Saída honrosa! Jackson desistiu do Senado por temer nova derrota eleitoral

Habacuque, 23 de Julho, 2022

Política não é uma ciência exata, mas quem atua e conhece um pouco de seus bastidores, passa a entender como as “coisas funcionam”, como pensam as “mentes brilhantes” e “articuladoras” do meio. Com 78 anos bem vividos, eis que o ex-governador Jackson Barreto (MDB) volta a “causar” no cenário sergipano, anunciando sua desistência da disputa pelo Senado Federal e assumindo o compromisso de trabalhar na campanha presidencial de Lula (PT) em Sergipe, sob o argumento da “defesa da democracia”, mesmo sem sofrer qualquer tipo de pressão e/ou perseguição. Mas é preciso um discurso...

Jackson teve uma trajetória vencedora, ao longo de sua vida pública; venceu algumas eleições, ajudou e carregou muita gente em outras, mas também sucumbiu em alguns pleitos. A derrota nas urnas, geralmente, serve de grande aprendizado para os políticos, em especial para aqueles mais experientes. É do resultado final de uma eleição que se pode fazer uma avaliação completa do cenário, compreendendo bem os erros e acertos, quem trabalhou e quem “cruzou os braços”, quem está bem avaliado e quem apresenta “picos de rejeição”. Todo político profissional faz essa análise!

Muito desgastado enquanto governador, em meados de 2018, Jackson Barreto recuou da decisão de abandonar a vida pública, por uma série de fatores e renunciou o cargo para concorrer a uma vaga no Senado, sob o argumento que aquele seria o mandato eletivo que lhe faltava em sua trajetória. Após uma “guerra de farpas” contra os também postulantes Antônio Carlos Valadares (PSB) e André Moura (UB), no final perderam todos! Ali, além dos dois adversários, JB tinha mágoas de Heleno Silva (Republicanos), Rogério Carvalho (PT) e parte da militância do Partido dos Trabalhadores (leia professores – Sintese).

Custou muito a Jackson a consagrada declaração ao radialista Gilmar Carvalho de que, se voltasse a disputar um novo mandato, a população não votasse nele. Aquilo foi muito usado na campanha eleitoral de 2018 e, após aquele pleito, o próprio ex-governador reconheceu que havia cometido um erro estratégico. Depois do resultado negativo, JB não foi mais o mesmo, não demonstrou mais tanto prestígio e força política, inclusive dentro do próprio agrupamento. Estava desgastado, um tanto fragilizado. Ao ponto de, agora em 2022, quase perder o comando do MDB, após ver os principais nomes deixarem o partido.

Sem um grupo forte para comandar, sem eleger um vereador em Aracaju, sem o prestígio que sempre o acompanhou, com um partido desfigurado, além de ainda enfrentar forte rejeição de parte do eleitorado, ainda assim, talvez motivado por muitos amigos que reconhecem e aprovam sua trajetória, Jackson tentou, a todo custo, disputar mais uma eleição de senador da República. Vale lembrar que, até um tempo atrás, seu nome era cotado para deputado federal e, após uma decisão judicial desfavorável a André Moura, JB decidiu que daria um “salto maior”! Convenhamos: se estivesse com a eleição garantida para federal, o ex-governador “arriscaria” o Senado, à beira dos 80 anos?

Este colunista volta ao princípio: política não é uma ciência exata, mas quem trabalha no meio sabe como as “coisas funcionam”. A verdade é que sem a eleição para federal, JB “blefou” sobre o Senado, tentou a todo custo ser o “candidato de Lula” e, sem a mesma força de antes e já temendo uma nova derrota eleitoral, anunciou a desistência como “saída honrosa” e agora vai dedicar-se à campanha de Lula, apostando o resto de suas fichas na eleição presidencial. Sabe que o petista pontua bem no Nordeste e em Sergipe, e precisa de um “discurso” para se manter “vivo” politicamente. Decidiu com o “fígado”, quando já não tem mais tempo para errar. Mas “o pulso, ainda pulsa”...

  

Veja essa!

Com a desistência de JB, está consolidada a pré-candidatura de Laércio Oliveira (PP) ao Senado Federal pelo agrupamento que terá o também deputado Fábio Mitidieri (PSD) como pré-candidato a governador. Agora, sem “dividida”, a tendência é que Laércio possa pontuar melhor com o apoio da base.

 

E essa!

A definição do governo, com a confirmação da pré-candidatura de Laércio, serve de alerta para os adversários; assim que for feito o anúncio oficial, é esperar como o cenário vai se comportar, principalmente os principais postulantes ao Senado. Se a base se unir, Laércio tende a crescer...

 

Discurso de unidade

Assim que JB anunciou a desistência, Laércio adotou um discurso de unidade. “Estamos unidos nesta grande missão que é apresentar aos nossos conterrâneos o nosso projeto político inovador, focado no desenvolvimento econômico e no avanço social. E vamos conquistar a vitória”, salientou.

 

Apoio da base

Laércio disputará o Senado pela primeira vez após três mandatos consecutivos de deputado federal. Ele elogiou os integrantes da base governista, destacando o diálogo sempre aberto, e disse estar preparado para o desafio. “Estou preparado para, ao lado de mulheres e homens valorosos, lutar para que Sergipe siga avançando, de modo que as realizações sejam ainda maiores”, disse.

 

JB fora da eleição

Em vídeo que circula nas redes sociais, Jackson Barreto desmente os rumores de que agora será pré-candidato a senador pelo agrupamento de Rogério Carvalho. Diz que não vai se envolver na disputa para governador e que seu compromisso é com a eleição de Lula.

 

Como separar?

Jackson só precisa explicar melhor como fará campanha para Lula distante dos eleitores de Rogério Carvalho. A menos que o ex-governador também não esteja acreditando que o petista levará a frente seu projeto de disputar o governo. Também há rumores de que JB pode indicar o vice de Rogério. Tá muito confuso...

 

Convenção do PROS

Está marcada para o próximo dia 2 de agosto, a partir das 9 horas, no Clube de Diretores Lojistas, a Convenção Estadual do PROS em Sergipe, que deverá confirmar a pré-candidatura do ex-deputado Jorge Alberto para governador do Estado. Os demais pré-candidatos majoritários e proporcionais também deverão ser anunciados.

 

Eduardo Amorim I

Em entrevista ao radialista Faro Fino, na Jornal FM, o pré-candidato a senador, Eduardo Amorim (PL), lembrou que em seu mandato no Senado, sempre priorizou indicações técnicas para o gabinete, atendendo aos pleitos de todos os gestores que lá estiveram reivindicando melhorias para seus municípios ou lutas de classe e valorização. 

 

Eduardo Amorim II

“As decisões e escolhas sempre foram minhas. Prezo pela capacidade técnica, transparência e bom atendimento, afinal de contas, o gabinete é um espaço público, de todos. Além disso, nunca usei todos os cargos que estavam à minha disposição, apenas o necessário, e isso refletiu na economia de recursos”, pontuou. 

 

Eduardo Amorim III

Eduardo Amorim lembrou que nos oito anos no Senado, sempre se preocupou em fazer as coisas de forma correta. “Até mesmo para viajar por Sergipe usava meu carro e meu combustível. Não vou julgar quem não age assim, mas esse é o meu estilo”, disse. Ele lembrou ainda que os itens transparência, ética e gastos foram analisados pela Revista Veja, em 2014, que o avaliou com a nota 10, sendo considerado o melhor do Brasil à época. 

 

Ética e política

“A confiança das pessoas no político é o que mais vale para ele. E para acreditar você precisa ser verdadeiro, agir com transparência e verdade. Esse legado quero levar de volta ao Senado. Para mim, ética e política são duas coisas que devem sempre andar juntas”, defende Eduardo Amorim. 

 

Priscila Felizola I

Através das redes sociais, Priscila Felizola anunciou e explicou sua saída da direção Regional do Senac. “Há decisões que temos que tomar, há mudanças que precisam acontecer, há recomeços que precisam florescer dentro de nós. Depois da saída do presidente Laércio Oliveira, refleti sobre o papel que poderia desempenhar como Diretora Regional, para dar continuidade ao trabalho exitoso desenvolvido sob sua liderança, do qual fiz parte ativamente”.

 

Priscila Felizola II

“Diante disse eu optei por não continuar à frente do Senac, razão pela qual, estarei me desligando da instituição. Não foi uma decisão fácil, mas acredito que a vida não é movida a cifras e sim propósitos, missões e ciclos. Foram alguns anos de convivência, experiência e aprendizado. Um ciclo se encerrou e estou indo para uma nova missão. Tenho novos desafios a vencer! Obrigada por tudo que fizemos. Missão cumprida! Boa sorte aos que ficam! Que Deus nos abençoe e nos proteja”, concluiu.

 

André Moura

Durante visita a São Domingos, o prefeito Binho agradeceu a André Moura pelo trabalho que beneficiou a vida dos moradores do município. “Ter André como representante de Sergipe significa ter uma pessoa preocupada com a nossa gente. E aqui em São Domingos não foi diferente, tivemos toda a atenção dele”, destacou.

 

Alô São Domingos!

André Moura agradeceu a população de São Domingos e disse que todo esse carinho aumenta ainda mais sua responsabilidade com o município. “Ver todo esse apoio aqui em São Domingos me dá ainda mais força para lutar pelo nosso estado e pelo município. Sinto-me ainda mais responsável por trazer recursos e melhorar a vida dessas pessoas”.

 

Alô Lagarto!

Em um encontro com lideranças e com a população de Lagarto, o trabalho de André Moura enquanto deputado federal foi destacado. “Agradeço a confiança de todos vocês. A política é feita de somas. Devemos ser agentes multiplicadores. Entendemos a responsabilidade que temos com o nosso estado e estamos prontos para continuar trabalhando por todos os sergipanos”, afirmou André.

 

Com Valmir

Na oportunidade, o ex-deputado comemorou o aniversário do ex-prefeito Valmir da Madeireira. “É um grande amigo e não poderia deixar de abraça-lo pessoalmente, dizer que continuo torcendo por sua plena recuperação e reforçando que ele pode sempre contar comigo”.

 

Alô Carmópolis!

O ex-deputado federal esteve em Carmópolis participando da procissão em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. André acompanhou a procissão agradecendo pelas bençãos. “Como católico fervoroso, sempre faço questão de acompanhar as procissões das cidades sergipanas. É bom presenciar a fé das pessoas e compartilhar deste momento”.

 

Alô Salgado!

Atendendo ao convite da vereadora Conceição da Água Fria, André participou de uma reunião com moradores do município. Para o público, predominantemente feminino, André destacou o papel da mulher e a importância delas para a consolidação das ações de desenvolvimento social, reconheceu que é preciso ampliar significativamente as políticas públicas que defendam que acolham as mulheres. “É preciso ampliar as políticas e priorizar a valorização e defender as mulheres, verdadeiramente. Casos que atingem a honra e a integridade das mulheres são vistos diariamente, e isso precisa acabar”, afirmou o ex-deputado.

 

Redução da pobreza I

O Governo de Sergipe investiu mais de R$ 200 milhões em ações de combate à pobreza em Sergipe nos últimos três anos. Com isso, de 2019 a 2021, Sergipe foi um dos estados onde a pobreza menos cresceu durante a pandemia, de acordo com o "Mapa da Nova Pobreza" da Fundação Getúlio Vargas Social (FGV), a partir dos microdados da PNADC. O estado ficou com a média de crescimento em 3,26 pontos percentuais, abaixo da média do Brasil (que ficou em 4,54 pontos percentuais). 

 

Redução da pobreza II

Entre os anos de 2019 e 2020, por exemplo, Sergipe foi um dos estados que mais reduziu a pobreza, junto ao Pará, Piauí e Maranhão, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme a publicação, Sergipe ficou à frente no ranking e conseguiu diminuir em 8,9 pontos percentuais o quantitativo de pessoas pobres no estado. 

 

Investimento

O investimento do Governo do Estado na criação de diversos programas de transferência de renda durante este período foi determinante para minimizar os efeitos sociais da pandemia para a população em situação de pobreza e extrema pobreza. Um destaque vai para o Cartão Mais Inclusão - CMais, criado no início da pandemia (em março de 2020) e que garante benefício de R$ 130 a R$ 200 para até 25 mil famílias, já somando um investimento de aproximadamente R$ 60 milhões.

 

CMais

A modalidade CMais - Sergipe Acolhe, voltada para crianças e adolescentes que ficaram órfãos em decorrência da pandemia de Covid-19, foi adicionada ao programa e contempla o pagamento mensal de um auxílio no valor de R$ 500, até o alcance da maioridade civil, somadas a ações integradas de identificação, acolhimento e amparo. Além disso, há a modalidade CMais Sergipe Pela Infância – SPI, que consiste no pagamento de R$ 130 para até 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no CadÚnico, com crianças com até três anos de idade e gestantes. Para gestantes, há ainda o pagamento do benefício complementar de R$ 600. A família beneficiária com crianças pode receber ainda um terceiro benefício no valor de R$ 60 para auxiliar na compra de material escolar.

 

Mão Amiga

As ações também englobam o Programa Mão Amiga, nas modalidades Cana, Laranja e Bacia Leiteira, que garante benefício de R$ 1.000 para aproximadamente 12 mil famílias, e o Programa Novo Lar, que recupera moradias precárias, sem banheiro e sem reboco, de pessoas abaixo da linha da pobreza nos municípios de menor IDH do estado. 

 

Restaurante Popular

O Estado, ainda, reestruturou o Restaurante Popular Padre Pedro, que oferta cerca de 2.700 refeições por dia, entre almoço e jantar, ao valor simbólico de R$ 1 cada, e promove ações de humanização e acolhimento para os seus usuários. Além disso, são também entregues mensalmente 500 cestas de alimentos para Pessoas Convivendo com HIV, num programa pioneiro no Brasil.

 

Zezinho Sobral I

Autor da Lei que regulamenta a produção e a comercialização dos queijos artesanais em Sergipe, a Lei das Queijarias, o deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) usou as redes sociais para comemorar o Selo Super Ouro, recebido pelo queijo Madrugada Alvorada, produzido pelo Laticínio Alvorada, de Itaporanga D'Ajuda, no concurso Nordestino de Queijos e Derivados, realizado em Vitória da Conquista (Bahia).

 

Zezinho Sobral II

Levando em consideração os quesitos como aspecto exterior, aspecto interior e textura, aromas e sabores, o júri técnico considerou, entre trezentos concorrentes, o Queijo Madrugada como o melhor da categoria durante o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), evento que reúne queijeiros e produtores dos nove estados da região.

 

Zezinho Sobral III

“Eu sou fã demais do nosso queijo! E fico muito feliz em ver o produto sergipano em outras praças, o Brasil inteiro provando a qualidade das nossas queijarias que já estão licenciadas, com o Serviço de Inspeção Agroindustrial, Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Estado de Sergipe (SIE/SE), com Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), já em vigor em Sergipe, enfim! Nosso estado está sendo muito bem representado”, afirma o parlamentar.

 

Visita

O Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) recebeu a visita de representantes do Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) de Passo Fundo (RS) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O principal objetivo foi fazer uma reunião de trabalho com o intuito de programar as ações de Educação Permanente do CES/SE para o próximo ano.

 

Controle Social

A Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS (Ciepcss) do CNS e o Ceap estão organizando visitas presenciais aos Conselhos Estaduais dos 26 Estados e do Distrito Federal. O propósito das visitas é dialogar com as Comissões de Educação Permanente dos Estados e também com as Mesas Diretoras sobre os desafios da formação permanente para o Controle Social.

 

Dirce Tatsch

“A equipe está se dividindo para fazer a visita em todas as capitais. A ideia é se aproximar do Conselho e ao mesmo tempo avaliar o processo de formação dos conselheiros de saúde que já tivemos e projetar para o próximo ano novas perspectivas de continuidade para esse processo de formação”, explicou a psicóloga e educadora popular do Ceap, Dirce Tatsch.

 

Introdução Tecnológica

O Parque Tecnológico de Sergipe - SergipeTec - vai abrir 120 vagas para o curso de Introdução Tecnológica com o uso de Impressão 3D. Com duração de seis meses, será realizado de forma presencial no complexo do parque, que fica localizado na Avenida José Conrado de Araújo, 731, no Rosa Elze em São Cristóvão. O público alvo são os alunos do ensino médio das escolas da rede pública do Estado e as inscrições começam a partir do dia 27 de julho de forma presencial, a partir das 10h, apresentando a original e a cópia do RG. 

 

Impressão 3D

O curso tem o objetivo de fazer uma introdução à educação tecnológica, com uso da impressão 3D. A proposta é estimular a criatividade, a capacidade de resolver problemas, e alcançar objetivos, utilizando as próprias mãos. Busca-se assim não apenas introduzir o uso da tecnologia, mas também fomentar o desenvolvimento de jovens proativos na solução de problemas.

 

Vitor Vaz

Segundo o gestor de projetos sociais do SergipeTec, Vitor Vaz a impressão em 3D serve para a movelaria, construção civil entre outras áreas; ele destaca que para a modelagem o aluno vai utilizar a estrutura do laboratório para fazer os moldes em 3D e a impressão vai fazer a exposição do maquinário da estrutura tecnológica que o parque tem em relação a impressão 3D.

 

Aulas

Por mês serão ofertadas duas turmas com média de 10 alunos, somando ao final do período 12 turmas. As aulas serão realizadas duas vezes por semana no turno da tarde das 13:30 até às 17:00h. A previsão do início das aulas para a primeira turma é no dia 8 de agosto, e dia 9 para a segunda turma. Mais informações pelo telefone (79) 3257-2232.

 

Selo Unicef

Equipes municipais de 56 municípios sergipanos se reuniram com representantes do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), e seu parceiro técnico Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), para fortalecer as estratégias municipais de enfrentamento ao abandono e exclusão escolar e garantir a aprendizagem, durante o Encontro pela Educação no Selo UNICEF - Fortalecendo políticas públicas para crianças.

 

Redução das desigualdades

De caráter formativo, o encontro reuniu técnicos das áreas de saúde e educação engajados no Selo UNICEF e na Busca Ativa Escolar, a fim de compartilhar experiências, realizar coletivamente estudos de caso e aprofundar o aprendizado sobre as metodologias das duas estratégias com vistas a atuar coletivamente para reduzir desigualdades e garantir direitos de crianças e adolescentes. Evasão escolar, qualidade da educação infantil,  importância da busca ativa vacinal, desenvolvimento da primeira infância e da proteção contra violências são alguns dos temas abordados no evento.

 

Verônica Bezerra

“Em momentos como esse fortalecemos nosso pacto com cada município, para buscar coletivamente cada menina e cada menino garantindo seu direito de estar na escola protegido, convivendo e aprendendo”, destaca Verônica Bezerra, especialista em educação do UNICEF.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc