CBDU: Bem-vindo, 2022!

Carlos Eloy, 06 de Janeiro, 2022



É oficial, estamos em 2022 (e já sobrevivemos a primeira segunda-feira dele)! E se, apesar de todo aquele clima de renovação, esperança e energia que só a virada de ano proporciona, você ainda não está animado para o ano que se inicia, trouxemos alguns (bons) motivos para entrar no clima de 2022: Universíade, Mundiais Universitários, e claro, a Copa do Mundo. Então já se liga no que está por vir em 2022:

 

 
Alô, China!

Apesar dos avanços da vacinação contra a Covid-19 e da melhora da pandemia em todo o globo durante 2021, o cenário ainda não era ideal para realização da maior competição multiesportiva universitária do mundo, a Universíade (Jogos Mundiais Universitários). A edição de 2021, que tem como cidade sede Chengdu – China, estava prevista para acontecer entre 18 e 29 de agosto, mas foi remarcado pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) para 2022; de 26 de junho a 7 de julho. Então, cruzem os dedos, porque se tudo der certo, vamos à China nesse ano!

 
Ano par, ano de Mundial Universitário

É regra que, os Campeonatos Mundiais Universitários (de várias modalidades) acontecem em anos pares. Logo, só nesse formato, 2022 nos reserva muitas competições pelo mundo! E como são muitas mesmo, já anota na agenda para não perder nenhuma e acompanhar o Brasil ou a sua modalidade preferida:

22 a 26 de fevereiro – Mundial de Orientação em Esqui (República Checa)

2 a 5 de março – Mundial de Patinação de Velocidade (Estados Unidos)

12 de março – Mundial de Cross Country (Portugal)

14 a 17 de junho – Mundial de Escalada Esportiva (Áustria)

18 a 24 de julho – Mundial de Futsal (China)

20 a 23 de julho – Mundial de Golf (Itália)

17 a 21 de agosto – Mundial de Orientação (Suíça)
24 a 28 de agosto – Mundial de Vôlei de Praia (Estados Unidos)

24 a 27 de agosto – Mundial de Esqui Aquático e Wakeboard (Bielorrússia)

10 e 11 de setembro – Mundial de Triatlo (Brasil)

12 a 17 de setembro – Mundial de Esportes da Mente (Bélgica)

16 a 18 de setembro – Mundial de Canoagem de Velocidade (Polônia)

21 a 25 de setembro – Mundial de Pentatlo Moderno (Argentina)

7 a 13 de novembro – Mundial de Squash (Egito)
 
Copa do Mundo do Catar

Ah, que saudade que nós estávamos! Parece que faz uma eternidade desde a última edição do evento.. Nesse ano, a 22ª Copa do Mundo desembarca no Catar; o primeiro Mundial da história a acontecer no Oriente Médio. Além disso, outros motivos fazem essa edição ser toda especial, toda diferentona. Essa também será a primeira Copa do Mundo realizada durante o outono (21 de novembro a 18 de dezembro) e não nas datas costumeiras do meio do ano – tudo por causa das altíssimas temperaturas que atingem a região em meados de Junho e Julho. E por fim, essa será a última edição a contar com 32 seleções, divididas em 8 grupos de 4 times cada. A partir de 2026 serão 48 seleções, separadas em 16 grupos de 3 times cada. Quem aí já separou a vuvuzela e está mais do que pronto para torcer para o Brasil?

 
+ Estudar para ser gamer?

E para atestar com certeza que 2022 é um ano que promete: o Japão vai abrir uma escola de videogame / esportes eletrônicos. É isso mesmo, o sonho de muita criança (e gente grande) virou realidade, e o país agora terá uma escola de segundo grau, como o Ensino Médio aqui no Brasil, especializada em esportes eletrônicos. A escola tem como objetivo preparar estudantes para se tornarem gamers e streamers profissionais, a partir de conteúdos técnicos sobre jogabilidade, finanças e até cuidado com a saúde mental. A inauguração está prevista para o mês de abril, em Tóquio, e as aulas serão ministradas por atletas de e-sports e demais profissionais da área. E apesar do foco nos games, a escola afirma que os estudantes sairão com um diploma e aptidões tradicionais, que darão a eles a possibilidade de seguirem outras carreiras, como programadores, escritores e designers de jogos. Ah se isso fosse na nossa época de Ensino Médio.. pensou só?!

E claro, além de todos esses destaques esportivos, também teremos o calendário tradicional da CBDU, com muitos Jogos Universitários Brasileiros, do jeito que a gente ama! Alguma dúvida que 2022 vai ser incrível?

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc