A Verdade é Teimosa. (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 24 de Julho, 2020

O Governo de Sergipe noticiou que a Peste está matando menos em Sergipe. Encheu as mídias sociais com a boa nova, reivindicando o mérito.

Publicaram o gráfico acima, onde a comprovação da queda da mortalidade fica demonstrada visualmente. Convence de imediato, ao leitor apressado.

Baixemos a guarda, a Peste está partindo, diz o Governo.

Passei a ser cobrado: Dr. Samarone, esses dados são verdadeiros? Com uma formação clássica em Saúde Pública, desconfio das estatísticas, elas existem para esconder a realidade. Quem revela é a análise.

Para demonstrar transparência, o Estado criou um “Observatório” da Covid-19, que publica diariamente um boletim. As informações sobre a Peste são minunciosamente selecionadas. Muitos dados irrelevantes são apresentados de forma visivelmente atrativa. Gráficos coloridos e tabelas bem arrumadas. Nada mais!

O boletim do “Observatório” esconde o principal. Existe para isso.

Na tabela, elaborada pelo “Observatório de Sergipe” a média da mortalidade em Sergipe, na última semana epidemiológica (19 a 25/07) caiu para 11 óbitos. Não sei como se deu essa maquiagem.

Em letras minúsculas, a mesma tabela sentencia: “Na tabela acima, nota-se uma diminuição do número médio de óbitos por duas semanas consecutivas...” Portanto...

Não requer muita argúcia para se perceber que o “Observatório de Sergipe” está tentando criar uma verdade encomendada.

Calma gente!

Sem ir muito longe, vamos observar a mortalidade em Sergipe, apenas no mês de julho. A mortalidade média nos dez primeiros dias (entre 02/07 e 12/07), foi de 25,9 óbitos/dia; nos dez dias seguintes (entre 13/07 e 23/07), a mortalidade média foi de 23,5 óbitos/dia. De fato, existiu uma redução, mas distante da interpretação dada pelo “Observatório”.

A redução não pode ainda ser caracterizada como uma queda epidemiologicamente significativa. Ela vai ocorrer naturalmente, mas ainda não ocorreu.

Vamos conviver com essa Peste, em suas diversas formas, por muito tempo. Espero que o Poder Público entenda e passe a ajudar.

Antonio Samarone (médico sanitarista)

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc