Filme: Amen.

Gabriel Gomes, 20 de Maio, 2018 - Atualizado em 22 de Maio, 2018

AMÉM (Amen) / 2003

É muito bom encontrar obras que narram fatos não tão divulgados nos longas sobre a II guerra mundial. Esse é uma produção alemã, inglesa e francesa com um roteiro excelente que faz jus ao prêmio César Award 2003.

O filme tem um tema principal que é a política no período da guerra, nesse caso, o relacionamento que a igreja tinha com o III Reich, onde não intervinha contra as atrocidades de Hitler porque achava que os alemães eram uma espécie de aliados contra Stalim, isso é relatado perfeitamente.

Um outro ponto importante é a luta do tenente Kurt Gerstein em fazer coisas contra aos seus princípios. Gerstein é um tenente que logo foi convocado para trabalhar na SS e comandar uma equipe do Instituto de Saneamento das Waffen-SS no controle de pragas.

Devido a sua educação técnica, Gerstein logo se tornou cabeça do Serviço Técnico de Desinfecção e descobriu que o gás que ele criou para o tal controle de pragas e exterminação da Tifo, o Zyklon B, era usado nas câmaras de gás com intuito de exterminar os judeus.

Contrariado, mas não podendo fazer muita coisa pra não despertar atenção de seus superiores, Gerstein começa uma amizade com o padre Riccardo Fontana com o objetivo de avisar ao papa Pio XII sobre o que Hitler estava fazendo com os judeus e tentar, através da igreja, mostrar aos americanos o que estava acontecendo nos campos de trabalho forçado.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=9vrlk4ZBGOg

O que você está buscando?