seus adversários e esse é outro aspecto que o ajuda ainda mais. Enquanto isso, ele segue percorrendo o País, anunciando novas obras, retomando várias que passaram anos paralisadas, além de formalizar investimentos em diversas áreas, do agronegócio ao gás natural, potencializando o turismo, a indústria e o comércio, sem deixar de lado seus princípios éticos e conceitos religiosos.

E a prova de que a postura do presidente tem sido tão efetiva já são os números dos levantamentos que começam a despontar em grandes cidades, sobretudo governadas por adversários públicos de Jair Bolsonaro, onde os apoiadores do presidente começam a conquistar uma parcela significativa do eleitorado. Trazendo este cenário para Sergipe, e mais precisamente em Aracaju, ainda é um pouco cedo para que possamos avaliar essa “influência bolsonarista”, mas não precisa ser especialista para entender que a rejeição de outrora, deu espaço a vários “focos de satisfação” e reconhecimento.

Não dá para arriscar dizer que um candidato “bolsonarista” será o prefeito ou a prefeita de Aracaju, mas que ninguém se engane que, a depender dessa “onda nacional”, não será impossível perceber que esta “influência” efetive alguém para um provável 2º turno. O eleitorado não está se deixando influenciar pela “grande mídia”, as “panelas silenciaram” e hoje o apoio a Jair Bolsonaro pode ser sim decisivo em uma eleição, sem contar que o resultado deste ano também poderá sinalizar uma antes contestada e inimaginável reeleição, em 2022...

 

Veja essa!

Um feito “inédito” relacionado ao Ministério Público Estadual de Sergipe: pela primeira vez uma reclamação disciplinar contra um dos membros do órgão estadual foi acatada e já está em tramitação no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Trata-se de uma denúncia protocolada pelo empresário Josimar dos Passos Nascimento contra o promotor Belarmino Alves dos Anjos Neto, da cidade de Lagarto.

 

E essa!

O Corregedor Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima, determinou à corregedoria do Ministério Público de Sergipe que investigue denúncias feitas contra o promotor. O MP/SE terá de informar o resultado do procedimento por ela instaurado para apuração dos fatos objeto da presente reclamação, remetendo cópia da decisão final ao CNMP. 

 

Bomba!

Segundo o reclamante, o promotor de Justiça “vem ignorando o dever de apurar notícias de fato que chegam à sua Promotoria, deixa de considerar crimes perpetrados na região, ignora a obrigatoriedade da ação penal e faz acordos e recomendações ‘esdrúxulos’ com a Prefeitura de Lagarto com o intuito de não dar andamento a qualquer procedimento que venha a afetar a imagem da atual prefeita. Josimar cita 16 procedimentos extrajudiciais em trâmite na Promotoria de Justiça de Lagarto, nos quais alega a ocorrência de irregularidades”.

 

Exclusiva!

O empresário Josimar dos Passos Nascimento requer a concessão de medida liminar para afastamento do promotor de Justiça e a sua condenação “em alguma das punições previstas no Regimento Interno do CNMP” por entender que o representante do MPE sergipano “vem atuando com objetivo de promoção pessoal, favorecendo o agrupamento político da prefeita Hilda e do deputado Gustinho Ribeiro, deixando de investigar, pelo menos, 16 notícias de supostas condutas ilícitas na prefeitura, arquivadas de ofício, sem qualquer apuração por parte do promotor”.

 

Já notificados

A informação exclusiva que chega para este colunista, direto de BSB, é que todos os citados já teriam sido notificados da decisão do Conselho Nacional do Ministério Público. A Corregedoria-Geral em Sergipe terá que informar o resultado do procedimento por ela instaurado para apuração dos fatos objeto da presente reclamação e, caso o prazo de conclusão previsto seja ultrapassado, a Corregedoria-Geral deverá apresentar as razões e a estimativa para a sua conclusão. Definitivamente, vivemos sob “novos tempos”, em especial para as autoridades sergipanas...

 

Outra quente!

Um prefeito do interior sergipano que coloque as “barbas de molho”! O dinheiro que veio do governo federal para a COVID-19 (PASMEM) chegou a ser usado para fazer manutenção de ambulâncias sucateadas ou fora de circulação! Os empenhos foram realizados, mas a própria população tem conhecimento do “cemitério de carros velhos” criado pela gestão, que abandonou a frota.

 

Ambulâncias fantasmas

A gente já tinha conhecimento de servidores fantasmas em prefeituras municipais e órgãos públicos, agora “ambulâncias fantasmas” é uma novidade em Sergipe e, quiçá, no cenário nacional. Tem ambulância sendo emplacada como se fosse uma motocicleta! Veículos que desaparecem de oficinas nas “madrugadas” e que, subitamente, ressurgem. Parece assombração...em breve maiores informações ou até, uma “megaoperação caça-fantasmas” pelo interior sergipano...

 

GAECO nas ruas!

Com apoio do grupamento da Bahia, o GAECO/SE deflagrou mais uma fase da Operação Pandemonium, cumprindo novos mandados de busca e apreensão, desta vez nos municípios de Carmópolis e Novo Triunfo, este último na Bahia. A investigação gira em torno de supostos desvios e fraudes em contratos supostamente realizados pelo Município com empresas baianas, com recursos originários para o combate à COVID-19.

 

Chama o Edvaldo I

A Justiça Eleitoral determinou mais uma vez que o prefeito Edvaldo Nogueira e a pré-candidata a prefeita Katarina Feitoza retirem das redes sociais quatro publicações que configuram propaganda eleitoral irregular/antecipada. A decisão atende a representação da Coligação "Compromisso, Esperança e Verdade e da pré-candidata Danielle Garcia. O juiz também fixou multa diária de R$ 1 mil reais em caso de descumprimento. 

 

Chama o Edvaldo II

O Juiz Eleitoral José Pereira Neto ressaltou, na decisão, que "as postagens falam por si mesmas. Nenhuma dúvida e que se trata de propaganda fora de hora. Os vezeiros nessa prática costumam afirmar que o art. 36-A da legislação eleitoral só impede o pedido explícito de voto; melhor seria dizer, não impede nada. Acontece que nosso ordenamento jurídico inadmite preceito inútil. A lei deve ser interpretada à luz dos princípios constitucionais e, no caso, a isonomia entre os concorrentes constitui vetor imprescindível".

 

Chama o Edvaldo III

Ainda de acordo com o magistrado, "nem é preciso lembrar que foi com esse objetivo que a lei especial fixou o dia vinte sete vindouro para início da propaganda eleitoral. Nem também é preciso lembrar que qualquer gesto que signifique propaganda antes da hora afronta esse objetivo legal. E a propaganda constitui pedido de voto explícito? Creio que nem precisava, se lei veda expressamente propaganda antes da hora. Mas, se é para argumentar, a expressão pedido explícito de voto reclama interpretação contextual e o Superior Tribunal Eleitoral, no Agravo Regimental no Resp 1087, Araci/CE, evidenciou o entendimento de interpretação contextual; basta comparar as mensagens”.

 

Galeguinho antecipa 13º

O governador Belivaldo Chagas anunciou em coletiva de imprensa a antecipação do 13º salário para todos os servidores do Estado, por ordem de data de aniversário. Belivaldo também anunciou o retorno do pagamento do auxílio-uniforme e do 1/3 de férias para os servidores da Educação. Com as medidas, o Governo do Estado vai injetar cerca de um bilhão e 400 milhões de reais na economia sergipana.

 

Folha suplementar

A primeira parcela do 13º salário será paga através de folha suplementar nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, entre os dias 10 e 12 de cada mês, e a previsão é que os 50% sejam pagos, de forma integral, também em dezembro. Com o montante a ser pago, o governo estima injetar na economia sergipana cerca de R$ 80 milhões.

 

Belivaldo Chagas

“Com a medida anunciada, a intenção é fechar o mês de dezembro sem dever absolutamente nada referente ao ano de 2020. Isso é bom porque contriui com a economia. Quando a gente soma as folhas de setembro, outubro, novembro, mais o décimo terceiro, a gente está jogando na economia um bilhão e 400 milhões de reais, neste momento que é extremamente importante para os servidores. Não tem sido fácil, mas estamos fazendo o dever de casa. Desde que assumimos o governo, temos pagado os salários sempre conforme anunciado”, destacou Belivaldo.

 

Para refletir

Para um Estado que estava em “sérias dificuldades financeiras”, no início da pandemia, e agora, quando a campanha eleitoral vai se aproximando, quando estamos diante de uma eleição municipal, o mesmo governo “antecipa recursos”, é sinal que ou o problema lá atrás não era dos maiores, ou o “galeguinho” é um “fenômeno” em excelência na gestão dos recursos públicos. Este colunista tem certeza que é a segunda hipótese...

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc