Luto, Melancolia e Pandemia. (Por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 16 de Março, 2021

“Podemos dizer que a intenção de que o homem seja feliz não se acha no plano da “Criação” - Sigmund Freud.

O manejo do corpo dos que morrem por Covid-19, apresenta riscos somente para os trabalhadores responsáveis pelo manejo.

O corpo é enrolarado com lençóis, colocado em saco impermeável próprio (esse deve impedir que haja vazamento de fluidos corpóreos), colocado em um segundo saco (externo) e desinfetado com álcool a 70%, solução clorada 0,5% a 1% ou outro saneante compatível com o material do saco.

O corpo é acomodado em urna a ser lacrada, antes da entrega aos familiares ou responsáveis.¬ A superfície da urna lacrada deve ser limpa com solução clorada 0,5%. ¬ Após lacrada, a urna não deverá ser aberta.

Os riscos ocorrem durante a preparação do corpo. A urna depois de lacrada é segura, não transmite a doença.

E por que os velórios são proibidos?

Os velórios e funerais de pacientes confirmados/suspeitos da COVID-19 não são recomendados devido à aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Essa recomendação é acatada religiosamente por todos, sem questionamentos, devido ao medo atávico das Pestes.

Nem os negacionistas questionam, nem os que fazem carreata e apitaço em porta de hospitais. Nem os que acham que a Pandemia não existe, é uma conspiração do comunismo chinês.

Esses sepultamentos, sem velórios e sem despedidas, são herança culturais das Pestes. Um exagero sanitário. O risco dos velórios é a uma possível aglomeração, bem menor que uma viagem no transporte coletivo.

A supressão brusca do velório e dos rituais de sepultamento afetam sobremaneira as reações naturais ao luto. O que andam escrevendo os psicanalistas? Aceito recomendações de leituras.

Na visão de Freud, o luto profundo, a reação à perda de uma pessoa amada, contêm um estado de ânimo doloroso, de perda de interesse pelo mundo externo – na medida em que este não faz lembrar o morto.

No luto, o mundo se torna pobre e vazio. E no luto das vítimas da Peste, sem os rituais de lamentações e despedidas?

“Por que razão, Senhor, tu me tiraste do seio maternal? Penas e dores ali mesmo, Senhor, multiplicaste.” JÓ, X {3}

O Papa Francisco disse ontem no perfil “Vatican News”: ”o pecado da tristeza é a semente do diabo”. Estou até agora matutando...

Antonio Samarone (médico sanitarista e simpatizante da psiquiatria analítica)

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc