Gente Sergipana – Morreu o Rei do sinuca

Por Antônio Samarone

Antonio Samarone, 31 de Outubro, 2019

Walfrido Rodrigues do Santos (90 anos), o Carne Frita, sergipano de Propriá, foi o Rei do sinuca. Na década de 1970, o sinuca era uma febre. Carne Frita e Rui Chapéu eram estrelas nacionais. Carne Frita fez fama em São Paulo.

Assisti a uma disputa, quando menino, entre Carne Frita e João Criano (o maior jogador de Itabaiana). Ainda me lembro dos detalhes. O jogo ficou pela bola sete. Eu não sabia jogar, mas adorava assistir, era um peru calado.

Os bares importantes de Itabaiana tinham mesas de sinuca: o bar de Pedro Delfino, João Criano, o bar Brasília, o de João de Babau, Zezé de Jone, Dedé Cachaça andavam sempre cheios de gente, em torno do bilhar. Não se jogava brincando, era tudo apostado.

Eram grandes cafuas!

O sinuca era um jogo de malandros, gente esperta, trapaceiros. Depois virou brinquedo de condomínio da baixa classe média.

Hoje acabou... Acho que nem em Itabaiana, onde se aposta em tudo, existem mais mesas de sinuca.

Antônio Samarone.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc