João Fontes cobra o “básico” e Valmir não consegue resolver! Por que?

Habacuque, 19 de Abril, 2022

Em entrevista concedida ao CINFORM ON LINE, essa semana, o pré-candidato a governador do Estado e presidente estadual do PTB, João Fontes, colocou o ex-prefeito de Itabaiana e também pré-candidato a chefe do Executivo, Valmir de Francisquinho (PL) em uma posição muito “constrangedora”. Ao ponto do próprio Valmir, pelo menos por enquanto, se manter em silêncio. E João Fontes não está cobrando nada “de outro mundo”, mas apenas uma ação política de Valmir, como nome do PL em Sergipe, apoiando publicamente a reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

A verdade é que estamos nos encaminhando para uma eleição “plebiscitária”, com a polarização evidente entre Bolsonaro e o ex-presidente Lula (PT), e dificilmente haverá espaço para políticos que não adotem “um lado”! E Valmir de Francisquinho, visivelmente, segue a linha dos políticos que optam por “não desagradar”, nem um lado e, muito menos, o outro. Talvez, ainda pela liderança petista no Nordeste, ele esteja mais preocupado em se preservar junto ao eleitorado da região Agreste, mas este não seria um comportamento de um pré-candidato a governador.

Diga-se de passagem, ainda na entrevista, João Fontes questiona a postura política de Valmir, que mesmo filiado ao PL, tem “flertado” com diversos segmentos políticos do Estado, de Esquerda, de Centro e de Direita. De meados de 2021 para cá, Valmir já participou de evento organizado pelo pré-candidato Rogério Carvalho (PT); já sinalizou para uma composição com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT); agora diz que pretende disputar o Executivo, mas já declarou voto no deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) ou no conselheiro Ulices Andrade para governador.

Mais recentemente, Valmir de Francisquinho iniciou conversas com o senador Alessandro Vieira (PSDB), que também deve disputar o governo, e a delegada Danielle Garcia (Podemos), que é uma virtual pré-candidata ao Senado da República. É um político que “atira para todos os lados”, mas não “casa” com ninguém! Para este colunista, Valmir segue no projeto de fortalecer seu nome em todo o Estado, mas ainda não irá para uma disputa majoritária. Tentará um cargo proporcional, de deputado federal ou estadual, numa dobradinha com seu filho e já deputado Tallysson.

Faz parte do jogo democrático a pré-candidatura de Valmir ao governo e não há nada de incomum nisso, mas este colunista tem que concordar com João Fontes, quando ele diz que esta não é uma postura de quem vai disputar o governo, de quem sonha em liderar um agrupamento político. Vale repetir: Valmir é filiado ao PL, deve montar o palanque para Jair Bolsonaro em Sergipe, mas se mantém “neutro” sobre a disputa presidencial. O que João Fontes cobra é apenas que o ex-prefeito de Itabaiana não faça “joguetes” e assuma uma postura de líder político, de protagonista.

E com Bolsonaro crescendo nas avaliações, com a criação de um movimento favorável ao seu projeto político, por que razão Valmir de Francisquinho não se posiciona? O que está esperando? Por que se esquiva desta definição sobre a eleição estadual e presidencial? O que falta a Valmir? São perguntas que ficam sem respostas, mas como bem disse João Fontes na entrevista, é aguardar o anúncio (de Valmir) na coletiva à imprensa, prometida para o próximo dia 22. Se postergar a coletiva, já sabe: vai só aumentar as interrogações em torno de sua pré-candidatura...

 

Veja essa!

O novo comandante do MDB sergipano, Clóvis Silveira, em entrevista ao radialista Gilmar Carvalho, na FM Jornal, nessa terça-feira (19), confirmou que o ex-governador Jackson Barreto viajaria para BSB com o intuito de encontrar os líderes do partido e tratar de seu futuro sobre as eleições de 2022.

 

E essa!

Clóvis defendeu que Jackson Barreto, como filiado do MDB, disputasse um mandato de deputado federal, mas não descartou sua pré-candidatura ao Senado. Com uma condição: que ele dispute o mandato de senador na chapa encabeçada por Rogério Carvalho.

 

Com Rogério

Clóvis também sinalizou na entrevista para Gilmar Carvalho para um possível encontro entre Jackson Barreto e Rogério Carvalho em BSB. Daí em diante criou-se uma expectativa sobre o que poderia acontecer neste encontro.

 

Exclusiva!

Uma fonte da coluna explica: “JB vai tratar do seu futuro no MDB. Disse que estará em Brasília e, que, não teria problema em conversar com Rogério. Mas isso não significa acordo político. Vai tratar do comando do MDB”.

 

A coluna acertou!

Em meados de janeiro este colunista alertou: “Katarina pode ser a surpresa da eleição disputando uma vaga para Federal”. Não deu outra! Nesta terça-feira (19) ela confirmou que vai disputar um mandato na Câmara dos Deputados “com o desejo de transformar e fazer muito mais por Sergipe”. Mais uma pra conta!

 

Olha a Renascer!

E continua repercutindo a condição de uma prestadora de serviço, através de uma firma terceirizada da Fundação Renascer! Trate-se de uma protegida que trabalha há anos para uma prefeitura municipal do Estado, com uma jornada de 44 horas semanais, e consegue a façanha de “prestar serviço”, simultaneamente, na Fundação! Com o agravante de ter acionado a fundação, judicialmente, inclusive com denúncias comprometedoras.

 

Apadrinhada

Segundo informações recebidas e checadas essa semana, ao ter seu vínculo encerrado com uma empresa que prestava serviço à Renascer, teve imediatamente a determinação do presidente Welington Mangueira, para que fosse contratada por uma outra terceirizada mesmo sem a necessidade da prestação dos serviços, já que todas as vagas foram supridas pelo PSS, e, pasmem, em função e carga horária totalmente divergentes das “praticadas” anteriormente! É mole?

 

Tudo como antes

Depois de pagamentos em duplicidade pelo mesmo trabalho e no mesmo horário realizados às suas protegidas (Crerlin/comadre e Larissa/afilhada), as práticas da Fundação continuam desvirtuando da seriedade, regularidade e responsabilidade com a aplicação de recursos públicos!

 

Maria do Carmo I

O Governo federal sancionou a Lei 14.326 que assegura à mulher presa gestante ou puérpera (que deu à luz) um tratamento humanitário antes e durante o trabalho de parto, assim como no puerpério (pós-parto) e na assistência integral à saúde dela e do recém-nascido. A iniciativa é fruto de Projeto de Lei da senadora Maria do Carmo Alves (UB/SE).

 

Maria do Carmo II

A nova lei altera a Lei de Execução Penal para explicitar que o poder público passa a ter a obrigação de prover assistência integral à saúde da presa gestante ou puérpera e de seu bebê. Ficam assegurados nestes casos os atos médico-hospitalares preparatórios para a realização do parto e durante o trabalho de parto, assim como no período de pós-parto, cabendo ao poder público promover a assistência integral à saúde da detenta e do recém-nascido.

 

Maria do Carmo III

“Precisamos ver a lei cumprida e garantir tratamento humanitário às gestantes, puérperas, lactantes e mães que estão privadas de liberdade. Precisamos garantir saúde integral a elas e a seus filhos”, disse a senadora, ressaltando que, em seu voto, a relatora Zenaide Maia (Pros-RN), destacou o caráter humanitário da proposta apresentada pela senadora sergipana.

 

TCE & Defensoria

Técnicos da Defensoria Pública do Estado (DPE) estiveram no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) a fim de esclarecer questões relacionadas a licitações, contratos e outros procedimentos desenvolvidos no âmbito administrativo da Corte de Contas. Acompanhados dos defensores públicos Luciano Gomes de Mello Júnior e Almo Batalha Britto, os visitantes participaram de reunião com o chefe da Assessoria Jurídica da Presidência do TCE, Marcos Brito, e o coordenador de Controle Interno, Fábio Silva. 

 

Marcos Brito

A ação orientativa foi autorizada pelo conselheiro presidente, Flávio Conceição, após solicitação da Defensoria. “Foi uma troca de experiências técnico-institucional, fazendo com que esses procedimentos possam ser mais ágeis e tenham mais qualidade a partir do momento que forem observados alguns princípios normativos. Com isso, a qualidade na prestação dos serviços será melhor atingida”, comentou Marcos Brito. 

 

Fábio Silva

Conforme o coordenador de Controle Interno do TCE, o encontro se insere no contexto da constante aproximação entre o órgão e os jurisdicionados, para que sejam otimizadas as informações nas prestações de contas. “Eles vieram tirar dúvidas em relação a temáticas como licitações, contratos administrativos e convênios, principalmente em relação à nova Lei de Licitações; foi um encontro como tantos outros que o Tribunal tem feito buscando auxiliar os jurisdicionados”, afirmou Fábio Silva.

 

Luciano Gomes

Para o defensor público Luciano Gomes, que é auxiliar de gabinete do Defensor Público Geral, a reunião foi “altamente profícua”. “Primeiro porque sana as dúvidas do órgão que vai ser fiscalizado pelo Tribunal de Contas; é uma maneira que o órgão tem de saber quais são as posições do TCE e do seu corpo técnico, que é altamente capacitado; isso visa evitar futuros problemas para o órgão”, destacou. Ainda entre os integrantes do corpo técnico do TCE, também esteve na reunião a analista de controle externo I, Sumaia Campos, que atua no setor de Controle Interno.​

 

TCE & Conser

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição, recebeu em seu gabinete nessa terça-feira (19), o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades de Sergipe (Conser), Antonio Luiz dos Santos, e assegurou o apoio do órgão à criação dos conselhos em todos os municípios sergipanos. 

 

Antônio Luiz

Conforme o visitante, dos 75 municípios sergipanos, apenas 12 possuem conselhos voltados aos direitos da pessoa com deficiência. “A receptividade foi melhor do que esperávamos. O presidente atendeu ao nosso pedido e ofereceu uma estratégia muito rápida e efetiva na consolidação desse pleito”, comentou Antonio Luiz.

 

Flávio Conceição

A estratégia elogiada consiste na sensibilização dos gestores dos municípios sempre que estiverem em visita institucional ao TCE. “É uma causa nobre e justa, que merece todo o nosso apoio; esperamos que cada vez mais municípios tenham seus conselhos atuantes, com trabalhos voltados às pessoas com deficiência”, ressaltou o conselheiro Flávio Conceição. 

 

Homenagem

Outra ação definida na reunião será um evento agendado para o dia 03 de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A ideia é registrar a data e homenagear os municípios que se somarem à causa. “São esses conselhos que vão promover e defender a política pública para pessoa com deficiência, protegendo e acolhendo um universo de 500mil pessoas no estado”, concluiu o presidente do Conser. Também acompanharam a visita o conselheiro do Conser, Caio de Albuquerque Melo; e o diretor de Comunicação e Mídias do TCE, Habacuque Villacorte.​

 

Zezinho Sobral I

O deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) esteve na sede do Sindicato dos Radialistas de Sergipe (Sterts), no bairro Santo Antônio, em Aracaju. Ao lado do presidente Alex Carvalho, Sobral averiguou as necessidades de melhorias na infraestrutura que serão atendidas pelo recurso recebido pelo Sterts, fruto de emenda parlamentar do deputado Zezinho Sobral, para revitalização e manutenção predial do sindicato.

 

Zezinho Sobral II

“Os radialistas são uma categoria de muita relevância para a comunicação de Sergipe! É importante que a classe receba nosso apoio e continue trabalhando com respeito, compromisso e responsabilidade. Alex Carvalho é um gestor inovador e parceiro, que tem se empenhado em discutir demandas da categoria sempre com muito diálogo e transparência”, afirma o parlamentar.

 

Alex Carvalho

O radialista Alex Carvalho, presidente do Sindicato, informou também que tem planos de ofertar cursos de edição de imagem e informática para garantir aos radialistas uma maior qualificação para o mercado de trabalho. “É importante trazer os parlamentares que nos apoiam, que destinaram emendas impositivas, para mostrar que temos planos, projetos e que o dinheiro vai ser bem empregado. A partir do próximo mês já vamos começar a reforma”, explica Carvalho.

  

Diálogo aberto

“É uma grande satisfação acompanhar e fazer parte desse projeto junto ao Sindicato dos Radialistas. Fico feliz em sempre manter o diálogo com a imprensa sergipana e contribuir em defesa da liberdade de expressão, da sociedade e da democracia”, conclui Zezinho Sobral.

 

Maria Mendonça I

A deputada estadual Maria Mendonça (PDT) revelou preocupação com os casos de depressão e ansiedade desencadeados em estudantes, especialmente crianças e adolescentes, no retorno às aulas presenciais. “Nos últimos dias, temos acompanhado uma série de informações, vindas de diversas partes do país, com relatos de alunos que precisaram receber apoio psicológico. Isso é muito sério e carece de um olhar cuidadoso por parte da família, da escola e do poder público para que as doenças de ordem mental sejam evitadas”, afirmou Maria.

 

Maria Mendonça II

A deputada destacou a necessidade de se estabelecer ações articuladas junto ao Governo, através das Secretarias de Educação e Saúde para que sejam implementadas medidas que garantam assistência à essas crianças e adolescentes. “O retorno às aulas faz parte de um contexto social que precisa ser levado em conta, pois se trata de uma retomada de hábitos e comportamentos que assustam e geram insegurança e incertezas”, afirmou a deputada.

 

Maria Mendonça III

Maria destacou que, durante e após o isolamento social, o número de jovens com sintomas de ansiedade e depressão cresceu assustadoramente. “Muitos já tinham predisposição e outros passaram a apresentar. Nesse período, ouvimos relatos de profissionais da saúde sobre as lotações em consultórios e unidades de saúde por essa camada tão expressiva e importante da população em busca de apoio e tratamento”.

 

Saúde mental

A parlamentar lembrou que, no pico da pandemia da Covid-19, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) já discutiam como o vírus afetaria a saúde mental, apontando alterações neurais, imunes e endócrinas relacionadas à infecção e ao distanciamento social, o que poderia contribuir para distúrbios psicológicos. “É exatamente o que estamos vivenciando hoje”, disse Maria. 

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc