Google lança curso gratuito de machine learning para jornalistas

Introdução ao machine learning é o nome do curso online e gratuito

Carlos Eloy, 28 de Maio, 2020 - Atualizado em 28 de Maio, 2020

Em meio ao isolamento social provocado em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Google organizou mais uma iniciativa exclusiva a profissionais da comunicação. A gigante da internet acaba de lançar o curso Introdução ao Machine Learning. Disponível em português e outros 16 idiomas, as aulas são 100% online e gratuitas. As inscrições estão abertas para jornalistas de todo mundo.

Idealizado pelo Google News Initiative, divisão de fomento ao jornalismo digital ao redor do planeta, o novo curso conta com a participação de outras duas empresas. A Introdução ao Machine Learning surge a partir da parceria selada com a Journalism AI, projeto mantido pela London School de economia e ciências políticas. A VRT News, da Bélgica, completa o time responsável pela iniciativa.

O curso online e gratuito promovido pelo Google está organizado em oito aulas. No site, indica-se que a carga total é de 54 minutos. Mesmo antes de se inscrever, é possível baixar o PDF que “pauta” o treinamento virtual. O documento, aliás, conta com 52 páginas. No geral, segundo a equipe de comunicação da empresa de buscas, o objetivo é ajudar jornalistas a usarem de forma útil recursos de inteligência artificial.


No sentido de aprendizado, inclusive, o curso se propõe a mostrar diferenças entre inteligência artificial e machine learning. Os métodos a serem utilizados em relação à tecnologia e até questões de algoritmos terão vez em Introdução ao Machine Learning. Dessa forma, o Google acredita que a produção de reportagens poderá ser facilitada.

“Pensando no futuro”

Responsável pelo News Lab do Google Brasil, Fabiana Zanni afirma que a iniciativa reforça o compromisso com a qualidade jornalística em um mundo cada vez mais digital. “O curso é parte do esforço da Google News Initiative de, pensando no futuro, fortalecer o jornalismo e ajudá-lo a inovar”, comenta.

Fortalecer o jornalismo e ajudá-lo a inovar
“Atualmente, diante do acesso a grandes volumes de dados no nosso dia a dia, é essencial para o jornalista entender como esse tipo de recurso pode ajudá-lo a trabalhar com essas bases e tirar delas sentido e informação relevante para o leitor”, complementa Fabiana Zanni.

Outros cursos
Além do recém-lançado Introdução ao Machine Learning, o Google News Initiative tem outros cursos online e gratuitos. Em comunicado à imprensa, a própria empresa destaca quatro:

Jornalismo de Dados
Reportagem Investigativa
Publicação e Monetização
Jornalismo Ambiental
 


 A lista completa dos treinamentos está disponível no site do Google News Initiative.

Serviço
O quê?
Curso para jornalistas Introdução ao Machine Learning

Onde?
Online

Investimento?
Nenhum – 100% online

Como participar?
Inscrições disponíveis na página do Google News Initiative

Por: Google

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc