Supositório de Cloroquina. (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 12 de Abril, 2020


No Brasil, politizaram a Peste. A postura do Presidente dividiu a Direita. Caiado, Maia, Dória e Witzel, roeram a corda. A esquerda nem fede nem cheira, está calada, esperando o reconhecimento. Em resumo, o mundo político não está à altura.

Nas Pestes antigas não se sabia do que se tratava. A morte devastava livremente. A humanidade buscava socorro na religião. Buscava-se a misericórdia de Deus.

Nesse momento as igrejas estão fechadas.

No século XXI, as Pestes são conhecidas. Busca-se socorro na ciência, que sabe cada vez mais sobre minúcias, e cada vez menos sobre o principal. Podem saber o “que” e o “como”, mas ignoram o “porquê”. A impotência é quase a mesma.

As redes sociais estão infestadas de vídeos de pesquisadores, cientistas, médicos, especialistas de todos os gêneros, todos qualificados, cada um com a sua novidade sobre o Covid – 19. Uma Torre de Babel.

Existem teses e opiniões científicas sobre a Pandemia para todos os gostos, facilitando a mediocridade dos políticos. Existem cientistas que acham a cloroquina um veneno, e os que a consideram um santo remédio. Todos baseados em evidências. Todos convictos.

Assisti no WhatsApp, num grupo de esclarecidos, a defesa emocionada de que a pandemia não existe, é uma cilada, não passa mesmo é de uma gripezinha. Fui acusado de sabotador, por discordar dessa estupidez.

Não subestimem a força da estupidez!

A Peste do Covid – 19 me acentuou o sentimento de profunda nulidade, a sensação de não ser mais do que uma criatura, de ser o “pó” bíblico: “Pulvis es et in pulverem reverteris” - Gênesis 3:19.

Sinto esmaecer a esperança de um mundo melhor no pós Pandemia.

Byung-Chul Han, filosofo sul coreano, pode estar certo, ao traçar um quadro sombrio para o pós Pandemia: “Teremos um avanço das forças autoritárias, do neoliberalismo, o amento das desigualdades e da intolerância. Os Vírus não fazem revoluções.”

O que nos resta é um supositório de cloroquina.

Antonio Samarone.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc