Depois do PSB começa a “entrar água” na Federação do PV com o PT

Habacuque, 06 de Abril, 2022

Com chapas proporcionais (deputados federais e deputados estaduais) prontas em alguns Estados brasileiros, em especial na região Nordeste, quem dá sinais que também vai desistir da Federação com o Partido dos Trabalhadores é o Partido Verde. A primeira legenda a desistir de “federalizar” foi o PSB, que em Sergipe é comandado pelos Valadares, e que filiou Geraldo Alckmin, pré-candidato a vice-presidente da República na chapa encabela por Lula. Confirmada a “independência” do PV, apenas o PCdoB poderá formalizar a Federação com o PT.

E o leitor deve ficar se questionando: e em quê, exatamente, essa decisão impacta na política estadual, por exemplo? Dentro das filiações partidárias recentes, durante a “abertura da janela”, o Partido Verde se fortaleceu com a chegada de nomes competitivos, com chances reais de serem exitosos nas urnas, em outubro próximo. A Federação com o PT poderia, por exemplo, ajudar os petistas a se elegerem e vice-versa. O PV sergipano está de olho em ocupar cadeiras na Assembleia Legislativa.

No caso do PSB, por exemplo, a não Federação nacional com o PT pode ter sido prejudicial em Sergipe, considerando que o partido pode ter dificuldades para montar chapas competitivas para deputado estadual e deputado federal. Mas contempla os socialistas em Estados representativos como São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, principalmente. Agora é importante registrar que nada deve mudar quanto ao apoio a uma pré-candidatura de Lula para a presidência.

Já sobre o Partido Verde, em Sergipe a Federação com os petistas poderia viabilizar a eleição (ou reeleição) de nomes conhecidos como o já deputado Ibrain Monteiro e o vice-prefeito de São Cristóvão, Paulo Júnior. O problema é que existem “feridas expostas” e contrárias à Federação em Estados próximos, como Pernambuco e Alagoas, por exemplo. Aqui no Estado os partidos (PV e PT) estão alinhados para apoiar a pré-candidatura de Rogério Carvalho (PT) para o governo.

Em síntese, a disputa proporcional tende a ficar ainda mais acirrada dentro do PT, agora após “entrar água” e não se formalizar a Federação com o PV e o PSB. Isso pode até prejudicar nomes não muitos conhecidos da opinião pública que militam no PCdoB. O desafio é registrar chapas extremamente competitivas para tentar eleger o maior número possível de deputados estaduais e federais. Mais um desafio para Rogério Carvalho “resolver” e não correr o risco de sofrer “dissidências” durante a campanha eleitoral que se aproxima...

 

Exclusiva!

Uma fonte ligada à campanha do pré-candidato a governador, Rogério Carvalho, informa que o ex-presidente Lula está sendo aguardado em Sergipe, entre o final de Abril e o início de Maio, para um ato de apoio ao projeto político do PT no Estado.

 

Veja essa!

A fonte explicou que alguns detalhes foram tratados durante a presença de Lula em um evento do PT na Bahia, recentemente, quando alguns sergipanos se deslocaram para Salvador e foram ao encontro do ex-presidente.

 

E essa!

Por fim, a fonte disse que, pelo visto, Rogério Carvalho aposta alto nesse evento com Lula no sentido de buscar alavancar seu projeto político em Sergipe. É aguardar as “cenas dos próximos capítulos”...

 

Falando nele

A leitura é deste colunista: a pré-candidatura do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), “engoliu” os projetos de Rogério Carvalho e Alessandro Vieira (PSDB). Nas ruas e nas redes sociais só se fala de um possível “embate” entre Valmir e o pré-candidato da base aliada, Fábio Mitidieri.

 

Alô Arauá!

Um dos maiores defensores da candidatura do PT (Lula), o gestor municipal anda “atrapalhado” sobre a condução dos recursos públicos! São estarrecedores os dados de como não se deve aplicar o dinheiro do povo e que vem sendo praticado pelo prefeito municipal! A partir das próximas colunas, este jornalista vai apresentar inúmeras “traquinagens” replicadas em Arauá, muitas delas já realizadas pelo partido que o atual gestor é, incondicionalmente, defensor e, pelo visto, praticante...

 

Bomba!

Lembram do comentário da semana passada, sobre “blefes” antes do fechamento da janela eleitoral? Que ninguém se surpreenda, em breve, com uma mudança no jogo político que pode ser decisiva na disputa pelo comando do governo de Sergipe. Pode ser que o “jogo” tenha mais de uma mudança...

 

Fábio fortalecido

Com o fechamento da “janela partidária” na última sexta-feira (1º), de pronto, a primeira análise que pode ser feita do cenário político, em Sergipe e no País, é que as filiações registradas fortaleceram o pré-candidato a governador Fábio Mitidieri. Ele tem o apoio do agrupamento liderado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) e, por enquanto, ganhou muito mais adesões do que teve perdas de apoio.

 

Alô Gbarbosa!

Este colunista gostaria de chamar a atenção dos responsáveis pela rede Gbarbosa em Sergipe para o descaso em algumas lojas sobre o tratamento que vem sendo dispensado com os mais idosos. Em determinados ambientes, além da “fila para idoso” geralmente demorar mais do que as convencionais, agora também a Rede parece suspender a impressão de faturas.

 

Alô Procon!

É importante que os órgãos responsáveis fiscalizem esse abuso, porque além de não receberem mais as faturas em suas residências, os clientes da Rede Gbarbosa, em especial os mais idosos que se deslocam para as lojas, não têm mais direito à fatura impressa. A orientação é verificar no site da rede ou no aplicativo, quando muitos desses idosos sequer possuem smartphones.

 

É um direito!

Na avaliação deste colunista, que não é advogado, se é uma obrigação do cliente da rede Gbarbosa de pagar por aquilo que ele consome, também é um direito do consumidor saber sobre o quê ele está pagando. Muitos idosos são encaminhados aos caixas e pagam as faturas, recebendo apenas o valor, sem qualquer especificação das compras que, supostamente, foram efetivadas com o cartão. É um abuso! Ou não? Mais respeito aos idosos e aos clientes da rede, em geral...

 

Olha a Renascer!

Tentando “surfar” na onda do governo, que já lhe exonerou em um passado recente do Conselho que representava, o atual gestor faz de conta que nada entende e continua com o seu velho “bla-bla-bla”, que já não convence ninguém! Sabedor que as medidas governamentais visam estancar os desmandos cometidos na fundação, a exemplo de inúmeros servidores que continuam a receber salários atrasados de empresas terceirizadas e outros recebendo benefícios por ordem expressa do presidente sem cobertura contratual (enquanto outros mais “chegados” recebem valores indevidos), o nobre gestor agora quer ser o “pai da criança”!

 

Pasmem!

Depois de tudo o que já fora denunciado por este espaço, ele chega a dizer, publicamente, que “não se curvou para aqueles que queriam se locupletar do erário público”! Só esquece de “dar o nome aos bois”! E, se não diz, parece prevaricar, ou não? Por que? Com um “histórico de decência”, e décadas de serviços prestados, inclusive com benefícios para o clube social que comanda, por que a falta de transparência?

 

Pode explicar?

Será que o presidente pode explicar a denúncia de servidor recebendo em duplicidade, por valores não devidos, por exemplo? Mas suas falas recentes sinalizam para o “apagar das luzes” e, pelo visto, está chegando a hora do “juízo final”! A “cobertura” parece que está acabando e o “lençol” que cobre a cabeça, vai descobrindo os pés...o espaço continua aberto, para que o gestor possa se explicar, enquanto é tempo...

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc