Solenidade de lançamento do JUBs Brasília 2022 reúne, atletas, autoridades e entidades esportivas

Carlos Eloy, 24 de Junho, 2022 - Atualizado em 24 de Junho, 2022

No Dia Olímpico, 23 de junho, a CBDU reuniu um time de peso para o lançamento oficial dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2022 – a maior competição esportiva universitária da América Latina, que acontece em Brasília pelo segundo ano consecutivo. Ketleyn Quadros; medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, João Derly; medalhista de bronze na Universíade de 2001 e campeão mundial de judô, Giselle Ferreira; Secretária de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Marcelo Magalhães; Secretário Especial de Esporte do Governo Federal, e Ronaldo Vieira Bento; Ministro da Cidadania foram alguns dos nomes que prestigiaram o evento, realizado na cidade sede do evento.

 

 
Eu disputei em 2013, em Kazan (Rússia), e conquistei a medalha de ouro. Fico muito feliz em fazer parte dessa história”, conta a judoca Ketleyn Quadros. Foto: Bruna Araújo
 
– Foi uma solenidade que demonstrou o tamanho que vai ser o JUBs 2022. E nós vamos repetir a edição em Brasília até em respeito e consideração pelo que o Distrito Federal fez em 2021, quando acolheu os jogos ainda na pandemia. Nós contamos com apoio integral do Governo do DF, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, do Governo Federal, através da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania e do Banco do Brasil. Tudo isso nos dá condições para realizar um evento memorável e ainda maior do que em 2021 – destaca Luciano Cabral, presidente da CBDU.

Os JUBs continuam na capital do país para mais uma temporada após uma edição de sucesso em 2021, que reuniu 5 mil participantes, 271 Instituições de Ensino Superior competindo em 26 modalidades esportivas. Em 2022, o evento acontecerá entre os dias 18 e 25 de setembro, em 30 modalidades esportivas e com expectativa de 7 mil participantes.

O secretário especial de Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, apontou o trabalho feito pela Secretaria comparando os países que integram os dez melhores posicionados no quadro de medalhas do ranking olímpico com o Brasil para saber onde aplicar os recursos.

“Em todos eles, o atleta não começa nem no clube nem na academia. O esporte começa na escola. O único lugar no mundo em que o esporte não começava na escola era o Brasil. Mudamos essa realidade. Não fazia sentido deixar de priorizar o investimento na base da pirâmide. Assim, o Governo Federal vem investindo e já estamos colhendo os resultados”, ressaltou o secretário especial de Esporte, Marcelo Magalhães.

No evento de lançamento também foram apresentados os primeiros atletas nomeados como embaixadores do JUBs 2022:


Ketleyn Quadros, medalhista de ouro na Universíade de 2013, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e primeira mulher a ganhar uma medalha em esportes individuais para o Brasil na história das Olimpíadas;
Cesar Castro, medalhista de prata e bronze na Universíade de 2005 e atleta olímpico de saltos ornamentais.

– Para mim foi multo especial porque os melhores momentos da minha vida foram nos JUBs, nos mundiais universitários, na Universíade – minha primeira construção como atleta e num evento com nível olímpico. Além disso, ter a oportunidade de ter vivências únicas e de criar laços em um momento extremamente importante que é a escolha de carreira e de vida. Então estar como embaixador do JUBs é uma alegria e satisfação enorme, e também poder ver outros jovens tendo as oportunidades que eu tive – afirma João Derly.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc