Maria Helena Silveira (1938 – 2021)

Faleceu Maria Helena, aos 83 anos, a filha de Zeca Mesquita e Dona Clotilde.

Antonio Samarone, 26 de Janeiro, 2021

Faleceu Maria Helena, aos 83 anos, a filha de Zeca Mesquita e Dona Clotilde.

Quando a vida cultural de Itabaiana girava em torno da sacristia, e ser “Filha de Maria” era o principal desejo das moças, Maria Helena já era livre e dona do seu nariz.

Uma mulher independente. Uma pioneira da liberdade feminina em Itabaiana. Maria Helena era a dona do Cartório, rica para os padrões do interior sergipano, daquela época. Mas sempre gentil com todos.

Viver, sem dar satisfação para o disse-me-disse da Aldeia Serrana, não era pouca coisa. Itabaiana invejava e admirava Maria Helena, ao mesmo tempo.

Uma “Silveira” de alta patente. Fina e educada, porém sem frescuras.

Uma mente aberta para a diversidade do mundo. Uma mulher politizada, sem ser partidária.

A Confraria de Itabaiana das quintas-feiras, não será mais a mesma. A casa de Maria Helena estava sempre aberta para os amigos e conterrâneos.

Vá tranquila, minha amiga. A sua missão foi cumprida.

O sepultamento será hoje, as 16 horas, no Cemitério de Santo Antonio e Almas de Itabaiana. Infelizmente não posso ir, tenho medo da Peste!

Antonio Samarone (médico sanitarista).

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc