A contradição de Alessandro Vieira e a “sopa de letras” de Rogério Carvalho

Habacuque, 27 de Abril, 2022

Dois fatos políticos marcaram o início da semana para este colunista: as entrevistas concedidas pelos senadores da República e pré-candidatos a governador, Alessandro Vieira (PSDB) e Rogério Carvalho (PT), em emissoras de rádio distintas. Na Rede FAN FM, Alessandro ao tentar “defender” o adversário e pré-candidato Valmir de Francisquinho (PL), foi de uma infelicidade tamanha que atacou o empresário e presidente estadual do PL, Edivan Amorim.

Na RIO FM, o senador Rogério Carvalho revelou que já tem “chapa formada” para disputar as eleições deste ano, que em breve vai anunciar os nomes de vice-governador e de senador para completar a chapa majoritária. A resposta veio de um questionamento sobre os rumores de que o petista não consegue formar uma chapa para, ao menos, disputar a eleição. Rogério assegurou os apoios, além do PT, do PV, PCdoB, Solidariedade, apostando ainda no MDB e em conversas com o PSOL.

Alessandro Vieira, para tentar denegrir Valmir de Francisquinho, disse que o ex-prefeito e ninguém “tem intensão de mudar Sergipe ao lado de Amorim”; mais uma vez o senador por Sergipe passou vexame e, com todo respeito, perdeu a oportunidade de ficar calado: em uma resposta dura e objetiva, também para alguns setores da imprensa, o empresário refutou a fala do “delegado” com muito estranhamento, alegando que, há poucos dias, Alessandro o havia procurado.

A fala de Amorim chama a atenção porque Alessandro demonstra um certo “oportunismo”; procura o apoio político do PL e, diante da negativa, nem o partido e nem seus filiados prestam? E se Valmir aceitasse uma composição com o senador, qual seria seu discurso? Será que ia atacar Edivan? Já o anúncio de Rogério Carvalho chamou atenção porque ele chegou a dizer que, como nome da oposição, tem quase a mesma “densidade” do candidato da base do governo.

Entre os filiados no PV, com maior destaque surge o deputado estadual Ibrain Monteiro e o vice-prefeito de São Cristóvão, Paulo Júnior; no PCdoB e no novo Solidariedade não se tem a informação de grandes lideranças no agrupamento; no PT, nomes tradicionais deixaram a legenda, que apesar da força de Lula, só atraiu o deputado João Marcelo e o ex-deputado Róbson Viana, dentre os mais conhecidos. O MDB perdeu seus deputados estaduais, e manteve o ex-governador Jackson Barreto, que quer ser candidato a senador pelo bloco governista.

A menos que Rogério Carvalho esteja reservando a vaga de senador em sua chapa para JB, a alternativa tende a ser o advogado Henri Clay Andrade, que é o projeto do PSOL ao Senado. Em síntese, o petista pode até dizer que tem o apoio de uma “sopa de letras”, mas com todo respeito, não dá para comparar em termos de densidade, ainda mais se comparando aos nomes que estão filiados na base governista e até no PL de Valmir de Francisquinho. O senador talvez tenha se excedido, por nervoso, desespero ou talvez até para subestimar a inteligência dos outros...

 

Veja essa!

O crescimento do presidente Jair Bolsonaro nas pesquisas de intenção de votos em busca de sua reeleição parece que tem incomodado alguns políticos sergipanos. Quem imaginava que Lula seria decisivo em Sergipe, parece que já começou a acusar o desespero.

 

E essa!

Falando em Lula, depois de uma sequencia de “besteiras” proferidas pelo ex-presidente, ao ponto de seus principais aliados terem orientado um recuo, eis que o petista solta mais uma “pérola”: ele agora questionou publicamente a credibilidade do “big brother Brasil”! Lula sugeriu “manipulação” dos votos...

 

Se fosse Bolsonaro?

Como perguntar não ofende jamais, quando o presidente Jair Bolsonaro questionou a confiabilidade das urnas eletrônicas, a Rede Globo (responsável pelo BBB) fez questão de fazer duras críticas à postura do chefe do Executivo. E agora? O Big Brother e sua votação eletrônica é confiável ou não? Existe algum tipo de manipulação?

 

Culpa do Marketing

Para as recentes declarações polêmicas de Lula, sobretudo para sua “derrocada” em relação a Jair Bolsonaro nas redes sociais, a “solução” encontrada foi, ainda durante a pré-campanha, a mudança do marketing. Aliados estão preocupados com as falas do petista, avaliam algumas como desnecessárias e indevidas. Entendem que ele “dá munição gratuita” a Bolsonaro...

 

Zezinho Sobral I

As bandeiras da agricultura, da pecuária, da pesca, carcinicultura e da aquicultura como um todo são defendidas pelo deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) com projetos e ações que geram resultados para Sergipe. Recentemente, o parlamentar protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que institui a data de 29 de Junho como Dia Estadual da Pesca e da Aquicultura de Sergipe, sugerindo que passe a integrar o calendário oficial do Estado.

 

Zezinho Sobral II

“A pesca e a aquicultura em Sergipe são atividades que geram desenvolvimento econômico, emprego, renda e segurança alimentar. São práticas de reprodução e cultivo de peixes, crustáceos, moluscos e algas. Muitos sergipanos tiram o sustento através delas e contribuem para o empreendedorismo. Nada mais justo que homenageá-los com a data e somar para que políticas públicas voltadas aos segmentos sejam fortalecidas”, afirma Zezinho Sobral.

 

Zezinho Sobral III

Ainda na opinião do deputado Zezinho Sobral, a data de 29 de junho como Dia Estadual da Pesca e da Aquicultura tem uma simbologia especial. “Celebrar o Dia Estadual da Pesca e da Aquicultura de Sergipe remete ao dia de São Pedro, o primeiro papa da igreja católica e o padroeiro dos pescadores. Em vida ele foi pescador e sua história muito nos representa”, destaca.

 

Luciano Pimentel I

Através da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas), trouxe para Sergipe o seminário “Perspectivas para retomada pós-pandemia”. Na condição de presidente da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo da Unale, ele reuniu parlamentares, gestores públicos e representantes do trade turístico para discutir, no plenário da Assembleia Legislativa, os desafios, as oportunidades e as políticas públicas de fomento a um dos segmentos mais afetados pela Covid-19.

 

Luciano Pimentel II

Ao realizar abertura do evento, Luciano Pimentel enfatizou que o turismo foi o primeiro setor a paralisar durante a pandemia e o último a retomar suas atividades, registrando perdas nunca antes vistas. De acordo com ele, considerando o impacto da recessão sem precedentes causada pela crise sanitária, é fundamental analisar de que forma está ocorrendo a retomada do turismo no Brasil e quais ações poderão ser implementadas para fortalecer o setor turístico e favorecer a sua plena recuperação.

 

Luciano Pimentel III

“Nosso objetivo é chamar atenção da sociedade e dos representantes públicos para esse tema porque compreendemos a importância deste segmento para o crescimento da economia e entendemos que apoiar o turismo é contribuir, diretamente, para geração de emprego e renda para milhões de brasileiros. Tenham certeza de que, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo da Unale, seguirei buscando oferecer a minha contribuição para que Sergipe seja protagonista nestes debates e para que o nosso país ocupe um lugar de destaque nesta indústria”, assegurou Luciano Pimentel.

 

Breno Garibalde I

O vereador Breno Garibalde usou a tribuna da Câmara Municipal para chamar a atenção sobre a falta de licenciamento ambiental dos cemitérios de Aracaju e o necrochorume, que está atingindo os lençóis freáticos. Esse líquido é proveniente da decomposição dos cadáveres e, se o cemitério não atender às legislações ambientais, são causados sérios danos à saúde pública e ao meio ambiente.

 

Breno Garibalde II

“Os outros cemitérios aracajuanos não possuem licença porque foram construídos antes da existência das legislações ambientais. Mas a gente não pode simplesmente continuar fingindo que o problema não existe, ele é real e está afetando diretamente a saúde das pessoas e o nosso meio ambiente”, afirmou Breno. O parlamentar também alertou que o problema fica ainda maior na Zona de Expansão, que compõe 40% do território de Aracaju e não possui nenhum cemitério regulamentado.

 

Breno Garibalde III

“Por lá, a população utiliza muito os poços artesianos, que podem ser muito afetados com esse lençol freático contaminado. A gente também sabe que lá existem cemitérios clandestinos, o que só agrava o problema. Então, as pessoas podem estar bebendo água contaminada e a gente não pode fechar os olhos para isso. Além de ser um problema ambiental e de saúde pública, é uma questão de sensibilidade com o próximo", alertou Breno.

 

Iran Barbosa I

O deputado estadual e professor Iran Barbosa (PSOL) destacou, na tribuna da Assembleia Legislativa, a manifestação realizada por alunos do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, localizado no Bairro Farolândia, na qual reivindicavam o preenchimento do quadro de professores e de merendeiras; além de denunciarem problemas relacionados à infraestrutura daquela unidade de ensino. O parlamentar esteve presente no ato para apoiar as reivindicações dos estudantes.

 

Iran Barbosa II

“Quero parabenizar a iniciativa cidadã dos alunos do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, por terem se mobilizado pelas redes sociais e se organizado para reivindicar a resolução dos problemas ali existentes. Eles fizeram uma manifestação muito bonita, organizada, contando, inclusive, com o apoio de pais de alunos e professores”, relatou o parlamentar.

 

Iran Barbosa III

“E se formos observar bem, toda semana tem manifestações em diversas escolas do nosso estado, denunciando problemas quanto ao funcionamento das unidades de ensino. Quero lamentar que, depois do longo período em que as escolas estiveram fechadas por conta da pandemia, e tendo esse tempo para planejar suficientemente a retomada das aulas, agora, com o retorno das atividades escolares, aparecem diversos problemas que não podiam estar acontecendo, como escolas com quadro de professores e funcionários incompleto, por exemplo”, apontou.

 

PL Mulher

Para incentivar a participação na política, o diretório ‘Mulher’ do Partido Liberal de Sergipe (PL Mulher) vai realizar na sexta-feira (29), o ‘Inspire-SE’. O evento vai começar às 18h no Aquárius Hotel, localizado na Orla da Atalaia, em Aracaju com palestras de Liliane Ventura, Raíssa Soares e Luciana Couto. Será o primeiro evento realizado pela nova gestão do PL Mulher sob o comando de Lícia Melo.

 

Lícia Melo I

“A política vai ouvir as mulheres e será um momento muito enriquecedor. As palestrantes vão compartilhar conhecimentos incríveis que vão incentivar que as mulheres sergipana também vistam a camisa e abracem a causa. A política envolve tudo e as mulheres também precisam se interessar e contribuir com a população. Vai ser muito especial e conto com a presença das mulheres empoderadas que querem fazer a diferença”, convida a nova presidente do PL Mulher.

 

Lícia Melo II

Lícia foi empossada como presidente do PL Mulher na semana passada e foi convidada após ser reconhecida pelos serviços prestados em Sergipe. Ela é empreendedora social e ativista. Muito atuante em Sergipe, se destaca como defensora das causas em favor da vida, além do combate à todas as formas de violência e na defesa da família. Outras informações através do número (79) 9 9922-8471.

 

TCE I

O Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) realizou, por meio da sua Escola de Contas (Ecojan), o webinário “Uma Análise Jurídica das Decisões dos Tribunais de Contas”. Transmitida pelo canal da Escola no YouTube, a ação foi voltada a integrantes da Corte e dos órgãos jurisdicionados. Diretor da Escola de Contas, o conselheiro aposentado Carlos Alberto Sobral fez a abertura do evento e saudou os participantes: “Em nome do Tribunal de Contas dou as boas-vindas a todos. Agradeço ao presidente da Casa, conselheiro Flávio Conceição, que nos permite e oferece toda estrutura para realização de mais esse webinário”.   

 

TCE II

O coordenador jurídico do TCE/SE, Rodrigo Castelli, foi o primeiro a proferir palestra na ação. Ele abordou o tema ‘Papel do Tribunal de Contas na Perspectiva Constitucional’. Já em suas primeiras palavras, o coordenador agradeceu aos integrantes da Corte e todo corpo de colaboradores pelo convite. Baseado em seu conhecimento como mestre em Sistema Constitucional e sua experiência profissional na Casa, o palestrante explicou as previsões e competências dos Tribunais de Contas dispostas na Constituição Federal. 

 

Rodrigo Castelli

“Quando mergulhamos na Constituição, nós encontramos lá o papel determinante da Corte no funcionamento e seu impacto no controle no bem-estar comum”, disse Rodrigo. O conferencista ainda discorreu sobre legalidade e probidade, destacando ainda o auxílio dos Tribunais de Contas na boa gestão do bem público. “O Artigo 70 da Constituição Federal anuncia, em claras luzes, a profundidade e potências das Cortes de Contas, órgãos que atuam fiscalizando com excelência a aplicação do dinheiro e a gestão pública”, pontuou Castelli.  

 

Luciano Almeida I

Segundo conferencista da ação, o procurador do município de Graccho Cardoso, Luciano Luís Almeida, trouxe seu olhar técnico com a palestra ‘Uma análise das decisões dos Tribunais de Contas (as espécies de decisões; legitimidade para execução das decisões; ressarcimento ao erário e prescrição das ações de ressarcimento)’. Sobre o tema, Luciano disse: “Os Tribunais de Contas possuem uma variedade ímpar de instrumentos capazes de assegurar uma racional e eficiente utilização dos recursos públicos, atuando não só de forma sancionatória, mas, principalmente, de forma pedagógica”.

 

Luciano Almeida II

Essas duas funções dos Tribunais de Contas são essenciais à própria democracia, enquanto garantidores da responsabilidade fiscal, da probidade administrativa, da eficiência, da transparência na gestão pública, da implementação das políticas públicas, enfim, dos regramentos que orientam a Administração Pública; são as decisões do colegiado e a força coercitiva delas que materializam essas pretensões”.  Ao final da palestra, ele respondeu aos questionamentos enviados pelos participantes inscritos. ​

 

Marcel Tavares

Representando o diretor da Ecojan, o supervisor da Escola, Marcel Tavares, foi o responsável pela conclusão do webinário, agradecendo a participação dos dois palestrantes, reafirmando o compromisso da Ecojan com iniciativas didáticas e anunciando o retorno das atividades presenciais da Escola para um futuro próximo.​

 

Operação Cianose

A Controladoria-Geral da União (CGU) participou da Operação Cianose. O trabalho foi realizado em parceria com a Polícia Federal (PF). O objetivo é aprofundar as investigações envolvendo fraude em contratação, desvio de recursos e lavagem de dinheiro na aquisição de respiradores pulmonares pelo Consórcio Nordeste, no valor de R$ 48.748.575,82.

 

Investigações

Em abril de 2020, o Consórcio Nordeste contratou empresa para fornecimento de 300 ventiladores pulmonares para utilização em unidades de saúde voltadas ao combate da pandemia. De acordo com o que ficou definido pelos integrantes do Consórcio, cada Estado da Região Nordeste receberia 30 equipamentos, com exceção da Bahia, que ficaria com 60 respiradores.

 

À base de Cannabis

O processo de contratação, por meio de dispensa de licitação, foi formalizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Na auditoria realizada pela CGU verificou-se que, apesar dos valores envolvidos e da relevância dos equipamentos naquele momento da pandemia, não constava do processo justificativa para escolha da empresa, que se dedicava à comercialização de medicamentos à base de Cannabis, assim como qualquer comprovação de experiência ou mesmo capacidade operacional e financeira para cumprir o contrato.​​​​​​​​​​​​​​

 

Pagamento antecipado

Além disso, a auditoria constatou que o pagamento foi feito de forma antecipada, no valor de quase R$ 49 milhões, sem as devidas garantias contratuais e sem observar as orientações da Procuradoria Geral do Estado. Por fim, os respiradores nunca foram entregues e o contrato foi rescindido sem que houvesse a restituição da quantia paga, resultando no prejuízo aos cofres públicos correspondente ao valor integral contratado (R$ 48.748.575,82).

 

Operação Ragnarok

Diante desses fatos, em 1º de junho de 2020, a Polícia Civil do Estado da Bahia deflagrou a Operação Ragnarok, que resultou na apreensão de documentos e na prisão temporária dos sócios da empresa contratada pelo Consórcio e do administrador de outra empresa, que se apresentou como a fabricante dos respiradores e também estava envolvida nas negociações. O aprofundamento das apurações, que ficou a cargo do Ministério Público Federal, PF e CGU, culminou na identificação de um esquema criminoso envolvendo lobistas, empresários, agentes públicos e pessoas jurídicas que atuavam, principalmente, na Bahia e em São Paulo.

 

Diligências

A Operação Cianose consistiu no cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão na Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. O trabalho conta com a participação de cerca de 60 policiais federais e de 10 auditores da CGU.

 

Tatah Santana

A cantora sergipana Tatah Santana está de malas prontas para a sua primeira turnê em São Paulo. De 13 a 15 de maio, Tatah terá seis shows na capital e interior paulista. Serão dois em São Paulo, dois em São Bernardo do Campo, um no Guarujá e o outro em Santana de Parnaíba. A produção é da Expand Entretenimento. “Estou muito feliz com esta turnê pela primeira vez em São Paulo. É o mercado mais disputado do Brasil para você entrar e vou levar o nome e a música de Sergipe por este Brasil. Com fé em Deus será a primeira de muitas”, comemorou Tatah. 

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc