Eleição para governador de Sergipe não deverá ser “federalizada”

Habacuque, 15 de Julho, 2022

Eleição se decide no voto! Vence a disputa quem, ao final da apuração, recebeu mais voto na urna, conforme contabilização da Justiça Eleitoral. E para ser governador de Sergipe, por exemplo, qualquer que seja o pré-candidato, precisa ter o respaldo das ruas, precisa ter o apoio de um agrupamento político, precisa ser o “escolhido” e, para isso, necessita “conquistar o coração” do eleitorado. Jogadas de marketing, determinadas estratégias podem até ter certo peso, sobretudo em uma eleição proporcional, mas na majoritária é o “voto” quem define senador, governador e presidente.

Este colunista faz esta análise acima considerando a preocupação dos diversos pré-candidatos de Sergipe, ao governo e ao Senado, de tentarem vencer a eleição com o discurso que são os respectivos “escolhidos” do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e do ex-presidente Lula (PT). Isso pode ter um impacto junto ao eleitorado dos dois presidenciáveis, mas em tempo, também é uma forma de tentar subestimar as pessoas, como se o cidadão não tivesse discernimento para escolher quem serão seus representantes.

O eleitor pode votar em Jair Bolsonaro, por exemplo, e não acompanhar o voto nos pré-candidatos bolsonaristas para o governo de Sergipe; o mesmo pode ocorrer com o eleitorado de Lula, que aqui no Estado pode não votar no projeto próprio do Partido dos Trabalhadores. Para este colunista, além de subestimar as pessoas, quando o pré-candidato tenta “colar” seu projeto ao de um presidenciável, e não discute nada de interesse do povo sergipano, ele demonstra que não está preparado para o cargo que pretende exercer.

Nós estamos saindo de uma pandemia; as pessoas passaram dois anos quase que “presas” dentro de casa, temendo a infecção pelo vírus; findaram “contaminadas” pelo desemprego, pelo desaquecimento da economia. A retomada está ocorrendo, é verdade, mas de forma gradativa. Vale lembrar que vivemos um momento de instabilidade econômica em todo o Mundo. Grandes potências que demonstravam solidez em suas finanças, hoje também enfrentam problemas. E nem o Brasil e nem Sergipe estão distantes desta triste realidade.

O sergipano não se anima com “aventuras”, com as velhas e novas promessas; a impressão é que as pessoas querem eleger um governador e um senador que lhes apresente soluções viáveis e possíveis de realizar; a disputa presidencial está polarizada e a maioria não faz qualquer relação com a disputa estadual. Quem se arrisca a dizer que vota em “A” ou “B”, apenas corre o risco de perder possíveis votos que teria do eleitorado de Lula ou de Bolsonaro, a depender da escolha. O efeito disso junto ao povão chega a ser indiferente.

Pode até parecer “loucura” deste colunista, mas aqui se defende o entendimento de que boa parte do eleitorado sergipano já tem consciência de quem irá votar no dia 2 de outubro para presidente da República, e não será o “apoio” aqui no Estado que mudará esse “juízo de valor”; como também quem já tem o voto formulado em “A” ou “B”, para o Palácio do Planalto, também não vai mudar suas intenções para votar no “governador do presidenciável”. São duas eleições simultâneas, é verdade, mas distintas. Para ganhar não basta ter carisma, tem que ter voto...

 

Veja essa!

Sobre a reunião dos líderes governistas para indicação do pré-candidato do agrupamento ao Senado, uma surpresa: alguns membros entendem que o nome de André Moura teria mais chances de vencer a eleição e de unir a base em torno do projeto.

 

E essa!

Mas uma fonte ligada a Moura explica: “o nome de André (Moura) foi colocado à disposição na reunião para disputar o Senado, mas pessoas mais próximas a ele entendem que o melhor projeto, no momento, é uma pré-candidatura para deputado federal”.

 

Muito prestígio

A mesma fonte acrescenta: “André é muito novo, tem grande capacidade de articulação política e, eleito deputado federal, pode fazer um bom trabalho por Sergipe no Congresso Nacional, podendo até liderar a forte bancada do União Brasil na Câmara. Ele ainda tem muito prestígio em BSB”.

 

Bomba!

Ainda tentando travar uma batalha judicial em BSB para obter uma liminar e disputar a eleição para governador, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), já começa a enfrentar alguns problemas “comuns” de um líder de agrupamento: pré-candidatos proporcionais estão incomodados com dois nomes que estariam sendo “priorizados” em detrimento dos demais...

 

Exclusiva!

O impasse é que, por um lado, Valmir só mantém a “chama acesa” porque o PL precisa viabilizar sua chapa de proporcionais (estaduais e federais); por outro, essa turma esperava que o ex-prefeito “dividisse” melhor seu “capital político”, mas a informação é que ele está priorizando dois projetos políticos...

 

Alô Emurb!

Dentro do órgão o clima é de muita insatisfação por parte dos servidores com o presidente e o prefeito de Aracaju. Para eles a EMURB sempre foi exemplo na administração pública em 45 anos de existência, mas hoje sobram supostas denúncias relacionadas a pressões internas, ao ponto de a diretoria implantar catracas eletrônicas com o objetivo de controlar ainda mais seus colaboradores. Os servidores reclamam de assédio e cobram uma atitude dos órgãos fiscalizadores. Que coisa!

 

Lamentações

Desde a noite de quarta-feira (13), a rede social do senador Rogério Carvalho está um verdadeiro “muro virtual de lamentações”. Após Fábio Mitidieri publicar material do encontro em Brasília com Lula, a equipe de Rogério se empenhou em tentar mostrar a boa relação do senador com o ex-presidente, como se somente o petista sergipano pudesse costurar parceria com o pré-candidato à presidência. Vôte!

 

Danielle Garcia I

A delegada Danielle Garcia (Podemos), pré-candidata ao Senado Federal por Sergipe, esteve no município de Santo Amaro das Brotas. Ela visitou alguns pontos da cidade, que faz parte de sua história de vida. “É sempre uma alegria poder vir a essa cidade que me traz boas recordações, terra de meu pai, e ser tão bem acolhida pelos moradores. Agradeço o carinho de cada um”, enfatizou a delegada, que estava acompanhada do pré-candidato a deputado federal, Fabrício Cardoso (Podemos).

 

Danielle Garcia II

Durante a visita, Danielle Garcia foi presenteada com o livro “Santo Amaro das Brotas, do histórico ao lúdico”, do professor Gilvan de Jesus Santos. “Que conta toda a história do município sergipano. Muito dessa história faz parte da minha vida e dos meus familiares e eu fico muito feliz de poder reviver tudo isso”, afirmou a delegada.

 

Danielle Garcia III

“Temos que valorizar mais a nossa cultura e incentivar iniciativas como a do professor Gilvan e tantos outros escritores sergipanos que se dedicam a pesquisar e registrar a história e demais aspectos do nosso estado”, frisou a pré-candidata. Danielle Garcia esteve ainda na Associação SOS Mulheres. “É preciso incentivar cada vez mais as mulheres a lutarem por seus direitos e a ocuparem todos espaços que ela desejar em nossa sociedade, inclusive na política. Parabenizo a Associação e que tenhamos mais iniciativas como esta”, ressaltou.

 

Com Pastor Virgínio

Danielle Garcia também fez uma visita de cortesia ao Pastor Presidente das Assembleias de Deus em Sergipe, Reverendo Virgínio de Carvalho Neto. “Aproveitei para reforçar a minha admiração pela importante obra religiosa e social desenvolvida pelas Assembleias de Deus em Sergipe sob a liderança do Reverendo Virgínio. Um trabalho que transforma vidas e que torço muito para que alcance um número cada vez maior de pessoas movidas, acima de tudo, pela fé em Deus”, afirmou.

 

Georgeo Passos I

Seguindo sua luta pela redução do IPVA e de taxas do Detran/SE, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) fez mais um apelo, em discurso na Assembleia Legislativa. Desta vez, o parlamentar pediu que o Governo do Estado zere o IPVA para motos de até 125 cilindradas. “Pedimos que o governador zere o IPVA para motos. Uma medida semelhante foi aprovada no senado, com resolução já publicada. E aqui em Sergipe ninguém aguenta pagar esses valores tão abusivos do IPVA”, frisou o deputado Georgeo Passos.

 

Georgeo Passos II

O parlamentar espera que desta vez o governador atenda seu pedido, o qual visa beneficiar milhares de proprietários de veículos em Sergipe. No final de 2021, Georgeo apelou para que o governo congelasse o valor do IPVA para esse ano, mas não teve o pedido atendido.

 

Taxas

Há anos, Georgeo vem lutando também pela redução de taxas do Detran/SE por considerar abusivas. “Em 2019 conseguimos reduzir algumas taxas, dentre elas, a renovação da CNH (que dobrou o valor) através da Lei nº 8.638 de minha autoria. Mas infelizmente no final de 2020 o governo derrubou as reduções com apoio de 13 deputados”, ressaltou Passos.

 

Joaquim da Janelinha I

O vereador Joaquim da Janelinha (PROS) reivindicou algumas situações já solicitadas em prol do bairro Farolândia, mas que ainda não foram solucionadas. A primeira abordagem foi referente a urgência de estudos da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para implantação de faixas de pedestres e quebra-molas na Canal 5, que, segundo o parlamentar, está precisando de uma atenção especial.

 

Joaquim da Janelinha II

“Devido a Universidade que trouxe o progresso para o nosso bairro, com o crescimento, sobretudo, imobiliário, assim como o supermercado; consequentemente o fluxo de pessoas e veículos aumenta, assim como número de acidentes. Devido aos congestionamentos em horários de pico, poderia se pensar em um novo retorno, por exemplo”, disse ele. Joaquim também destacou a Emurb, para que todos os bancos da Canal 5, sejam revitalizados, já que foi a primeira canal a ser coberta, e por isso, se faz necessário reparos, manutenções. 

 

Toca da Raposa

Já sobre a comunidade Aningas, antiga Toca da Raposa, também localizada no bairro Farolândia, o vereador disse está no aguardo de também melhorias para essa comunidade; já que foram prometidos paliativos; serviços de infraestrurura e asfalto. “Agora, nessas chuvas, as necessidades se estendem ainda mais. Por isso, peço atenção e que chegue o mais rápido, melhorias para essa localidade”, finalizou.

 

Iran Barbosa I

O deputado estadual e professor Iran Barbosa, do Psol, esteve em Indiaroba, onde participou do I Ciclo de Debates de Ciências Humanas do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça. O parlamentar debateu com estudantes daquela escola estadual, dentro do tema “Os Direitos Humanos e seus desdobramentos”, a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Iran dividiu a mesa com a assistente social Natália Daltro e com o escrivão de polícia e professor Gerri Sherlock Araújo.

 

Iran Barbosa II

Para Iran Barbosa, que é membro da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), é sempre importante debater esse tema com estudantes e com a juventude para reforçar princípios civilizatórios que são fundamentais para as relações humanas e para a vida em coletividade. “Fico sempre muito feliz em debater Direitos Humanos, especialmente com a juventude, porque é uma oportunidade de reforçar a necessidade de se lutar, desde cedo, por ações concretas do Estado e da sociedade no sentido de garantir os direitos básicos conquistados ao longo da história, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, a toda a população, indistintamente”.

 

Gustinho Ribeiro I

O deputado federal e vice-líder do Governo Federal, Gustinho Ribeiro (Republicanos), votou favorável à Proposta de Emenda à Constituição - PEC 15/2022, a PEC da Justiça Social, que trata da ampliação de benefícios sociais e outras medidas de auxílio a vários setores da economia para amenizar os efeitos da alta dos combustíveis.

 

Gustinho Ribeiro II

O deputado reiterou os benefícios garantidos pela aprovação da matéria. “Entre eles, o reajuste para R$ 600 até o final do ano do Auxílio Brasil e zerar a fila do benefício. Além disso, a PEC cria um auxílio para caminhoneiros autônomos e taxistas. A proposta também vai dobrar o valor do Auxílio Gás e ampliar o programa Alimenta Brasil. São medidas propostas pelo Governo Federal que irão contemplar milhões de brasileiros”, ressaltou Gustinho.

 

Gustinho Ribeiro III

O parlamentar sergipano destacou o empenho do Congresso para aprovação da PEC. “Que traz vários benefícios para os cidadãos e que amenizam as dificuldades financeiras enfrentadas neste momento. Por isso, foi importante o trabalho dos partidos da base, que se empenharam para aprovar essa matéria que traz impactos positivos para a população brasileira que necessita dessas medidas”, afirmou.

 

Combustíveis

Gustinho Ribeiro lembrou ainda as recentes medidas adotadas pelo Governo Federal, com apoio do Congresso, para redução dos preços dos combustíveis. "O presidente Bolsonaro buscou meios para reduzir os valores. E esse empenho já está sendo constatado nos postos, que nos últimos dias vem reduzindo o preço cobrado nas bombas aos consumidores", salientou.

 

Breno Garibalde I

O vereador Breno Garibalde pediu mais uma vez sensibilidade do poder público para a situação de maus-tratos aos animais que são utilizados em carroças, principalmente cavalos. Breno destacou a quantidade de fotos e denúncias que recebe em suas redes sociais sobre o assunto.  

 

Breno Garibalde II

“Mais uma égua morreu e, por incrível que pareça, na frente da Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente - DEPAMA -  e o carroceiro foi preso em flagrante. Isso é cada vez mais comum na nossa cidade. É inadmissível que a gente continue achando que é normal um animal morrer, porque foi explorado até à exaustão. Cavalo nem sequer foi criado para andar em asfalto. Precisamos repensar isso, recebo diariamente fotos e denúncias desses maus-tratos com os cavalos", desabafou Breno. 

 

Carroças extintas

O parlamentar sugere que as carroças sejam extintas e que se encontre uma solução viável para carroceiros. Ele ressalta que na Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO -  que chegou esse ano e regulamenta o orçamento de 2023, veio uma previsão para resolver este assunto. 

 

Alô prefeitos!

Os gestores dos municípios sergipanos têm até o dia 22 de julho para preencher os questionários do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), ciclo 2022, disponibilizados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE). A proximidade do fim do prazo foi lembrada no Pleno pelo conselheiro presidente, Flávio Conceição. 

 

Flávio Conceição

“É importante que todos estejam atentos para que não haja nenhum atraso no envio das informações ao Tribunal. Estamos certos de que, mais uma vez, obteremos 100% de adesão dos nossos municípios para esse instrumento tão importante para a medição do desempenho das gestões”, destacou.

 

IEGM

Com dados e informações referentes ao ano base 2021, a nova edição do IEGM vai possibilitar a avaliação das seguintes dimensões de políticas públicas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. 

 

Preenchimento incompleto

Conforme o Ato Deliberativo nº 1002, de 2 de junho de 2022, “a responsabilidade pelo completo e correto preenchimento dos questionários eletrônicos do IEGM é do chefe do Poder Executivo Municipal, após certificação do responsável pelo órgão central de Controle Interno do Município”. Ainda segundo o dispositivo, o preenchimento incompleto dos questionários equivale ao não preenchimento.

 

Passível de multa

A omissão, o descumprimento ou o atraso no preenchimento dos questionários e/ou no envio do Certificado de Validação dentro do prazo limite estipulado, serão passíveis de aplicação de multa. Viabilizada por meio de parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o TCE/SP, a ação visa medir e acompanhar o desenvolvimento da gestão pública e instrumentalizar o controle social. No âmbito do TCE, a responsabilidade pelo IEGM compete à Diretoria Técnica, através da Assessoria de Planejamento. ​

 

Doação de sangue

De modo a contribuir com o abastecimento do banco de sangue do estado, o Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) somou forças com o Centro de Hemoterapia (Hemose) e promoveu, pela primeira vez, uma campanha de doação junto aos seus colaboradores. Viabilizada por meio da Coordenadoria de Serviço Médico e Odontológico do TCE, que disponibilizou a estrutura necessária ao serviço de coleta externa, a ação obteve grande adesão junto aos servidores. 

 

Roney Bantim

De acordo com o enfermeiro do Hemose, Roney Bantim, a iniciativa “é de inestimável importância”para a instituição. “Essa parceria que o Hemose faz com as instituições permite ampliar o número de doadores, e é como costumamos dizer que saímos da nossa própria ‘casinha’ e nos aproximamos da população para facilitar essas doações”, disse o profissional. “O nosso estoque está no limite e pode voltar a baixar com o aumento do número de internamentos de pacientes acometidos pela Covid-19. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, finalizou Roney. 

 

Delmo Freire

Integrante da Coordenadoria de Serviço Médico e Odontológico da Casa, o médico Delmo Freire acompanhou os trabalhos. “A ideia de cedermos nosso espaço é reforçar esse ato voluntário. Promover que, ao dispensarmos apenas alguns minutos do nosso dia, podemos salvar vidas”, destacou. 

 

Loreta Lopes

Participando da doação, a servidora Loreta Lopes fez sua primeira doação de sangue. “Eu venci o medo e vi que é um ato simples e que deve ser adotado na nossa rotina", afirmou. 

 

Guilherme Maia

Diretor-geral do Instituto Parreiras Horta, entidade que administra o Hemose, Guilherme Maia esteve presente na manhã solidária, enaltecendo a estreia da parceria com o TCE. “Primeiro quero agradecer ao presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição, e aos demais componentes da Corte pelo apoio. Salientar também a importância dessa ação após o período junino, quando há uma considerável diminuição em nosso estoque”, concluiu o diretor. ​

 

Mentorias da Saese I

A Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) vem realizando semanalmente mentorias para atualizar e preparar os anestesistas sergipanos. De acordo com o presidente da Saese, o anestesista Fabricio Antunes, esse é um novo projeto da atual diretoria da Saese para estimular os anestesistas para realizarem as provas para os Título de Especialista em Anestesiologia (TEA) e Título Superior de Anestesiologia (TSA), ambos da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA).

 

Mentorias da Saese II

“Depois que assumi a presidência da Saese, decidi fazer esse projeto de mentoria com o propósito de estimular a revisão de assuntos em anestesiologia. O TSA é uma titulação mais refinada da SBA, mas as duas titulações precisam de uma preparação, pois têm prova teórica e prova oral”, explicou o presidente da Saese. Os cursos acontecem de forma online todas as segundas-feiras, à noite, e, em alguns sábados, acontecem de forma presencial. 

 

Olha o Sebrae!

Um estudo inédito realizado pelo Sebrae mostra que os pequenos negócios sergipanos (microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte) geram uma renda mensal de R$ 233,8 milhões para os empreendedores, o que significa um volume de quase R$ 2,8 bilhões ao ano injetados na economia do estado.

 

Pequenos negócios

Os números constam no Atlas dos Pequenos Negócios, um documento que traz um panorama da atuação das micro e pequenas empresas em todo o país e que tem por base os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao IV trimestre de 2021.

 

Renda média

Para chegar a esses valores, o Sebrae levou em consideração a renda média dos empreendimentos e o total de pequenos negócios em atividade. O levantamento mostra que Sergipe possui 327,8 mil pessoas à frente do seu próprio empreendimento (empregadores e pessoas que atuam por conta própria), o que representa 1,1% do total do país. Esses empresários atuam principalmente no setor de Serviços (33%), Comércio (32%) - segundo maior percentual entre os estados brasileiros, Agropecuária (18%), Construção Civil (10%) e Indústria (6%).

 

Presença feminina

Outro dado que chama a atenção na pesquisa é a presença das mulheres no comando das empresas. Trinta e sete por centro dos pequenos negócios sergipanos são comandados por pessoas desse sexo, o que coloca o estado em segundo lugar no ranking, em termos percentuais, de empreendedorismo feminino, atrás apenas do Rio de Janeiro.

 

Perfil definido

Os donos de pequenos negócios em Sergipe têm um perfil definido. Eles são predominantemente negros (77% se autodeclaram pretos ou pardos), jovens (33% têm menos de 34 anos), atuam há mais de dois anos na atividade (76% do total), não possuem empregados (86%) e tem rendimento mensal de até um salário mínimo (65%). Catorze por cento deles possuem nível superior e apenas 25% contribuem para a previdência social

 

Alô Monte Alegre!

Na busca de desenvolvimento para a comunidade de Monte Alegre, o secretário municipal Geral, Luciano Lino, juntamente com recém-empossado secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Geyson Correia, estão em São Paulo para visitar empresas no ramo de Call Centers (telemarketing) e mostrar o potencial de mão de obra que o Município pode oferecer para atender a demanda do mercado no setor.  

 

Geração de empregos

A busca faz parte do Programa Desenvolve Monte Alegre, projeto este elaborado pelo novo secretário municipal, que tem conhecimento na área e expectativa de gerar mais de 150 empregos diretos somente no Município, em um prazo médio de dois anos. “Viemos aqui para mostrar a nossa estrutura física e humana, e apresentar o ‘Coworking Monte City’, que é um espaço físico e pode ser compartilhado por várias companhias, profissionais liberais e freelancers, onde as empresas interessadas poderão se instalar em nossa cidade”, almeja Geyvson Correia.

 

Alto Sertão

A iniciativa tem como foco a geração de emprego e renda não somente para a população de Monte Alegre, mas para a Região do Alto Sertão sergipano, com a possível chegada dos investimentos do setor privado. O processo faz parte do planejamento desenvolvido pela gestão da prefeita Marinez Silva Pereira Lino. “O foco da nossa prefeita, ‘Nena de Luciano’, é fazer de Monte Alegre um polo e referência nesse modelo de aporte de empresas em Sergipe”, complementa o secretário Geral, Luciano.  

 

Feira de Livros

A Praça de Eventos Orquídea, em frente à loja Kalunga do Shopping Jardins, recebe até dia 28, mais uma edição da Feira de Livros Escariz. No local, o público de todas as idades encontra mais de 3 mil títulos de diferentes segmentos indicados para crianças, jovens e adultos, como fábulas, livros de atividades infantis, contos, crônicas, geeks, romances, suspenses e clássicos da literatura, com preços a partir de R$ 5.

 

Opções diversas

As opções para a garotada são diversas e incluem cadernos de atividades que desafiam meninos e meninas a resolverem tarefas e desenvolverem diferentes habilidades e competências. Dentre os destaques, estão também os livros da coleção Histórias do Folclore Brasileiro, da editora Ciranda Cultural, sobre Curupira, Iara, Saci-Pererê por R$5 cada, além de clássicos do Monteiro Lobato, livro tapete para colorir, obras táteis com estímulos sensoriais e publicações que ajudam meninas e meninos a entenderem seus sentimentos.

 

Diversas obras

As sugestões para adolescentes, jovens e adultos também são inúmeras, como as obras que ressaltam o poder feminino, as histórias protagonizados pela órfã Anne, da autora canadense Lucy Maud Montgomery, os livros de George Orwell, Júlio Verne, Oscar Wilde, Arthur Conan Doyle e os clássicos de Machado de Assis, Eça de Queiroz, Aluísio Azevedo, Euclides da Cunha, dentre outros grandes autores. A Feira de Livros Escariz está aberta ao público, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. O acesso é gratuito.

 

Programa de Aceleração

O prazo para inscrições no Programa de Aceleração Startup Nordeste Sergipe. A iniciativa busca fomentar o ecossistema de inovação no estado, bem como capacitar empreendedores de base tecnológica em estágio inicial de negócio. A proposta é oferecer às startups mentorias, referências nacionais e internacionais, networking, além de atendimento personalizado para o desenvolvimento do negócio. Serão beneficiadas startups e/ou iniciativas com inovação aplicada ao processo/produto/serviço e/ou ao modelo de negócios, com alto potencial de crescimento e impacto na sociedade, preferencialmente escalável.

 

Bolsas de estímulo

Um dos principais atrativos do programa é que os selecionados receberão bolsas de estímulo à inovação no valor de R$ 6,5 mil durante seis meses, período de duração do Startup Nordeste Sergipe. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.se.sebrae.com.br. Lá também está disponível o edital do programa. Podem participar startups formais e informais de pequeno porte detentoras de ideias inovadoras ligadas às áreas temáticas de Educação, Saúde; Meio Ambiente, Energia, Agronegócio, Turismo, Economia Criativa, Finanças, Mercados e Logística e que incorporem o uso de tecnologias, em conformidade com a conservação, preservação e desenvolvimento sustentável dos recursos naturais e culturais da região Nordeste.

 

Juliano César e Paulo do Eirado

A trajetória de sucesso dos sergipanos Juliano César Farias Souto (Grupo Fasouto) e Paulo do Eirado Dias Filho (Superintendente do Sebrae/SE e do Instituto Micael) estão eternizadas no livro ‘Empreender: Casos de Sucesso’, lançado oficialmente no II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania 2022, realizado em Vila Nova da Gaia, em Portugal.

 

Jorge Cabral

A publicação contou com a colaboração do presidente do Conselho Regional de Administração de Sergipe, Adm. Jorge Cabral, e da conselheira, Admª Cristiane Tavares, além da profª. Sônia Fonseca e do prof. Jacinto Jardim. O livro conta a trajetória empreendedora de pessoas de vários países da língua portuguesa. O congresso foi realizado pela Universidade Aberta de Portugal, juntamente com o SEBRAE, e teve a participação do CRA-SE.

 

“Patrulha Canina” I

No dia 24 de julho (domingo), o Teatro Tobias Barreto vai receber a turma mais “aunimada" do universo infantil. A peça "Patrulha Canina Ao Vivo” desembarca em Aracaju para única apresentação às 16h. Um programa pra lá de animado para toda a família. Sensação por onde passa no Brasil, a peça traz a turma de cachorrinhos liderados pelo menino Ryder e com todos os personagens da trupe Patrulha Canina.

 

“Patrulha Canina” II

Ryder recebe vários pedidos de ajuda e com o apoio dos cachorrinhos consegue resolver diversos perigos e resgatar pessoas e animais. Para solucionar os problemas, a equipe divertida utiliza diversas habilidades como o trabalho em conjunto, o bom humor e o espírito de proteção. O espetáculo é muito envolvente e interativo com seu público, ele passa mensagens muito importantes como preservação do meio ambiente, amizades, companheirismo, cumplicidade, trabalho em equipe e muito mais. Cada filhote traz uma personalidade única, ressaltando a importância do trabalho em equipe e boa cidadania.

 

Jéssica Dantas em Aracaju

Jéssica Dantas irá participar da Mostra de Artes Visuais do X Festival Cultural do Brasil, de 27 de julho a 10 de agosto em Aracaju. Nascida na capital sergipana, a artista visual autodidata (@ayiskah) tem um trabalho voltado ao blackwork e procedimentos técnicos oriundos desse universo. Participou de projetos e eventos nacionais e internacionais como a Pixel Show, em 2019. A inspiração para os traços vem da conexão com a espiritualidade e ancestralidade indígena e africana.

 

Mostra em Viena

A Mostra de Artes Visuais sobre o Bicentenário da Independência do Brasil pelos olhares atentos de 33 artistas brasileiros acontecerá em Aracaju, na Casa de Cultura Brasil Áustria, e segue para Viena, capital austríaca, onde estará em exibição na Jan Arnold Galery, no Museumsquartier, do dia 19/09 a 30 de setembro. As duas exibições fazem parte da 10ª edição do Festival Cultural do Brasil.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc