Pré-candidato tem que prometer o possível e deixar de “vender ilusão”!

Habacuque, 17 de Maio, 2022

Foi-se o tempo em que os pré-candidatos saiam às ruas, participavam de eventos públicos e concediam entrevistas a setores da imprensa prometendo “o mundo e o fundo”! Muito por conta de promessas não cumpridas, por ações não concretizadas, por obras não paralisadas e/ou sequer iniciadas, com o passar do tempo a classe política começou a cair em descrédito junto ao eleitorado. A prova disso tem sido, a cada pleito, o crescimento das abstenções nos “democráticos” processos eleitorais.

O brasileiro, em forma de protesto, por não se sentir representado, quando não escolhe um pré-candidato “aleatório”, que geralmente não está preparado para o exercício da função pública, ele opta por se “abster” daquela decisão, votando em branco, anulando o voto ou sem sequer se dar ao trabalho de se dirigir junto à Justiça Eleitoral. Neste caso ele acaba abrindo mão do seu poder de decisão para outros eleitores que, por conveniência ou não, escolhem seus representantes.

O cidadão comum, que geralmente não está satisfeito com o serviço público, a cada dia demonstra cada vez mais insatisfação (para não dizer decepção) com a classe política. Alguns já se dizem “vacinados” para determinados pré-candidatos que, a partir deste período, que antecede o início de mais uma campanha política, começa a aparecer junto ao povão, anunciando um projeto em formatação, mas que já começa prometendo tudo, caso venha a ser eleito. Antes, muitos desses desapareciam logo após o pleito.

Mudavam de endereço, trocavam de número de telefonia móvel, voltavam a cair no “esquecimento”, geralmente com mandatos públicos já consolidados, deixando para “reaparecer” apenas nas eleições posteriores e, no máximo, nas poucas festas religiosas e manifestações culturais celebradas durante o ano. E esse “distanciamento”, esse abandono e descaso, só fez crescer, ao longo do tempo, esse “descrédito”! Hoje parte do eleitorado já não aguenta mais ouvir político “vendendo ilusão”!

Nem sempre o pré-candidato que diz “SIM” a tudo, vai realizar aquilo durante seu mandato, Executivo ou Legislativo. A máquina é exigente, requer trabalho, sacrifício! As contas públicas estão mais transparentes e fiscalizadas. Os limites devem ser respeitados, pelo bem da constitucionalidade. Quem ainda ouve um discurso político, sem ganhar algum benefício, quer ouvir o possível, o equilíbrio, a verdade! O povo sabe que um “sonho” pode ser bem acessível! Vende em qualquer mercearia...

 

Veja essa!

A coluna recebeu uma denúncia dando conta que um servidor terceirizado da Fundação Renascer foi devolvido/demitido pelo diretor/DAF do órgão, por não cumprir as obrigações designadas!

 

E essa!

Para a surpresa do diretor, o mesmo cidadão foi recontratado (ou sequer foi demitido) por ordem expressa do presidente Wellington Mangueira! E mole? Quer receber salário e direitos adicionais sem fazer jus, ou até mesmo, em duplicidade? Procure a Fundação Renascer!

 

Olho nela!

Ainda na Renascer, alguns servidores informam que uma funcionária do órgão curte “férias” na Europa. Até aí tudo bem, mas a turma está de olho se a servidora receberá ou não seus proventos no final do mês, mesmo sem trabalhar. E não será a primeira vez...

 

Bomba!

Concluindo sobre a Fundação Renascer, essa semana um diretor teria sido acusado de assédio! Enquanto a gestão da fundação informa que ao tomar conhecimento da ocorrência, afastou de imediato o servidor e deu encaminhamento aos procedimentos administrativos para a apuração do caso, em entrevista numa rádio, o representante do sindicato dos agentes informou/garantiu que o afastamento do acusado, se deu por iniciativa própria por problemas de depressão!

 

Abafando?

E incrível como nada acontece de forma transparente nesse órgão! Outra questão que chamou a atenção foi a mudança de comportamento da Fundação nesse episódio. Ao contrário de um outro caso recente, onde se deu publicidade em toda imprensa (com nome, foto, relato dos fatos), dessa vez, tudo está muito bem abafado! Será que quem comanda a Fundação aprendeu a lição ou será que tem algo que não pode ser divulgado?

 

Motoceata em Sergipe

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), estará em Sergipe, nesta terça-feira (17), para inaugurar oficialmente a obra de duplicação da BR-101, do município de Propriá até Japaratuba. Movimentos ligados à direita sergipana estão organizando uma Motoceata, saindo de Propriá, cuja concentração deve ocorrer entre 9h30 e 10h30, e que deverá contar com a presença de Bolsonaro. Segundo informações do deputado federal Laércio Oliveira, o desembarque em Aracaju está previsto para as 10 horas e a comitiva segue de helicóptero para o ato no Baixo São Francisco.

 

Gualberto & Luciano

O deputado estadual Luciano Bispo (MDB), disputará a reeleição em 2022 e, demonstrando profunda gratidão pela postura de seu vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Francisco Gualberto (PSD), confirma que o apoiará em sua pré-candidatura para deputado federal. A informação é que Gualberto seja, inclusive, será um dos líderes da campanha de Luciano em Aracaju.  

 

Sérgio Reis I

Foi realizada no município de Lagarto, uma reunião que contou com a presença de lideranças, secretários e da população, para tratar de assuntos relacionados ao cenário político de Sergipe. No encontro estavam presentes o deputado federal, Fábio Reis, o seu pai e ex-prefeito de Lagarto, Jerônimo Reis, a deputada estadual, Goretti Reis e o ex-deputado federal, Sérgio Reis.

 

Sérgio Reis II

Na ocasião, Sérgio levantou a questão sobre sua possível pré-candidatura, que veio com a desistência de sua tia Goretti Reis. “Fui pego de surpresa quando minha tia resolveu não seguir adiante com a pré-candidatura de deputada estadual, não estava preparado, mas eu entendo e respeito a decisão. Então temos que ter muita responsabilidade neste momento para dar continuidade a esse trabalho que vem sendo construído por vários anos”, destacou o ex-deputado.

 

Sérgio Reis III

Sérgio ainda ressalta a importância do apoio que tem recebido da população após a decisão. “Quero agradecer ao apoio e ao incentivo da população que tem muita confiança no meu trabalho. É com essa união e essa força que iremos representar Lagarto e o nosso estado pelo Brasil afora. O nosso grupo já fez e tem feito muito para o nosso povo, e agora é um momento de unirmos forças para que juntos possamos com o nosso mandato continuar trazendo mais melhorias para o estado de Sergipe”, pontua.

 

Fábio Reis

O deputado federal, Fábio Reis destaca a importância da pré-candidatura de Sérgio e demonstra seu apoio. “Sei que a desistência foi uma decisão muito difícil para minha tia, assim como foi difícil para todos nós. Entretanto, eu acredito que nossa família ainda tem muito a contribuir com esse estado e por isso, digo que eu e Sérgio estaremos juntos para podermos fazer muito mais pelo povo sergipano”, ressaltou o deputado Fábio Reis.

 

Aliança em Boquim!

O pré-candidato a deputado federal Danilo de Joaldo segue ampliando seu projeto político para chegar à BSB, recentemente ele recebeu o apoio do prefeito de Porto da Folha, Miguel de Dr. Marcos; essa semana ele formalizou uma aliança política em Boquim, com o pré-candidato a deputado estadual Luís Fonseca. Na região as apostas são altas já para a eleição de Danilo.

 

Valmir Monteiro

Um fato que gerou muita repercussão no meio político sergipano, nos últimos dias, foi o anúncio do ex-deputado Valmir Monteiro, que foi prefeito de Lagarto e que hoje, quando se prepara para disputar mais um mandato eletivo, iniciou uma luta contra um câncer de estômago. Em nota, Valmir se diz bem e disposto a superar mais este desafio sua trajetória. Este colunista já prestou serviços jornalísticos para a família Monteiro e, desde já, deseja os sinceros votos de uma excelente recuperação para Valmir, que sempre deu a volta por cima diante das adversidades.

 

Posse na OAB I

O diretor da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (ECOJAN), Carlos Alberto Sobral de Souza, representou o presidente do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição de Oliveira Neto, durante a solenidade de posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE) para o triênio 2022-2024, realizada na tarde do último sábado (14).

 

Posse na OAB II

Na oportunidade também foram empossados os novos diretores da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), da Escola Superior de Advocacia de Sergipe (ESA/SE) e do Conselho Seccional. O presidente da OAB/SE, Danniel Costa, assumiu com o compromisso de promover uma gestão moderna e que tenha como premissa a defesa da sociedade e representando os direitos dos advogados.

 

Carlos Alberto Sobral

O diretor Carlos Alberto Sobral reforçou sua gratidão pela OAB, porque graças à advocacia ele construiu uma vida pública bastante exitosa. “É sempre muito honroso representar o Tribunal de Contas Sergipe, esta Casa onde escrevi e escrevo uma história de muita dedicação, de muito compromisso. E prestigiar a posse na OAB é algo ainda mais prazeroso pela minha paixão pela advocacia. Desejo muito sucesso e êxito para os novos dirigentes da Ordem”.

 

Uso de máscaras

O uso de máscara de proteção facial para acesso e permanência no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) será facultativo a partir da próxima quarta-feira (18). ​A medida segue entendimento do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais, que avalia o cenário epidemiológico no estado e já suspendeu a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos e fechados.

Flávio Conceição

“Após diálogo com o nosso setor médico entendemos ser possível tal medida que, inclusive, foi já adotada por outras instituições em nosso estado”, comentou o presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição. A exigência do uso de máscara será mantida apenas para o acesso ao centro de Saúde do Tribunal.

 

Controle Interno

O Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC/SE) deu início ao ‘I Workshop Sobre a Atuação do Controle Interno Municipal: Diagnóstico e Oportunidades de Melhoria’. Organizado pelo procurador-geral do MPC, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, o encontro reuniu o primeiro bloco composto por 25 dos 75 responsáveis pela área de controle interno nos municípios sergipanos.

 

Antônio de Carvalho

Palestrante do Workshop, o diretor de auditoria da Prefeitura de Aracaju, Antônio Álvaro de Carvalho, compartilhou o conteúdo proposto de maneira didática, aplicando ainda um questionário para conhecer melhor as realidades de cada município. “É difícil até avaliar a importância de um evento como este, fundamental para os gestores e o pleno exercício de suas competências. Para mim é motivo de orgulho e satisfação ter recebido esse convite. Após essas reuniões, o Tribunal de Contas terá um retrato real acerca do funcionamento do controle interno de cada município”, disse Antônio Álvaro. 

 

Fernanda Nascimento

Também palestrante, a secretária municipal de Controle Interno do município de Itabaianinha, Fernanda do Nascimento Santana, ministrou a palestra “Dividindo Experiências”, um relato composto por dados, dificuldades e toda estrutura de funcionamento e o dia a dia do Controle Interno em Itabaianinha. “Essa aproximação fortalece a técnica e o fazer dos controladores municipais. Com esse aporte do MPC, todos ganhamos mais segurança no desempenho de nossas funções”, afirmou a secretária. 

 

Eliziário Sobral

Representando a Prefeitura Municipal de Aracaju, o controlador-geral do município, Eliziário Silveira Sobral, enalteceu a relevância do Workshop. “É preciso que haja esse elo entre o Tribunal e os municípios, e essa ação reafirma a importância desta interação. Em boa hora, parabenizo o procurador Bandeira e tenho certeza que teremos resultados muito benéficos nesse Workshop”, colocou o Eliziário Sobral. 

 

Mara Matos

Responsável pelo exercício do Controle Interno do município de Carira, Mara Matos parabenizou o TCE pela realização do encontro. “É um momento de muitas mudanças, como a vigência da Lei nº 14.133, e a realização do Workshop veio em momento oportuno. O nosso objetivo é prestar um serviço de qualidade para os munícipes e em sintonia com os órgãos de controle”, finalizou a secretária. O workshop contará com outras duas manhãs, nos dias 18 e 20 de maio, composto por duas diferentes turmas que contemplam os cinquenta secretários municipais restantes. ​

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc