Valmir deve ser respeitado, mas ele precisa ter um projeto para Sergipe

Habacuque, 03 de Maio, 2022

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), encerrou o mistério e, nessa segunda-feira (2), em uma entrevista coletiva realizada em Aracaju, anunciou sua pré-candidatura a governador. Ele não confirmou, mas tudo se encaminha para uma “dobradinha” com a pré-candidatura do médico Eduardo Amorim (PL) para o Senado Federal. Já o nome do pré-candidato a vice-governador na chapa ainda não será anunciado por agora. Isso passará por uma composição política que ocorrerá no momento das definições e registros das candidaturas.

Este colunista não vai negar e continua apostando que Valmir de Francisquinho não disputa o governo do Estado. O entendimento é que ele tem uma eleição “segura” para deputado federal e que este desafio maior representa um grande “risco”, podendo ser muito positivo, como também bastante desastroso. Mas é bem verdade que Valmir tem até o registro da candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) um espaço de tempo para buscar fortalecer seu projeto político e sua candidatura, atraindo o apoio de outros partidos políticos.

Mas, independente do que este colunista acredita ou não, Valmir de Francisquinho é um pré-candidato com potencial e que jamais pode ser desprezado. Merece o respeito da imprensa, dos demais pré-candidatos e do próprio governo do Estado. É um nome, diferente de outras pré-candidaturas anteriores, que entra com facilidade “no povão”, até pelo perfil político que ele carrega. Por sua vez, também não está “acima de lei” e pode ser que tenha que responder pelos problemas do passado...

É bem verdade que, a pré-candidatura de Valmir “inibe” os projetos de governo dos senadores Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (PSDB), que perdem espaços diante de uma polarização natural entre o ex-prefeito de Itabaiana e o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), que é o pré-candidato apoiado pelo grupo político que compõe o governo do Estado. O projeto de Valmir precisa de mais “densidade”, precisa de mais partidos apoiando, de lideranças, de mais tempo de televisão. Não pode ser apenas uma proposta do Agreste, mas de todo o território sergipano.

Mas não é só isso! Para governar Sergipe, Valmir de Francisquinho precisa ir bem além e, apesar do tempo escasso, tem que apresentar um plano de governo eficiente, de fácil interpretação e com respostas para alguns problemas que afligem a nossa sociedade. Em síntese, Valmir precisa ter um projeto para o nosso Estado, com garantias e metas administrativas. Todo discurso político, motivado por uma pré-candidatura, inflama sua “torcida” e, convenhamos, anima e aumenta a expectativa para o início do processo eleitoral. Mas quando a “festa acaba”, sobra a gestão para tocar...

 

Veja essa!

Muito movimentado o lançamento da pré-candidatura de Valmir de Francisquinho a governador do Estado. É sabido por todos que o médico Eduardo Amorim será o pré-candidato a senador, mas o anúncio virá em breve. A informação que chega a este colunista é que uma mulher deverá ser confirmada na chapa para vice.

 

E essa!

Há quem defenda uma aproximação entre o PL e o PSDB em Sergipe. Uma fonte bem avisada e que transita bem entre os dois partidos, considera que essa possibilidade hoje é remota. Disse que não seria muito vantajoso para o discurso de Alessandro Vieira essa composição.

Também não!

Por sua vez, outra fonte, desta feita mais próxima ao PL, considera como um “risco” qualquer aproximação do PSDB, até pelo desgaste acumulado pelo senador da República. O entendimento é que a rejeição de Alessandro é alta, além de que, recentemente, ele fez duros ataques e injustos contra o empresário e presidente estadual do PL, Edivam Amorim.

 

Aposta em Amorim

Outra fonte ligada ao PL explica que a pré-candidatura de Eduardo Amorim ao Senado se dará pelo “recall” de seu trabalho no Congresso Nacional, seja como deputado federal, seja como senador da República. “Eduardo (Amorim) continua muito bem avaliado e isso é fruto do trabalho dele em BSB”, argumenta.

 

Pré-candidatos a governador

Além de Valmir de Francisquinho, também estão confirmadas as pré-candidaturas do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), do senador da República, Rogério Carvalho (PT), do senador Alessandro Vieira (PSDB) e do ex-deputado federal João Fontes (PTB).

 

“Bole-Bole”

Depois de ter a confirmação do apoio de toda a Família Reis em Lagarto, agora o pré-candidato a governador Fábio Mitidieri voltou ao município e obteve a confirmação do apoio do Grupo “Bole-Bole” com o apoio do deputado federal Gustinho Ribeiro (Repúblicanos) e da prefeita Hilda Ribeiro (Solidariedade).

 

Alô Lagarto!

Na visita a obras em execução em Lagarto, Fábio também foi recebido pela pré-candidata à deputada estadual, Áurea Ribeiro (Republicanos), e outras lideranças políticas da região. Na prefeitura, Fábio ouviu da prefeita e vereadores demandas relacionadas à necessidade de um hospital regional que atenda casos de baixa e média complexidade, desafogando o HUSE. Melhorias na infraestrutura municipal também foram apresentadas ao pré-candidato.

 

Hilda Ribeiro

A passagem de Fábio por Lagarto também oportunizou declarações de apoios à pré-candidatura dele. “Quero dizer que você pode contar com a gente, Fábio. Você é o nosso pré-candidato, o nome que apoiamos para o Governo do Estado”, declarou Hilda Ribeiro. Na sequência Fábio foi visitar a construção da Orla da Barragem Dionísio Machado, futuro complexo de lazer e comércio que promete aquecer o turismo na região. O pré-candidato também esteve no povoado Urubutinga, nas obras de construção do Hospital do Amor.

 

Gustinho Ribeiro

Durante a agenda, outras manifestações de apoio à pré-candidatura aconteceram em entrevista na rádio Eldorado FM e também em almoço com lideranças políticas na residência de Áurea Ribeiro, no Povoado Moita Redonda. “A cidade de Lagarto é uma cidade estratégica para Sergipe. É por isso que tanto a prefeita Hilda como eu, como nosso agrupamento decidimos firmar essa parceria com Fábio Mitidieri. Compreendemos que ele representa renovação, é sintonizado com o futuro, com a modernidade, mas sem esquecer as suas origens e o que o povo precisa”, disse Gustinho na Eldorado FM.

 

Fábio Mitidieri

No mesmo programa, Mitidieri agradeceu o apoio do casal. “Essa parceria com Hilda e Gustinho tem dois alcances: em Lagarto e Estadual. Hilda como gestora municipal e Gustinho como deputado federal por Sergipe. Agora, o que eu digo a Hilda e Gustinho e as pessoas que andam comigo nesse projeto é que nós precisamos pensar em Sergipe e em Lagarto procurando entender suas demandas e prioridades”, defendeu Fábio Mitidieri.

 

Conferência em Maceió!

A Ecos Consultoria promove entre 20 e 23 de maio, no Hotel Atlantic, em Maceió (AL), a 1ª Conferência de Governança, Desenvolvimento, Planejamento e Gestão Regional. O primeiro palestrante confirmado é o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, sobe o tema “A nova lei de Licitação, desburocratização e celeridade na gestão”.

 

Olha a Renascer!

“Discurso demagogo e falso paladino da moralidade”! Foi assim descrito o perfil do atual presidente do órgão, feito por um leitor e atual servidor da entendida pública! Segundo o denunciante, vivencia uma irreversível decepção com o homem, que cresceu escutando várias “histórias” de humanidade e correção com o erário público, e no dia a dia, vivencia inúmeros desmandos, práticas irregulares e condutas desproporcionais que visam exclusivamente proteger seus improdutivos e incapazes  apadrinhados, perseguindo com tratamentos ditatoriais aqueles que não rezam em sua cartilha!

 

Olha a Larissa!

Cita como exemplo, a afilhada Larissa, que além de inúmeros prejuízos causados ao Estado, por conta da sua incapacidade de exercício da função presenteada pelo seu padrinho, além do já denunciado recebimento de valores em duplicidade! Passando por sua comadre Crerlin (mãe de Larissa), que assim como a filha, recebeu valores indevidos, além de ser responsável pelo suprimento de fundos em parceria com um outro afilhado do presidente que “foi afastado”, onde inúmeros indícios de práticas irregularidades existem, sem qualquer providência para elucidar!

 

“Show de horrores”

Não esquecendo de outras condutas reprováveis, como por exemplo: marido e esposa, trabalhando em conjunto em um contrato de alimentação; veículos da fundação em restaurantes, motéis, fazendo viagens particulares interestaduais; cabide de emprego familiar, onde 3 a 4 membros da mesma família são contemplados com “trabalho”; ameaça velada a profissionais capacitados, para  executar pareceres e relatórios para camuflar procedimentos que visam proteger os seus afilhados e desmoralizar aqueles que não se curvam ao seu tradicional bla-bla-bla!

 

Promete denunciar!

Finalizou o servidor dizendo que iria parar os comentários no âmbito da Fundação, porque não tem certeza ainda de tudo que tem ouvido falar sobre a conduta do presidente, por outros locais que atuou/atua!! Mas, de tão indignado, ele assegura que assim que tiver dados concretos dessas “práticas”, não se eximirá de denunciar! Com a palavra todos os envolvidos, como sempre vem sendo oportunizado por este espaço...

Laércio Oliveira I

O deputado federal Laércio Oliveira está empenhado na realização de dois importantes projetos de infraestrutura turística de Nossa Senhora da Glória e Itabaianinha. Ele esteve com o ministro do Turismo Carlos Brito para apresentar dois projetos importantes de infraestrutura turística. O de Glória é um projeto de Agroturismo aproveitando o potencial leiteiro da cidade que pode ser incluída na rota dos Canyons de Xingó. A criação de uma área estruturada foi apresentado pela prefeita Luana Oliveira.

 

Laércio Oliveira II

Já a deputada estadual Janier Mota apresentou um projeto de restauração do prédio, da antiga estação ferroviária, resgatando a história do município. “Além de proteger o passado, estamos focados no futuro, visto que o local passa a ser atrativo turístico para o município”, afirmou Janier. “A ideia é criar uma área de lazer, com campo de múltiplo uso, playground, espaço educativo, instalação de biblioteca e museu. Se tornaria um espaço para geração de emprego e renda e também para o turismo”, explicou o parlamentar sobre o projeto de Itabaianinha.

 

Laércio Oliveira III

Brito orientou os passos que tem que ser dados para o avanço das obras e reafirmou o compromisso do Ministério do Turismo com o investimento em infraestrutura. “São mais de 3.200 obras em andamento somente nessa pasta na atualidade. Com uma melhor estrutura, esses destinos passam a oferecer uma melhor experiência para o visitante”, explicou.

 

Alô Itabaianinha!

Um pouco antes, o deputado esteve junto com Janier na diretoria de Infraestrutura Ferroviária para propor a municipalização do prédio da ferrovia de Itabaianinha, que pertence à União. “O objetivo é restaurar o prédio, que está abandonado para resgatar e preservar a história do local. As estações ferroviárias tem sempre muita história. Além de proteger o passado, estamos focados no futuro, visto que o local passa a ser atrativo turístico para o municipio”, disse Laércio.

 

Alinhamento

O diretor de Infraestrutura ferroviária Ariston Ayres Rodrigues afirmou que a ideia vem no mesmo sentido que o Dnit quer alinhar, buscando a parceria com os municípios e que já houve cessão e restauração de outras estações de trem para se tornarem destino turístico, a exemplo de Campina Grande, onde existe o trem do forró. Também participaram da reunião vereadores de Itabaianinha, a exemplo do famoso Zé Miúdo Anão, que viralizou na internet depois que Bolsonaro o colocou nos ombros.


Exclusiva!

Falando em Zezinho Sobral, algo inusitado parece acontecer na eleição de 2022, mais precisamente no município de Laranjeiras: a informação é que as duas Fazendas (Varzinhas e Boa Sorte), tradicionalmente adversárias políticas, desta vez estarão unidas, com os grupos possivelmente votando no líder do governo para deputado estadual.

 

Alô Laranjeiras!

O entendimento passaria com o apoio de parte da Família Franco (Usina Pinheiro), como contrapartida, pode-se formalizar um grande entendimento visando a disputa pela prefeitura de Laranjeiras em 2024. Nas redes sociais de moradores do município o assunto já começa a ser “ventilado”.

 

Bomba!

Nos próximos dias ocorrerá no município de Cumbe uma licitação que tem deixado muita gente com os olhos bem abertos! Por se tratar de contratação de empresa para prestação de serviços, onde muitas das vezes o inexplicável acontece, a aposta dos empresários é que o município dê um “show de transparência e respeito à legislação”, evitando assim, relevantes prejuízos aos cofres públicos!

 

Igor Albuquerque I

Oficialmente imortal. Assim foi consagrado Igor Leonardo Moraes Albuquerque como novo imortal da cadeira nº 30 da Academia Sergipana de Letras (ASL), através da solenidade de posse realizada pela sala virtual do sodalício. O recente membro da ASL é advogado, escritor, vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, além de subsecretário-geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

 

Igor Albuquerque II

O presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson do Nascimento, não escondeu a satisfação com a posse. “A chegada de Igor Albuquerque enaltece as personalidades construtoras da ASL. Agora de fato e de direito está referendado a posse do acadêmico e o brilhante discurso de Marlene Calumby engradeceu a ocasião”, comemorou. O evento teve como mestre de cerimônia o acadêmico Dr. Lúcio Prado. “Fiquei muito feliz com o convite para conduzir um dos momentos mais importantes da ASL que é o de posse. A solenidade foi expressiva e contou com cerca de 60 pessoas que estiveram acompanhando o ato. Desejo muito sucesso ao imortal Igor Albuquerque”, afirmou.

 

Marlene Calumby

A professora e acadêmica, Marlene Calumby, leu o termo de posse do cargo vitalício e festejou o acontecimento com um discurso de recepção. “O poema do português António Gedeão na obra a Pedra Filosofal nos permite sonhar e não importa a idade, pois enfatiza que os sonhos são uma constante da vida. A trajetória de Igor Albuquerque é marcada por produções de viés jurídico, desde publicações em livros a diversos artigos baseados na Constituição de Sergipe. Ele possui ainda uma notável história na vida pública entre o Poder Executivo e Legislativo, algo que contribuiu para que se tornasse um especialista em técnicas legislativas”, frisou.

 

Compromisso

Igor Albuquerque recebeu o diploma, o distintivo da ASL e fez um pronunciamento regado de reconhecimento e citações literárias. “Prometo defender e cumprir o estatuto da ASL, como também, me basear no regimento interno com patriotismo para a função que fui designado. Agradeço ao acolhimento por parte dos membros da instituição, aos meus familiares por dividir comigo este momento tão especial e pessoas ilustres que fizeram parte da minha carreira profissional como Luiz Fernando Ribeiro Soutelo. Sendo assim, faço questão de citar Dante Alighieri em A Divina Comédia quando declara o seguinte: Esta matéria da qual sou o escriba demanda para si todo meu cuidado”, argumentou.

 

Cadeira nº 30

A cadeira nº 30, que tem como patrono José Jorge de Siqueira Filho, era ocupada pelo professor e acadêmico Luiz Fernando Ribeiro Soutelo, com quem Igor Albuquerque dividiu entre tantas ações no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, assim como no Conselho Estadual de Cultura, a relatoria do novo Regimento Interno do Conselho, aprovado em 2021.

 

Alô Itaporanga!

A secretária municipal de Itaporanga d'Ajuda, Emanuely Carvalho Hora, participou da 3ª MOSTRA “SERGIPE, AQUI TEM SUS”, realizada no Quality Hotel Aracaju e organizada pelo Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e governo do estado de Sergipe. O evento contou com a apresentação de experiências exitosas em saúde idealizadas e executadas pelos municípios sergipanos e Itaporanga teve destaque entre os 62 projetos cadastrados, ficando na 10ª posição.

 

Redução do déficit

A secretária Emanuelly Hora realizou a apresentação do projeto que implantou no município e tem contribuído para diminuir o déficit farmacêutico da população. “A Assistência Farmacêutica Ampliada oferta medicamentos que a população tem necessidade, porém, não estão incluídos no componente básico, a lista Rename, que é de responsabilidade do município, e nem no componente especializado, que é de responsabilidade do estado. Nós fizemos a vinculação dessa população a um cadastro no Serviço Social tendo como base uma lei municipal para pessoas com vulnerabilidade social e econômica”, explicou.

 

Emanuelly Hora

Falando sobre o projeto, Emanuelly contou sobre os passos que o munícipe deve seguir para ser beneficiado. “A partir da realização de um cadastro na Assistência Social, analisamos os dados fornecidos e fazemos a autorização através de uma portaria da Secretaria Municipal de Saúde, que consiste na liberação da medicação via revista ABCFARMA, pela farmácia credenciada”, salienta a gestora. No ano passado foram 487 pessoas beneficiadas e, além dos medicamentos, foram incluídos também suplementos alimentares.

 

Centro de Estética

Dentro da ascensão do mercado de Estética no Brasil, o Centro Teresa Cristina está virando referência nos tratamentos estéticos em Sergipe com a chegada do Lavieen, uma das mais modernas tecnologias a laser, garantindo excelente performance para o tratamento de manchas faciais e corporais, rugas finas, poros, acnes, cicatrizes, reconstrução da textura da pele e procedimentos contra perda de cabelos.

 

Tecnologia Lavieen

O Lavieen é muito requisitado por ser também o único laser que traz o efeito de BB LASER por meses, com o tratamento exclusivo da epiderme. Com 15 anos de experiência no mercado, Teresa Cristina vem investindo muito em modernos equipamentos com o objetivo de oferecer a maior satisfação para os pacientes que buscam o Centro de Estética.

 

Teresa Cristina I

“O processo do embelezamento imprime personalidade em cada conduta e pra isso os esforços não são medidos para trazer o que há de mais moderno. A Clínica inova mais uma vez trazendo de forma pioneira um novo laser, o Lavieen. A tecnologia proporciona resultados mais precisos para os tratamentos de manchas faciais (melasma) e corporais”, destaca a empresária.

 

Teresa Cristina II

Teresa Cristina ainda acrescenta que a tecnologia também “atua maravilhosamente bem na melhora textura da pele, auxiliando na redução da rotina com o uso de produtos em casa. Ele é o próprio skincare tecnológico”. A tecnologia Lavieen proporciona um efeito como se as pacientes já estivessem maquiadas, sem que tenham usado nenhum produto, já que o laser uniformiza o tom e a textura da pele.

 

Onde achar?

A sede do Centro de Estética Teresa Cristina fica situado no Horizonte Jardins, na Avenida Dr. José Machado de Souza, 120, sala 1129, no bairro Jardins, em Aracaju. Mas o seu grupo atende nas cidades de Estância, Itabaiana, Lagarto e Própria . Agende seu atendimento pelo (79) 99932-1676.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc