Depois de perder o Ipesaúde, Rogério Carvalho “metralha” governo Belivaldo!

Habacuque, 27 de Setembro, 2021

A política e suas conveniências! Se eu faço parte de um agrupamento político, se estou contemplado com cargos comissionados, direção de órgãos e secretarias, geralmente eu componho o melhor governo de todos os tempos. Agora quando eu perco espaços, quando eu vejo minha força política deixar de ser “abastecida” com o “combustível estatal”, quando minhas indicações são exoneradas, eu me posiciono na oposição, passo a ser crítico ferrenho da gestão e percebo que, há algum tempo, ela falha em representação e se apresenta com desempenho altamente questionável.

Este é o comportamento mais antigo e comum da maioria dos políticos. Geralmente os críticos avaliam essa postura como “oportunista”! Trazendo essa análise para o momento político em Sergipe, chama a atenção a postura recente do senador da República e pré-candidato a governador, Rogério Carvalho (PT). Até pouco tempo, o petista tentou até buscar o apoio do governo Belivaldo Chagas (PSD) para seu projeto político, mas do último final de semana para cá tem feito críticas contundentes à gestão estadual.

E aqui não está se questionando a legitimidade de Rogério ser ou não candidato em 2022; essa é uma questão de foro íntimo! O que não é compreensível é a crítica do petista ao governo do Estado, aliás, a mudança radical de posicionamento em tão pouco tempo! Até pouco tempo o senador não se manifestava contra a gestão, não falava em rompimento político. Agora, durante encontros com correligionários, Rogério falou em “falta de planejamento”, “sem proposta de desenvolvimento”, sobrando críticas até à política de crédito do Banese...

Em uma de suas falas, o senador chega a fazer duras críticas ao governo sergipano, o colocando em situação adversa em relação aos governos de Alagoas e da Bahia. Sobre os alagoanos, Rogério chega a dizer que, anos atrás, a realidade deles era pior que a de Sergipe e hoje a situação se inverteu; sobre os baianos, o petista sinaliza que, da capital ao interior, o Estado vizinho “respira” desenvolvimento, sobrando críticas até para a política de Agricultura do governo Belivaldo. Mas como se justifica essa mudança de postura do petista? Por que a “metralhadora de críticas” agora?

Na avaliação deste colunista existem duas explicações: a primeira delas, e mais óbvia, é que as críticas e ataques de Rogério se iniciaram a partir do momento que o governador exonerou a indicação do petista no comando do Ipesáude. Talvez ali o senador tenha “acusado o golpe”! Outra justificativa seria a tentativa de afastar o presidenciável Lula do palanque governista em Sergipe. Ele estaria apostando alto no poder de influência do ex-presidente, ao ponto, talvez, de fazê-lo recuar do projeto de governo em nome de algo maior para 2022...

É possível que o ex-presidente Lula consiga reverter o cenário que está posto em Sergipe, mas nem ele e nem ninguém vai conseguir “cicatrizar as feridas abertas” pelos recentes ataques de Rogério Carvalho e companhia. Agora só é lamentável que as críticas duras feitas pelo senador ao governo só estejam vindo à tona agora, após ele perder cargos comissionados e o comando de órgãos na administração estadual. Até então, pelo visto, tudo era maravilha! Se Sergipe “parou” como Rogério disse, onde ele estava até agora? Eis a questão...

 

Veja essa!

Após a ação criminal movida pela Procuradora da República, Eunice Dantas, sobre a contratação da empresa responsável pela montagem do Hospital de Campanha sem UTI pela Prefeitura de Aracaju, com recursos federais, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) participou nessa segunda (27) da solenidade de entrega do Título de Cidadã Sergipana, concedido pelo deputado estadual Zezinho Sobral (PODE), à então diretora financeira da SMS, Mônica Passos, esposa do secretário da Fazenda, Jeferson Passos.

 

E essa!

Durante a solenidade, Edvaldo Nogueira ressaltou “as passagens marcantes” de Mônica Passos pode onde passou no serviço público e enfatizou a amizade que ele nutre com a família “Dantas/Passos”. Não custa lembrar que, na denúncia movida pelo MPF, o servidor da PMA denunciado, Rossini Espínola, cita nominalmente em um dos diálogos vazados e publicizados mediante autorização judicial para quebra dos sigilos telefônicos e telemáticos.

 

Se falam

Uma fonte da coluna confirmou que, apesar da “guerra das torcidas” nas redes sociais, onde cada lado tenta puxar para a sua preferência, por enquanto o pré-candidato a governador, Fábio Mitidieri (PSD), e o prefeito Edvaldo Nogueira mantêm boa convivência e continuam se falando com frequência. “O problema é a turma do zap que tem manifestado suas preferências nas redes sociais”, disse, com a concordância deste colunista que acrescenta aí “alguns assessores mais afoitos”...

 

Bomba!

O ex-presidente Lula está monitorando o “evento Sergipe” e as movimentações em torno de uma possível pré-candidatura petista ao governo do Estado em 2022. No momento tudo pode acontecer, há uma preocupação com o projeto presidencial e até um recuo, mediante grande acordo, não está sendo descartado.

 

Exclusiva!

Diante de uma série de rumores em torno do nome da empresária Danusa Silva, esposa de Edvaldo Nogueira, como candidata a vice-governadora em uma chapa encabeçada por Fábio Mitidieri, eis que surge a informação que, para controlar e acalmar os ânimos do Partido dos Trabalhadores, uma possibilidade seria levar em consideração o nome da atual vice-governadora Eliane Aquino, que teria o aval de Lula em Sergipe.

 

Danielle para o Senado

A Executiva Estadual do Podemos em Sergipe se reuniu nessa segunda-feira (27), considerando o resultado da eleição para prefeita de Aracaju em 2020, deliberou por unanimidade sobre a pré-candidatura da delegada Danielle Garcia para o Senado Federal em 2022. A decisão do Diretório Estadual será levada para análise da Executiva Nacional.

 

Dilson & Gustinho

Dando o que falar a parceria política consolidada em Tobias Barreto entre o prefeito Dilson de Agripino e o deputado federal Gustinho Ribeiro. Além de enaltecer o apoio do parlamentar para a realização de obras no município, o gestor sinaliza seu compromisso político com Gustinho em 2022.

 

Diógenes & Fábio

Por sua vez, o agrupamento liderado pelo ex-prefeito Diógenes Almeida parece que vai mesmo repetir a “dobradinha” que fez em 2018 e em Tobias Barreto deve ratificar o compromisso de apoiar o projeto de reeleição do deputado federal Fábio Reis. Por enquanto, este continua sendo o entendimento.

 

Eleição da OAB I

Este jornalista ligou para um advogado que está acompanhando os bastidores da gestão atual da OAB Sergipe. Segundo ele, os "cabeças" estão tranquilos quando à movimentação da oposição, hoje liderada por Danniel Costa. Sabem que essa será uma eleição atípica devido à pandemia, e que por isso precisam apresentar opções diferentes na chapa.

 

Eleição da OAB II

Dificilmente repetirão a dobradinha Inácio Kraus (presidente) e Ana Lúcia (vice). Estudam colocar uma vice com outro perfil: jovem, para bater de frente com a chapa da oposição. Ana Lúcia deve buscar uma vaga de conselheira federal. Uma estratégia que pode ser acertada se o nome for de alguém querido e respeitado pela classe. Por enquanto a situação só tem definido o nome de Inácio para a reeleição.

 

Gracinha Garcez

A deputada estadual Maria das Graças (Gracinha Garcez) foi empossada na Assembleia Legislativa. Já diplomada pelo TRE, ela obteve 16.179 mil votos. Gracinha assume após a cassação do mandato da deputada estadual Diná Almeida. Gracinha Garcez foi prefeita por duas vezes do município de Itaporanga D'Ajuda, onde reside. Seu forte nas duas gestões sempre foram as políticas sociais voltadas às famílias mais carentes. Em seu primeiro mandato de deputada, Gracinha pretende focar nas ações de combate à pobreza, com distribuição de renda e oportunidades de emprego. 

 

Guardas Municipais

Durante essa semana, a Câmara Federal esteve analisando a Proposta de Emenda à Constituição 32 (PEC 32), a conhecida Reforma Administrativa. Foram apresentadas diversas emendas a essa PEC, numa tentativa de reduzir os danos aos servidores públicos. O deputado federal Fábio Henrique (PDT), que é membro da Comissão Especial que avalia a PEC, fez a defesa do destaque que dá o poder de polícia às guardas municipais. 

 

Fábio Henrique I

“Essa é uma vitória importante na Comissão Especial, aprovamos agora uma emenda que reconhece o poder de polícia para as guardas municipais. É extremamente justo! Quando fui prefeito, criei, equipei e fiz concurso para a guarda em Nossa Senhora do Socorro; e hoje estou feliz por poder contribuir para fortalecer as guardas municipais de todo o Brasil”, destacou deputado.

 

Fábio Henrique II

Fábio Henrique fez a defesa de que os guardas municipais são homens e mulheres que trabalham armados, fardados e identificados, na proteção dos municípios e também no combate à criminalidade. “Não é justo que o guarda municipal exerça a atividade de polícia e não seja reconhecido como tal. A aprovação desse destaque à PEC 32 é fazer justiça”, afirmou o sergipano. A PEC segue para votação e aprovação nos plenários do Congresso.

 

Plano de Desenvolvimento I

Na próxima terça (28), às 15 horas, a Assembleia Legislativa de Sergipe estará apresentando o Plano de Desenvolvimento de Sergipe (PDES) em Estância, na Câmara de Vereadores, localizada na Rua Gumercindo Bessa, s/n, Bairro Centro. Este é o terceiro município que vai receber o Fórum Itinerante. O primeiro foi Nossa Senhora do Socorro e o segundo em Lagarto.

 

Plano de Desenvolvimento II

O Fórum Itinerante é um evento que visa reunir Poder Executivo, Parlamentares Municipais, Estaduais e Federais, Instituições privadas e organizações sem fins lucrativos da região de cada polo de desenvolvimento de Sergipe, com o objetivo de apresentar e fomentar a discussão sobre as diretrizes para uma agenda de desenvolvimento das regiões do Estado, a partir do diagnóstico e premissas do Plano de Desenvolvimento de Sergipe, produzido em parceria com a Fundação Dom Cabral.

 

Mangueira exonerado!

Segundo consta no Diário Oficial do Estado, o presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira, foi exonerado da função de membro titular do Conselho Deliberativo do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (SergipePrevidência). Pelo visto o “galeguinho” está começando a montar o “quebra-cabeças”. Demorou um pouco, é verdade, mas a verdade sempre prevalece...

 

Almoço concorrido

Um almoço num restaurante do bairro Garcia chamou bastante atenção de quem estava por perto na última sexta-feira (24). Na mesa, um grupo de políticos influentes discutiu o futuro para as eleições do ano que vem. No “cardápio”, um debate sobre a queda do retorno das coligações proporcionais e da nova regra para alcançar a chamada ‘sobra’. Antes da “sobremesa” chegar, ficou definido que haverá uma aliança para formação de um novo grupo político.

 

Laércio para governo

A intenção é compor chapas proporcionais e chegar fortalecido para concorrer as vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Presente no almoço, o vereador Neto Batalha (PP) considerou o encontrou produtivo e destacou a possibilidade da composição de um novo agrupamento para 2022. Ele também deixou claro que defende o nome de Laércio Oliveira para governador do Estado.

 

Definindo o futuro

De acordo com o parlamentar, foram debatidas as chapas proporcionais através dos partidos como Republicanos e PTB. “Como vereador do Partido Progressista fiz o convite para que todos pudessem integrar a chapa pelo Progressista”, afirmou o vereador de São Cristóvão. Nesta semana, Neto Batalha terá uma reunião com Laercio Oliveira e Fernando Carvalho para conversar mais sobre as eleições de 2022.

 

Presentes
Também participaram do almoço os deputados estaduais Capitão Samuel e Rodrigo Valadares; o ex-prefeito de Capela, Sukita; o ex-deputado federal e presidente do Republicanos, Jony Marcos; ex-deputados estaduais, Venâncio Fonseca e Jairo de Glória.

 

Magia do Teatro I

Uma boa nova para quem quer descobrir a arte de interpretar ou tem dificuldade em falar em público, gravar um simples vídeo para as redes ou simplesmente se comunicar de forma prática e objetiva. É o teatro na escola do Colégio Purificação, no bairro Luzia. A oficina de iniciação ao teatro será oferecida tanto para o público interno do colégio, como para qualquer um que tenha interesse em descobrir essa magia.

 

Magia do Teatro II

São oficinas permanentes de interpretação para o teatro e vídeo e será ministrada pelo ator e produtor João Jatobá, que tem uma longa experiência no teatro, tv e cinema. Com duração de três meses, os alunos terão aulas práticas com exercícios e jogos teatrais, bem como aulas de dicção para melhorar a oratória e a postura para falar em público. Com preços bem acessíveis a oficina já está com matrículas abertas. Maiores informações no telefone 9 9996-8587.

 

Ferreira Costa I

Nessa época do ano, um grande inimigo da saúde pública tem visitado silenciosamente lares e comércios, o mosquito aedes aegypti. Extremamente urbano, o mosquito deposita as larvas em ambientes domiciliares e em terrenos, causando as arboviroses, que são doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika e chikungunya.  

 

Ferreira Costa II

Para combater e manter os cuidados necessários, existem diversos produtos nas lojas físicas ou no www.ferreiracosta.com que podem ajudar a prevenir o contágio. Eles vão do Multi-insenticida, repelentes eletrônicos, velas, raquetes elétricas, pulverizadores e lâmpada Led Anti-Inseto, que proporcionam ambiente livres de insetos. 

 

Ferreira Costa III

Outras práticas também indicadas por especialistas são o de evitar depósitos com águas paradas ou a vedação desses depósitos, como caixas d’água, desobstrução das calhas, vistoria por recipientes de água da chuva nos quintais, como garrafas, latas pneus, limpar sempre as bandejas de ar-condicionado, entre outras.

 

ADESCRITA I

A ADESCRITA, em parceria com a Comunidade Ojú Ifá, realizou na última quinta-feira a distribuição de alimentos, com alguns de seus associados. Foram distribuídas Cestas Básicas, e produtos in natura oriundos da agricultura familiar, tais como Macaxeira, Abobora, Laranja, Limão e Cheiro Verde. A ajuda chegou num periodo de extrema necessidade para a Comunidade, que mesmo com a vacinação avançada, sofre com o desemprego e outras dificuldades geradas pela Pandemia da COVID-19.

 

ADESCRITA II

“Em tempos, agradecemos a Comunidade Ojú Ifá, que já atua em defesa do Social há mais de 10 Anos, e com o CNPJ Regular foi possível acessar Editais, e contribuir conosco, ainda assim informamos aos Associados que estamos no aguardo burocrático dos Órgãos competentes para que possamos atender as necessidades da nossa comunidade”, diz a ADESCRITA em comunicado.

 

I Forró do Parque

Sábado (2) acontecerá a primeira edição da festa "Forró no Parque", com Mimi do Acordeon e participação de Douglas Gavião " O Rei do Piseiro", das 12 às 17h, no Bar e Restaurante Recanto do Chorinho. O estabelecimento é localizado no Parque da Cidade, Bairro Industrial (depois do primeiro Posto Policial). A entrada é gratuita e o uso de máscara é obrigatório. Mais informações (79) 99933-1361.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com  e habacuquevillacorte@hotmail. com

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc