A Proposta do Novo Ministro da Saúde. (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 18 de Abril, 2020 - Atualizado em 18 de Abril, 2020

 


O Ministro Nelson Teich publicou no último 03 de abril, a semana passada, em seu Linkedin: COVID -19: “Como conduzir o Sistema de Saúde e o Brasil.

Qual é a proposta central de Nelson Teich?

Nada de Isolamento Horizontal, esse nosso, que Belivaldo afrouxou. Onde só abre as atividades econômicas essenciais e quem puder fique em casa. Foi o caminho seguido pelos governadores até agora.

Nada de Isolamento Vertical, onde tudo funciona e segrega-se os velhos e os doentes com baixa imunidade. O que defende aquela gente da passeata de Curitiba.

Não, o Ministro está propondo o que ele chama de Isolamento Estratégico ou Inteligente. O doutor Nelson Teich é um “técnico”, apoiado pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Vamos saber do que se trata. Segundo o novo Ministro:

“Testes em massa para a Covid -19 são necessários para o entendimento do comportamento da doença e para definir as melhores estratégias e ações. Se os dados preliminares estiverem corretos, 80% dos pacientes com a Covid -19 não apresentam sintomas ou são pouco sintomáticos.”

“Estamos falando aqui do uso de testes em massa para Covid-19 e de estratégias de rastreamento e monitorização, algo que poderia ser rapidamente feito com o auxílio das operadoras de telefonia celular.”

O Ministro quer fazer um isolamento personalizado.

O Ministro quer isolar somente os contaminados e os seus contatos. Segundo ele, seria um isolamento Inteligente, como foi feito na Correia do Sul.

Entenderam? Se saí fazendo exames em massa e, identificando-se contaminados, com ou sem sintomas, se determinaria o isolamento obrigatório dessas pessoas.

O doutor Nelson não fez as contas. Se 80% da população pode se contaminar, como ele afirma, só não estaria sujeito ao isolamento os 20% restante.

Semelhante a proposta do Dr. Simão Bacamarte, no conto “O Alienista”, de Machado de Assis, que internou toda a população de Itaguaí na Casa Verde.

É isso que o doutor Nelson Teich, apoiado pela AMB, está propondo.

O novo Ministro “técnico” não conhece o Brasil!

Como sair examinando obrigatoriamente todo mundo, principalmente quando as pessoas souberem que se testarem positivos serão isolados?

Imaginem o estigma sobre esses oficialmente contaminados. Na idade média, os leprosos andavam com um chocalho, para não pegar ninguém de surpresa.

Vai acontecer o que já acontece com os pacientes graves internados, onde ninguém pode visitar. O estigma vai se estender para todos os contaminados, no Isolamento Inteligente do Ministro Teich.

A Prefeitura inteligente pode realizar essa cruzada de exames em massa para identificar os isoláveis, pelo sistema Dreive Thru. Aracaju pode ainda aproveitar o Hospital da Campanha, no campo do Sergipe, para rastrear os contaminados sujeitos ao isolamento.

Onde essas pessoas contaminadas seriam isoladas? Como fazer o controle para que esse isolamento seja obedecido?
Tornozeleira eletrônica nos contaminados? Espalhar drones fazendo o reconhecimento facial e medindo a temperatura?

O Brasil ainda não possui o sistema de controle “personalizado” da China.

Na Saúde Pública, essa estratégia do Ministro Teich chama-se Modelo da Lepra. O problema é enfrentado afastando-se os contaminados da Sociedade. Com a Lepra era assim: saia-se examinando todo mundo, encontrando-se um contaminado, segregava-se no Leprosário. Ainda alcancei...

As primeiras consequências óbvias dessa bobagem ministerial: os prováveis contaminados sem sintomas evitariam os exames e os com a síndrome gripal leve evitariam procurar os serviços de saúde, com medo do isolamento obrigatório.

Independente da eficácia duvidosa, esse Isolamento Estratégico do Ministro Teich não tem a menor viabilidade no Brasil.

Espero que o novo Ministro esqueça o que escreveu a semana passada. O medo é que o Presidente Bolsonaro acredite nisso e queira colocar em prática.

Antonio Samarone.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc