Instituto Olímpico Brasileiro abre inscrições para 16 oportunidades de capacitação gratuitas

Carlos Eloy, 19 de Abril, 2022 - Atualizado em 19 de Abril, 2022

 


A partir desta quarta-feira, 13, estão abertas as inscrições para os cursos de capacitação oferecidos pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) em 2022. Atletas, treinadores, gestores, profissionais do esporte e público em geral podem se cadastrar acessando a página do IOB (clique aqui) para participar do processo seletivo e concorrer às oportunidades gratuitas para o ano. O IOB é o departamento de educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para o esporte olímpico, que tem como objetivo gerar e difundir conhecimento ao promover uma formação profissional de alta qualidade por meio de programas de capacitação e desenvolvimento.

 

 
– O COB, através do seu Instituto Olímpico, vem capacitando profissionais de diversas áreas e contribuído de forma significativa para o amadurecimento do esporte nacional. Para que essa evolução continue a acontecer, precisamos cada vez mais de profissionais aprimorados e atualizados. Uma capacitação que alie teoria e prática, e cujo resultado será o desenvolvimento de lideranças empreendedoras e de visão estratégica – afirma o presidente do COB, Paulo Wanderley.

Seis cursos estão com inscrições abertas até 29 de abril: Programa de Carreira do Atleta – Núcleos Alto Rendimento e de Transição de Carreira; Fundamentos da Administração Esportiva e Curso Básico de Gestão para Treinadores. No segundo semestre inicia-se o processo de seleção do Encontro Anual de Atualização de Gestores das Confederações.

Também existem oportunidades abertas para o público em geral durante todo ano: Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO) nas modalidades de Atletismo, Ginástica Artística, Judô e Natação; Programa de Carreira do Atleta – Núcleo de Jovens Atletas; Programa Esporte Seguro; Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte – para adultos (PEAAE); Curso Abuso e Assédio Fora de Jogo – para jovens; e Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando.

Os cursos, realizados em módulos presenciais, on-line e híbridos, são totalmente gratuitos e têm chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI), COB, do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e das Confederações Brasileiras Olímpicas, de acordo com cada um.

– Anualmente, abrimos as inscrições para cursos de capacitação voltados aos profissionais do esporte. Nosso principal objetivo é ter pessoas com conhecimento e habilidades para planejar e colocar em ação os projetos de desenvolvimento esportivo, seja na formação de atletas, na gestão de entidades esportivas ou na produção de políticas e financiamento. As pessoas estão no centro de qualquer atividade, são elas que irão colocar a mão na massa, e cada vez mais precisamos compreender a alta importância do capital humano para a evolução do esporte – destaca Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro.

Por: Comitê Olímpico do Brasil

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc