A Origem do Verbo “Chaleirar” (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 06 de Dezembro, 2020

“Vou arranjar/ Um lugar de puxa-saco/ Quem puxa-saco/ Tá se dando muito bem/ Tô querendo é chaleirar/ Eu não quero é trabalhar/ Nem fazer força pra ninguém” – Jackson do Pandeiro

Chaleirar é puxar-saco, bajular, adular, uma forma vil de servilismo.

Chaleirar é a lisonja e o salamaleque. Sinônimo de paparicar, mimar, panegírico, louvação, rapapés, mesura e rasgar a seda.

Chaleireiro ou chaleirador é o cortesão parasita (baba-ovo), o autêntico capacho.

Eu me interessei pela origem desse vocábulo desonroso, por ele ter nascido em Sergipe.

Certa feita (1901), a comitiva do Governador Olímpio Campos retornava de uma visita a Paulo Afonso. Uma viagem cansativa, no lombo dos cavalos e em charretes. Pararam para pernoitar em Aquidabã, na casa do chefe político.

Surgiu uma dificuldade: o Monsenhor Olímpio Campos não tomava banho de água fria. A notícia logo se espalhou pela Vila de Aquidabã. Os aduladores correram para botar as chaleiras no fogo, para esquentar água para o Governador.

A agitação na Vila foi grande. Formaram-se filas de pessoas com as suas chaleiras de água quente na mão, para prestar serviço ao chefe dos Cabaús. Numa povoação de pouco mais de 1.500 pessoas, contou-se mais de 170 chaleiras.

Foi tanta água quente, que deu para toda a comitiva tomar banho.

Essa prática passou a se repetir todas as vezes que o Governador Olímpio Campos visitava uma localidade no interior de Sergipe.

Nunca faltou quem pegasse na chaleira em Sergipe.

Existe outra versão no Sul do País, para a origem do verbo chaleirar.

Chaleirador era quem esquentava água para o chimarrão do Senador Pinheiro Machado.

Fui às fontes primárias, e descobri que essa história do interior de Sergipe, foi contada a Pinheiro Machado pelo próprio Olímpio Campos. Eram muito amigos.

Quando os puxa-sacos do Condestável Pinheiro Machado pegavam na chaleira, para abastecer a sua cuia de chimarrão, ele caia na risada, lembrando-se da história de Sergipe.

Antonio Samarone (médico sanitarista)

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc